Muito boa a proposta pra (tentar) atrair usuários do Windows, mas é aquilo que disse noutro tópico: pode ser idêntico ao Windows até nos ícones e imputs, mas o usuário ainda assim vai querer instalar Windows por cima.
Na vdd, as pessoas não usam Windows pq é Windows apenas. É pq simplesmente tem os programas q elas usam. Pra quem só usa coisa web, essa distro aí(ou qualquer outra atual) passaria completamente despercebida pra quem não sabe tanto de informática.
Tipo aquela sua tia q só usa PC pra usar Facebook, por exemplo.
Mas é precisamente isso que faz o Windows ser Windows. Não só a fama ou o nome, mas tudo o que vem “embutido” com ele: os programas que não rodam em Linux, compatibilidade, usabilidade, e por aí vai…
Novamente: se tivesse os programas, as pessoas usariam. Usabilidade não é um problema em distros consolidadas como o Mint, por exemplo. É praticamente um Windows 7. ZorinOS tbm copia a usabilidade do Windows.
O BO continua sendo: não tem Office “original” nem Photoshop, por exemplo.
Essa história me lembra exatamente o Windows Phone: tinha problemas de usabilidade por ser diferente dos outros, mas não era um impeditivo.
O maior impeditivo: não tinha o que as pessoas usavam.
Novamente também: ‘Windows ser Windows’ é justamente ele ter todo o pacote que eu mencionei anteriormente.
Tudo o que o Windows tem, as distros Linux também tem de forma similar, seja da usabilidade até os programas. Office tem seus alternativos, Photoshop também.
Qualquer usuário básico dá pra se virar com várias distros Linux e seus programas. Mas não querem. O que eles querem só tem no Windows.
Isso faz do Windows ser Windows.
Verdade, mas ninguém quer aprender a usar Libre Office(opção gratuita mais usada) ou Gimp, por exemplo. Só isso afasta geral.
Ambos aí tem pra Windows tbm, mas o pessoal prefere usar Photoshop e Office piratas. E esses dois só tem no Windows.
Convenhamos que para a maioria dos usuários sequer é necessário aprender a usar o libreoffice, visto que nem sabem usar o word direito.
Para o usuário comum o linux é suficiente. Neste caso do tópico é melhor ainda, pois é semelhante ao windows, estando tudo no mesmo lugar
para a esmagadora maioria de usuários comuns de desktop, qualquer distribuição Linux com usabilidade parecida com o janelas seria o bastante.
Loucura usar um sistema mantido por uma pessoa por puro hobbie. Esse tipo de distro é abandonada em pouco tempo. Muito melhor usar algo como o próprio Ubuntu, Pop_OS, Zorin ou Mint.
Aí o problema é que nem entusiasta do Linux aponta as alternativas mais fáceis pro usuário padrão mudar pro Linux mais facilmente, Office Online e Photopea são mais que suficientes pra 90% dos usuários de Office e Photoshop.
Na vdd só no Windows não, normalmente tem pro MacOS!! O que mostra, que a não criação de versões desses softwares para o Linux, é pura má vontade (já que Linux e MacOS, guardam como semelhança a raiz UNIX)!!!
O interessante disso tudo é ver que o que uma única pessoa pessoa usando de seu tempo livre consegue fazer algo bem próximo o que uma empresa com milhares de funcionários (um deles inclusive) faz.
Será que a liderança dessa empresa sabe mesmo como liderar? Eles sabem da capacidade de seus funcionários? (tá certo “colaboradores”)
Ou eles estão presos ao seu ego de CEO, Vice presidente, Gerente e etc, que impede eles de ver a capacidade que eles tem nas mãos e a necessidade de seus clientes que eles podem atender?
O sistema em si é bem bonito, porém difícil atrair o público leigo comum, sem Office, sem os programas exclusivos de windows, fica completamente inviável. Falo por experiência própria em instalar Linux em computadores antigos de clientes e eles sempre retornar tentando baixar um jogo crackeado ou alguma programa específico, ai so resta pegar os mod de windows no YouTube, famosos windows 10 turbo super lite que por sinal roda muito bem.
Concordo plenamente! Uso macOS e linux! Fantásticos! Porem alguns softwares perdem por ter qud usar emuladores! Sendo instaláveis no sistema da maçã! Falta $$$ para ter tudo rodando tb no linux nem que for pelo menos .deb
Sou analista de implantação e suporte de software há 25 anos, atuando no mercado de programas para Windows, o que significa que todos os meus clientes usam Windows (por pura imposição da indústria).
Há 6 anos migrei 100% para o Linux Mint, e sem dual boot; é o único SO que uso mesmo, e não questiono a minha decisão, que deu mais do que certo.
Eu já conhecia o Linux de outras décadas, mas só o usava como laboratório, até constatar que ele tem muito mais a oferecer.
Posso afirmar que o usuário médio não está nem aí para o que está instalado no computador, ele não sabe usar nem o Windows. Sempre que precisar fazer algo mais técnico, vai pedir ajuda em qualquer sistema operacional, então, não tem essa de que “Windows é mais fácil”. O problema é a imposição da indústria, algo que tenho combatido, do meu jeito, como aquele passarinho com a sua gotinha no bico para apagar o incêndio de uma floresta. Mas eu não desisto.
o unico problema é que o Microsoft Office não funciona no linux. não precisamos de um linux com cara de windows, precisamos de uma versão rápida, não emulada, e completa do pacote office (incluindo powequery no excel), aí qualquer linux serve para fazer tudo e muito mais. Sim, o Office é o grande trunfo da Microsoft, desde sua invenção, uma real evolução disruptiva que ainda não tem concorrente à altura.
Não atoa que a Microsoft não disponibiliza ele nas distro Linux, apenas no MacOS, pq sabe que o Linux, poderia roubar mercado do Windows (coisa que o MacOS não faz, já que a Apple não licencia seu software, e ele é exclusivo dos seus hardwares)!!!
Foi algo parecido com o que a própria Microsoft sofreu, no caso do Windows Phone, onde as ausências mais notáveis eram os softwares do Google, principalmente o YouTube (afinal, mesma lógica, a Google liberar seus softwares no iOS não prejudica o mercado direto do Android, agora, se o WP fosse pra frente, poderia motivar algumas fabricantes a abandonar o Android e migrar pro WP)!!
Spoiler: Nem todo mundo usa Office. Acredite! 99,99% só liga o computador pra acessar facebook e instagram.
Maioria não sabe criar uma pasta quem dirá usar uma aplicação de escritório.