Entendo que é uma função que visa a segurança, mas imagino que como consequência muitos aparelhos que funcionam normalmente deixarão de funcionar. Espero que quem opte não enrijeça muito para os usuários, eu mesmo vou sofrer um bocado se os bancos (em prol de uma “segurança”) abusarem disso.
A ideia é interessante, mas… Tem que combinar com as fabricantes.
Tem fabricante por aí que nem patch de segurança eles lançam. E muita gente nem sabe o que é pisar em agência por causa do PIX.
É o famoso meme “tem parada errada aí, meu irmão”
Entendemos que segurança nunca é demais, o problema é que vai afetar uma parcela considerável da massa que usa celular antigo.
Brasileiro mal tem dinheiro pra comprar um S10 usado com bateria zoada, que dirá um celular novo. Muito menos instalar um Lineage.
Agora quem tem Lenovo e cia pode se complicar bonito antes de terminar as parcelas. Ou não, todo problema recebe uma solução paga
Duvido muito que os bancos usem essa função para alguma restrição pesada, os problemas que isso causaria não valeriam a pena. Seus clientes logo mudariam para bancos com aplicativos mais flexíveis, seria um tiro no pé .
ALÔ MOTOROLA
Até com meus dois TEDs gratuitos eu já não pisava. Agora então…
Po, mas precisa ser um S10 usado? Geralmente eu vejo a galera de iphone fazendo isso. Mas no android q com 1500 vc já pega um celular bem decente pro José mediano é mais difícil.
Mas sim, concordo que pra BR vai ser um problemas.
PORÉM, entretanto, todavia, sabemos que o google está defecando e se locomovendo em questão de países emergentes.
Difícil avaliar os impactos sem saber o percentual de pessoas q, sei lá, usam um aparelho com 5 mais de ou 10 anos.
Acho q muitos golpes vêm também da engenharia social ou de casos de violência e roubo, o que mata qualquer ação de segurança.
Quero ver isso funcionar em apps bancários baixados fora da play store
Muita coragem baixar app bancário fora da loja oficial, né não?
Aí a pessoa já tá pedindo pra levar o golpe, merecidamente…
Concordo, depois a pessoa reclama de golpes…
Tem banco que já bloqueia da pessoa ter anydesk ou teamviewer instalado no celular, essa API ai vai ser a festa do banco.
Geralmente eu vejo a galera de iphone fazendo isso.
Verdade tinha me esquecido. Citei o S10 pois a um tempo atrás a procura por um topo de linha antigo ainda estava em alta nos marketplaces populares. Incluindo o S20
Agora voltando o iOS, talvez a procura por celulares da maçã até aumente por conta das atualizações de modelos antigos. Quem está com algum Android já defasado, pode partir direto pra Apple. Ou ir de Samsung S alguma coisa hoje, que agora tem 7 anos de updates
Vejo essa medida como um modo de a Google exigir das fabricantes mais atualizações para o Android.
Também essa medida poderia exigir trocas mais frequentes de celulares caso a pessoa compre um aparelho com suporte limitado a uma unica versão do Android, como a Motorola tem feito.
E também já é uma constatação de que o Android 12 e anteriores já são inseguros para apps de banco.
banco, app do governo, que não permite modo desenvolvedor.
ou as vezes, só quer um joguinho, vide caso Fortnite/Epic Games, ou o jogo tem restrição geográfica.
outra situação, seria pessoal que tem contas, investimentos estrangeiros (cripto, dolar, etc) e alguns apps não podem ser acessados em alguns países (me lembro de uns anos quando o Mega ficou trocando de domínio/pais e alguns usuários tiveram que criar contas em outro pais pra transferir e recuperar o que tinham).
Foi a primeira empresa que lembrei, o que tem de Motorola novo (inclusive na linha RAZR), que nem sabe o que é patch de segurança, isso, das duas, uma:
• Ou vai forçar a Motorola/Lenovo a atualizar seus dispositivos
• Ou pode causa uma perda significativa de mercado pra Motorola/Lenovo, principalmente entre os semi-novos/usados (como Trocafone)!!
Mas tudo vai depender tbm, se os bancos vão realmente usar a API para impor esses limites, aqui na Banân…digo, Brasil!
Isso nem vai ser implementado no Brasil de qualquer maneira, principalmente por bancos cujo o público são as classes mais baixas como mercado pago e picpay
“meu aplicativo não funciona…”
Call center do banco vendo uma noticia dessa…
principalmente por bancos cujo o público são as classes mais baixas como mercado pago e picpay
Tbm acho!!! É tipo no caso do BTG Pactual, tlvz ele até habilitem o recurso no app do BTG (que tem foco um público de alta renda), agr bem difícil habilitarem o recurso no app do Banco Pan, que é justamente o braço “popular” do BTG, ou seja, é justamente o banco que, por mirar nas classes mais populares, vai ter a glr com celular de 8 anos em uso ainda, se bobear!
Tem quem faça isso? Eu já acho super perigoso instalar APK de apps aleatórios mesmo em sites que confio, imagina app de banco