Android puro ou quase puro, realmente, é tão bom assim?

Não vejo vantagem em ter um aparelho rodando com um Android puro ou quase puro. É muito bom ter um aparelho com muitas funcionalidades que a Google ainda não disponibilizou. Não compraria um smartphone com Android puto. E vocês?

No meu caso, como oscilei entre Samsung, Motorola (época de parceria com Google) e Pixel, vou comparar com a coreana.

Já tive Android puro ou quase, como mencionei, mas era época do famigerado TouchWiz, da Samsung. Como ele era horrível, quando você pegava um Android puro (ou quase puro), ficava encantando com a fluidez e leveza. E, pra mim, não tinha recurso que me fizesse abrir mão de leveza.

Hoje, com a One UI, prefiro estes por recursos, sincronização, etc. Com a boa fluidez alcançada pelos modelos top de linha, é bem mais confortável utilizar o SO’s da fabricante, no meu caso, Samsung.

Mas, claro, sempre há muita gente que opte pelo “clean” proporcionado pelo puro. Questão de gosto.

5 curtidas

Eu fui por muitos anos favorável ao Android puro.

Principalmente quando você via as skins da épica, os pavorosos TouchWiz e Morotola Blur eram exemplos de terror na vida real.

Hoje em dia, eu sou 100% time skin.

Eu adoro como a OneUI é útil e consistente. Não engasga no Tab A ou no A30s.

Também adoro o que a LG tem, que esqueci o nome.

Hoje em dia, as empresas finalmente entendem como aproveitar bem o hardware, sem atuchar de lixo e recursos que ninguém usa.

Dá pra viver feliz com Android puro? Dá. Mas hoje vejo como limitado e insosso.

2 curtidas

Eu já tive mais vontade de ter um aparelho por conta do Android puro, mas hoje, depois de tantos anos usando a linha S da Samsung, já estou mais acostumado e prefiro a OneUI. A interface da Samsung traz alguns recursos que no Android puro demoram a chegar.

Entretanto, é fato que os aparelhos com Android puro recebem as atualizações mais rápido. Entretanto, as atualizações de segurança não tenho do que reclamar da Samsung, pois sempre chegam, no máximo, no início mês seguinte.

Não tenho experiência com diversas skins, apenas celulares de alguns amigos da Samsung e eu com a MIUI e hoje uso o Android puro (One).
Ele me atende muito bem, talvez a única coisa que eu realmente sinta falta é o gravador de tela, mas eu usaria tão esporadicamente que relevo. Quando eu saí da interface da Xiaomi e fui pro puro, também não senti falta e não precisei de me adaptar em nada.

Tem outro ponto tbm. Tecnicamente um Android puro é mais fácil de ser atualizado - embora tenha um monte de Android Stock aí que male male ganha atualização de segurança.

1 curtida

Pra mim é indiferente. Me adapto muito rápido a qualquer sistema, ou modelo.
Pode ser que um ou outro recurso faça falta, mas no geral não muda muito a experiência.

2 curtidas

Para mim, prefiro o Android puro.

Gosto da OneUI unicamente porque tem melhor integração com Windows. Apenas isso… Acho ela terrivelmente horrível em design (eu não consigo nem descrever o quão eu acho ridícula) e desengonçada, com funções inacabadas e coisas do tipo.

O Android Puro, de forma contrária, roda redondinha, não tem funções repetidas e inúteis, tem um design bonito e bem homogêneo com apps de terceiros e restante do SO, além disso, no caso do Pixel, recebe updates bem rápidos. Uma pena não ter a mesma integração com o Windows.

Acho q a única função exclusiva da OneUI que eu uso hoje em dia é a de pop-up apps, que é útil para abrir a calculadora em cima do app q estou usando. De resto, dispenso absolutamente tudo que a Samsung embarca no SO.

Tem de voltar um pouco no tempo pra entender onde esse gosto por Android puro começou, era uma época de celulares com 512MB de ram, os melhorzinhos tinham 1GB (não to falando dos top de linha, to falando dos celulares que o povo usa), a maioria tinham sistemas pesados, era dificil de navegar até nas listas de aplicativos, tudo demorava, fabricantes sempre inventavam desculpar de não atualizar pq tinham de personalizar o android, ai veio a google e comprou a Motorola e lançou o Moto G, um celular que não era caro (lembro que paguei 730 na versão de 16GB) e rodava de forma mais fluida que os top de linha do ano. Esse celular recebeu muitas atualizações de android, todas elas rodavam bem e vinham relativamente rápido.

Dai surgiu a fama do android puro.

Hoje com a melhora das interfaces e da potencia de sobra dos celulares intermediários para rodar a interface (o app do facebook deve ser mais pesado do que toda a interface da Samsung), não vejo tanto sentido no android limpo, mas se eu fosse comprar um celular de entrada, ainda ia preferir o android limpo.
Único recurso que me faria com certeza usar uma determinada interface é a gravação de chamada, isso teria me poupado algumas dores de cabeça na vida.

5 curtidas

O nome da interface LG é LG UX!!

1 curtida

Melhores interfaces: OneUI, EMUI, MIUI e OxygenOS!!

Eu gostava quando tinha o Nexus 4 e 5,mas depois passei a usar Samsung e não tenho mais do que reclamar, todos os meus celulares tem a mesma interface mesmo, a do Nova Launcher:

Nos primórdios do Android, onde o hardware era muito limitado em processamento, RAM e armazenamento, fazia sentido não poluir o software. Para isso algumas fabricantes apenas davam compatibilidade ao hardware, sem muitas interferências. Com o passar dos anos o hardware foi ficando mais capaz, e surgiu a necessidade de ofertar recursos, para até mesmo se diferenciar da concorrência.

Vimos do fracasso da TouchWiz by Samsung ao sucesso da Oxygen OS via One+, da qual a One UI se inspirou bastante, diga-se de passagem.

E entre idas e vindas, ainda se fala em Android Puro. Tem até uma mitologia em torno, existe ou não existe? A verdade é que hoje uma interface Android com um look and feel de pixel, não significa que seja um Android não modificado. É preciso separar o cosmético da engrenagem do sistema.

Existe dois motivos para uma fabricante usar o Android não modificado (/menos modificado possível) : cortar custos de desenvolvimento ou falta de expertise em desenvolver soluções próprias: gerenciamento de bateria, uso avançado de AI/machine learning e camera …

A google tentou emplacar o pixel como flagship, porem ele é tão genérico que, de sensacional só tem a câmera. O smartphone não é ruim, mas em um mundo dominado por One UI, Oxygen OS e tentas outras, fica a sensação de que está faltando algo.

Quando em pleno 2020 uma fabricante tenta vender algo que os usuários chamam de “Android puro”, normalmente é aparelho de entrada (não é meramente um look and feel cosmético). Em intermediário geralmente a empresa se justifica dizendo que é pra melhorar a experiência. Ela economiza no desenvolvimento de software e pode repassar em specs melhores.

4 curtidas

Quando eu tinha o S4 eu coloquei o Android puro, e a única vantagem que tive foi a leveza. Hoje com um S8+ a interface da Samsung está muito boa e com ótimas funcionalidades, então acho que não faz sentido querer Android puro.

Também não entendo o fetiche que algumas pessoas tem por updates.

1 curtida

Não é fetiche, é questão principalmente de segurança.

Eu não aceito estar em um sistema desatualizado, que o coleguinha do lado ganha funções que o meu não é capaz de fazer pq a fabricante acha ok abandonar o sistema na primeira atualização.

Nunca concordei com essa política, principalmente num sistema que se diz livre, enquanto o da concorrente mordida dá 5 anos de suporte completo. :man_shrugging:

sdds WP.

3 curtidas

Não é fetiche, muitos celulares não receberam correção pra aquela vulnerabilidade bizarra do bluetooth que deixa qualquer um acessar todos os dados do teu celular.

Gosto de atualizações de funções novas, acho um absurdo um celular ser lançado com o android defasado e receber só 1 atualização de versão, mas principalmente, acho que as atualizações de segurança deveriam ser obrigatórias por pelo menos 3 anos.

5 curtidas

Pois eu não vivo sem minha MIUI

Eu prefiro o Android “puro” unicamente porque minhas experiências com Androids modificados foram péssimas e hoje tenho pela consciência de que os hardwares também não ajudavam. Mas hoje eu só pegaria um Android modificado se fosse top de linha, como a linha S da Samsung, por exemplo.

Eu já usei muito de várias interfaces em vários estágios, acredito que todo mundo meio que acompanhou, mesmo que de longe, a evolução das Skins.

Eu tenho um apreço MUITO grande pelo Android Puro, até pelo Android One… Mas, após 2 anos no Android One, acabei voltando pra One UI da Samsung. Posso dizer que a experiência esta sendo muito, muito positiva. Tem um mundo de facilidades que você consegue sem ter que ficar “instalando mais um app para fazer X coisa”, o que no fim você acabar com vários processos de fundo de qualquer forma, mas com um app de terceiro cumprindo uma função de forma “meia-boca” comparado ao recurso realmente embarcado no sistema.

Com os processadores, RAM e capacidade de armazenamentos que temos hoje, está beeeem mais tranquilo pro usuário de sistema personalizado. Em algumas vezes, a simplicidade total do Android Puro me deixou com vontade de trocar o celular… O gerenciamento de bateria também, que nunca foi reconhecidamente bom.

Quanto as atualizações, como já foi dito aqui antes, Android Puro, é Pixel e talvez linha One (pois há modificações e atualização depende do fabricante). O restante é apenas a empresa usando a base visual do android, mas debaixo do capo tem tanto quanto modificações que as outras.

Uma coisa que faz muita falta é o suporte mais estendido onde a Apple (5 anos) faz escola nesse caso. A política do Google (2 e 3 anos) e demais fabricantes (as vezes apenas 1 ano) deveriam se espelhar mais nela nesse quesito.

4 curtidas

Seria uma evolução se a google barrasse o lançamento de novos modelos de celular com o android desatualizado.

2 curtidas