Já sabemos que a glr que baixa APK com mods (pra ter acesso a versão Premium) de apps como launcher’s, não devem mais conseguir kkkkkkkk
“Vai miar com os esquema da galere, mas que Google malvado, cadê a minha liberdade?” - Heavy user dos mods apk
“você no comando” - mas a empresa é que determina como você pode usar o aparelho pelo qual pagou.
A cada dia que passa eu fico de mais saco cheio da internet e das notícias de tecnologia em geral. Ainda anunciam assim como se fosse uma vantagem para o o usuário. Eu acharia mais delicado o google mandar email me chamando de burro.
Espero que desativando o Play Protect ainda seja possível instalar qualquer APK, se surgir a necessidade.
Entendo a questão de segurança, mas simplesmente impor um bloqueio desses, ainda mais controlado por um sistema de verificação automática que com certeza cometerá erros, eu já acho demais. Se quisesse um sistema fechado estaria usando iOS, não Android…
Cada vez mais o iOS parece o Android e o Android parece o iOS. Espero que eles não barrem a instalação de aplicativos da F-Droid. Um outro exemplo é o Termux também não é possível instalar na Play Store (está com os repositórios desatualizados) precisa baixar diretamente do GitHub do desenvolvedor. Uma pena que os Smartphones Linux não vinguem.
Dúvida genuína: queria saber que necessidades malucas são essas que usuários tem de instalar APKs…
Falaram aí em cima. Instalar aplicativos modificados para acessar a versão Premium sem ter que pagar por isso.
Ah, achei que tinha algum motivo real além de pirataria.
Tem sim, instalar apps que estejam indisponíveis na play store , seja por questões de direitos autorais (como o “Amazing Spiderman 2”, app incrível, mas que a já expirou a licença que a dev tinha da Marvel), ou por simples decisão do dev (como o clássico “Flappy Bird”)!!!
Só desligar essa função do play protect e seja feliz
Não é só para pirataria, existem vários apps que não estão na Play Store porque vão contra as regras impostas pela Google.
Alguns exemplos incluem o Seal (basicamente o yt-dlp para Android, para baixar vídeos de diversos sites), bloqueadores de propaganda mais sofisticados (AdGuard, Blokada, entre outros), a versão “completa” do Telegram, e o Termux (a versão que tem na Play Store está abandonada porque as modificações necessárias para atualizar o app e ao mesmo tempo atender aos novos requisitos da loja impediria que os pacotes baixados dentro do app funcionassem)…
Mais controle nas mãos das BIG. Tudo tem que passar por eles seja Google ou Apple ou Microsoft (dificultando usar windows sem conta MS). Querem rastrear cada clique e abocanhar receita de qualquer aplicação paga (já virou um imposto) isso é mais que maléfico, apocalíptico e irreversível.
Os NPUs são a desculpa perfeita para restringir S.O. ao hardware e adicionar mais uma camada de rastreamento, controle e restrição. Cerco fechando para privacidade e liberdade, isso é resultado da duopolização Mobile, falta de concorrência. Onde está o Ubuntu Touch que a Canonical abandonou (por algum motivo maior que desconheço), adotado por uma comunidade que sofre para tentar deixar vivo e definhando.
O futuro do software é cada vez mais tenebroso, ou se dobra e usa a loja tal, se submete a regras tais, framework tal, sistema tal ou está fora. Fora.
Mas a versão atual já bloqueia apps tipo o ReVanced, precisa desabilitar o Play Protect para instalar.
Prevejo processos se o aplicativo não tiver um botão desligar.
Dúvida genuína: queria saber que necessidades malucas são essas que usuários tem de instalar APKs…
Eu uso um bloqueador de chamada que não tem na play store porque o dev não quer gastar com a anuidade, e provavelmente não passaria nesse filtro porque precisa de acesso as chamadas telefônicas.
Não poderia resumir melhor. Eu gosto do Android pois ele me dá liberdade, não só de personalização, mas de configurações e acesso às funções escondidas, para deixá-lo do jeito que eu quero. Está faltando o que? Acabar com o Modo de Desenvolvedor?
É como aquela frase que as pessoas costumam usar com relação ao jogo de cartas UNO.
“Obrigado pelo sistema, Google. Eu assumo daqui pra frente”.
Como diria o filósofo: o mundo não gira, capota!
Tudo isso pra não ter como usar YouTube alternativo. Os inocentes achando que é segurança.