Podem ser prestados os esclarecimentos que quiserem, mas com isso já se perde parte da confiança nesses alertas. Quando ocorrer algum alerta relevante, mas fora do comum, muita gente não vai acreditar.
Um dia comum nos EUA, onde eles têm o EAS deles, mas que vive sujeito a todo momento a erros, vide um alerta de míssil nuclear no Havaí, ou a notificação de que estava acontecendo um apocalipse zumbi…
Rapaz, que festa boa foi essa em Ubatuba?
A Rave foi das boas hein, vários celulares “tremeram” na base que ativaram a telemetria do Android. E nem estamos no Carnaval ainda.
Tecnicamente o EAS são os alertas na TV e rádio. Os alertas no celular são o WEA (e agora estamos finalmente adotando um sistema similar), e ambos são coordenados pelo IPAWS.
bzzzzzt bzzzzzzzt bzzzzzzzt BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOP
This is a test of the Emergency Alert System. This is only a test BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOP
Cara, que erro amador do Google. Isso foi uma falha deles ou estão nos preparando para algo maior.
Na madrugada, o site de sismologia da USP estava fora do ar. Defesa Civil demorou demais pra emitir uma nota, e fraca: “A Defesa Civil SP não emitiu nenhum alerta de terremoto hoje.
Até o momento não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”.
Será que estamos preparados para encarar uma evento como esse?
Parabéns, big G! Provocou crise de ansiedade e impediu muita gente de dormir bem numa madrugada de quinta pra sexta…
MG (meu caso) e SC também.
Estava já deitado quando de repente escutei um toque que nunca configurei, vindo do meu celular. Achei que era algum aplicativo que eu tinha instalado recentemente, aí desbloqueei a tela pra me deparar com “Aviso de terremoto”.
Tenho Android desde Dezembro de 2019 e é a primeira vez que recebi um alerta desse tipo.
Mas o que pra muitos foi assustador, pra mim foi só hilário e engraçado mesmo, sobretudo pela reação das pessoas no Bluesky e X, onde fui buscar relatos públicos e ver as reações em tempo real (ri bastante na madrugada). Se fosse algo real mesmo, não seria um fim do mundo: um tremor de 5.5 não é um tremor de 9.5, onde tudo desaba, infraestruturas de cidades inteiras vão ao chão, mortes, etc. Rachaduras, no máximo, além de produtos caindo de prateleiras… Terremotos de exatos 5.5 já aconteceram no passado (Califórnia nos EUA, Índia e Oriente Médio), sem absolutamente nenhuma fatalidade.
Terremotos de menor intensidade já aconteceram, com certa ocasionalidade, em terras brasileiras.
No fim, os tempos modernos estão tão bizarros que se acontecer um terremoto dessa magnitude no Brasil, ou talvez até mais intenso, não me surpreenderia, não… porque do jeito que o mundo anda, onde a normalidade partiu faz tempo (o que quer que “normalidade” significasse), não é de se assustar acordar 3h33 da manhã com um “aviso de anomalia cósmica: vácuo verdadeiro iminente”.
Tremores menores podem acontecer no Brasil, seja por acomodação do solo (acontece com alguma frequência em algumas regiões aqui da Serra Gaúcha, especialmente quando chove muito).
Tremores intensos, porém, são praticamente impossíveis, o Brasil está no centro da placa sul-americana.
Sim, e além disso, existem as falhas tectônicas:
Curitiba, inclusive, é uma metrópole que está literalmente em cima de uma dessas falhas geológicas, e onde poderia acontecer um tremor significativo.
Atualização: Anatel investiga envio de Alertas de Terremoto em dispositivos Android — Agência Nacional de Telecomunicações
Agora vai ficar mais engraçado. Anatel abriu processo administrativo contra a Google.
Certeza de que isso vai ser mais um motivo para regular as redes sociais… Kkkkkkkk
Que tustu levei no meio da madruga
E estão mais que certos em investigar, afinal tem de descobrir exatamente qual sistema foi utilizado para esse disparo de notificação e qual o nível de segurança dele.