Android 15 vai aumentar restrições sobre apps instalados via sideloading

Ótimo.

E pra nós nerds que ainda queremos a opção, ela ainda existe, só está enterrada.

9 Likes

Maior migué da face da terra. Essa balela de “proteger o usuário” é a mesma conversa da Apple. Isso aí é pra eles não perderem vendas pela Google Store.

4 Likes

Não é possível… será que eles nunca perceberam que uma das barreiras, ou talvez a maior barreira entre o iphone e o android é a liberdade para devs e usuários avançados? Tudo bem uma empresa decidir seguir tal caminho e peitar a apple, mas o android puro? É inacreditável, de verdade.

3 Likes

Outras lojas de aplicativos não vão ter essa restrição.

Só enterraram a opção (do Android Authority):

5 Likes

É mais uma medida contra os clientes alternativos do YouTube.

5 Likes

Mais um motivo para eu continuar no android 11

1 Like

Será? Acho muito difícil que o grande público escolhe um smartphone Android por causa disso. Se restringir total, pra grande parte da galera não muda nada, e os que se importam não tem pra onde correr.

5 Likes

Clientes alternativos do YouTube não precisam de nenhuma dessas permissões, e se estiverem pedindo, eu desconfiaria.

5 Likes

Mudança que vai afetar 1% dos usuários, se muito. E isso ainda contando que nesse 1% um tanto não vai receber o Android 15 por ter aparelho antigo.

5 Likes

Meu chute, pelo menos uns 15%. Da última vez que o Google soltou os números (em julho) eram 13% dos aparelhos já com Android 14 (aposto que quase tudo Samsung :laughing: )

5 Likes

Entre essas restrições estão o impedimento de o aplicativo acessar as notificações do aparelho, exibir informações que se sobrepõem a outros apps, atuar como um discador ou uma ferramenta padrão de SMS, configurar recursos de acessibilidade e ter privilégios de administrador do dispositivo.

Aqui basicamente descreveu apps como o KDE Connect. Hoje ainda existe como app na Play Store, mas vamos supor que um dia a Google invoque com ele (sei lá, talvez pelo fato de que esse app permite uma espécie de meu “acesso remoto” ao meu aparelho) e remova da loja “oficial”: ainda tem na loja do F-Droid, mas o próprio F-Droid é um app “sideloaded”, a instalar outro app “sideloaded”. Hoje a bondosa Google (“Don’t be evil”) ainda permite essa configuração. A questão que fica é: até quando?

1 Like

Enquanto a União Europeia ficar em cima :eu:

2 Likes

Acho desnecessário o uso de apps alternativos para serviços do Google, como o YouTube. Uso o app oficial e não me incomodo com anúncios no site.
Tem muitos apps alternativos que empresas não recomendam o uso destes, como no WhatsApp, onde os Termos de Serviço explicam que o uso de apps alternativos pode resultar em banimento do serviço.
Se a Google quiser diminuir o uso de apps alternativos para seus serviços, deveria colocar nos Termos de Serviço da Conta Google cláusulas que banem usuários de apps alternativos de serviços Google.

Cada vez mais as restrições ficam mais fortes dia a dia, noutra reportagem era só desativar uma opcao e instalar, agora mais restrições vindo, como ja havia citado e não errei cada vez mais se torna maia complicado a vida dos APP piratas kkk.

1 Like