Android 12L vai melhorar a experiência em tablets Android?

Fiquei bem animado com a notícia do lançamento do Android 12L, voltado para dobráveis e telas grandes, e ainda mais animado que meu Galaxy Tab S6 Lite vai receber a atualização. A Google está incentivando os devs a adaptarem seus apps pra essa versão. Lembrando que não é a primeira vez que eles tentam lançar versão para tablets, pois já tivemos o Honeycomb.

O que acham? Será que o Android 12L e os dobráveis vão impulsionar os apps de Android para telas grandes e finalmente teremos um rival à altura do iPad? Ou será um fracasso?

EDIT: Não vi notícias do Tecnoblog sobre o assunto.

2 curtidas

Eu espero q sim, mas n acho q só alterando o nome e fazendo algumas modificações farão com que os desenvolvedores adaptem seus apps.

Pra falar a vdd, eu n tenho muitas esperanças nesse 12L.

Sim, concordo. Mas acho que pode acontecer, pois, com os dobráveis, vai fazer mais sentido adaptar o apps para telas maiores. Não sei se você usa tablets android, mas a Samsung liberou uma atualização esses dias que melhorou bastante, e acredito que esteja usando alguns recursos do 12L. Um exemplo é que apps não redimensionáveis agora podem ser redimensionados, nova barra edge que virou uma barra de tarefas, clicar e arrastar para dividir telas com links, por exemplo. O vídeo abaixo (se entenderem inglês) destaca as novidades.

1 curtida

A principal baixa do Android em tablets é justamente a falta dos apps prestarem

1 curtida

Muitos apps prestam, mas como o Android tem uma loja ridiculamente maior… tá cheio de lixo inútil como os milhões de clones do flappy bird, a mongo us e do fall guys (alguém ainda lembra desses três jogos?)

2 curtidas

Eu tb tenho um tab s6 lite e tem umas coisas bem chatas como por exemplo os widgets q ficam gigantes e ocupam todo espaço,muitos apps até os mais populares n tem otimização pra tela do tablet ,como o twitter por exemplo(embora ele seja otimizado no ipad),já tive um tablet q tinha android honey comb e a ideia era muito boa (motorola xoom 2)infelizmente foi descontinuado,espero q a google n abandone o 12L mas acho difícil já q ele vai ser usado nos dobráveis tb

1 curtida

Você sabe que dá pra redimensionar né? Esse é um problema que não me incomoda, nunca nem notei, mas eu sempre redimensiono os widgets… Porém a ideia do Android 12L é exatamente resolver problemas como esse.

Olha só que coincidência, também tive um Xoom 2, o meu era a versão ME. Morreu quando parou de carregar.

1 curtida

Eu uso o good lock pra aumentar a grade de apps e assim os widgets ficam mais bonitos e cabe mais coisa,a grade do s6 lite da one ui normal é ridiculamente pequena e parece q só pegaram a one ui do celular e esticaram na tela do tablet

1 curtida

A redimensionamento dos luanchers OEM são uma ■■■■■ pq a grade geralmente é limitada a no máximo 5 colunas então sempre fica meio zuado.
Pra ter redimensionamento legal tem que usar um luancher customizado.

Pior, é que eu considero isso bom da loja do Google. Da liberdade para os desenvolvedores, você pode começar a desenvolver e faz o aplicativo da lanterna e coloca lá. Não importa, somente precisa seguir as regras que você coloca.

Na Apple não tem isso, se já tiver o aplicativo, eles já negam.

1 curtida

GBoard pitizento. hahaha

Aqueles apps de lanterna que pedem permissão de chamada e armazenamento, né? hahaha

2 curtidas

Kkkkkk tem de tudo.

Mas aí não vejo que é problema somente do desenvolvedor, vejo que também é problema do Google que não faz um bom controle e dos usuários que não pensam.

Uma vez fui criticado por um amigo porque desinstalei um aplicativo que pedia acesso demais, Isso faz tempo, antes de eu mudar do Android e ir pro IOS, e de lá para cá, não vejo que as coisas mudou muito não.

O chato desses lauchers é q eles cagam a animação de abrir e fechar dos apps toda bonitinha na one ui,o melhorzinho é o nova laucher,se tiver um samsung nem vale mais a pena baixar laucher,os módulos do good lock te dão muito mais liberdade e ja q são do próprio fabricante as mudanças são mais profundas,dá pra mudar a cor de qualquer coisa,até da barra de navegação por gestos

Pensei exatamente nisso na hora, só não falei pra não me chamarem de chato.

(Fora literalmente toda semana um notícia assim)

Uso o Nova Launcher Prime+7 módulos do Good Lock, e te garanto, o Nova ainda tem muito mais opção que a OneUI+HomeUP. Os módulos GL são maravilhosos pra customizar outras coisas (gestos, lock screen, barra de ícones) mas pra tela inicial o Nova está a anos luz a frente.

1 curtida

Nova Launcher nem precisa de addon pra prestar. Só compra o prime que tu percebe que vale a pena. (Peguei na promoção por 99 centavos de real… depois comprei pelo preço total em outra conta hahaha)

Eu tenho o Nova Prime e nunca vi tanta diferença, mas acho que é porque não tenho paciência pra ficar customizando mil coisas.

É como ter uma RTX 3090, mas usar apenas para mostrar video por não ter paciência para jogar… Nova Launch é ótimo por padrão, mas se tu não mexer nas configurações é só mais um launcher qualquer. Quando tu pega o jeito da coisa, a história muda. hahaha

1 curtida

Só uso o Nova Launcher Prime no celular, no tablet fico com a OneUI mesmo, tá redondinha e não tenho mais paciência de ficar customizando.

Como fez pra instalar? Instalou o Apk?