Android 12: os novos recursos e os celulares com atualização garantida

3 curtidas

Visualmente o Android 12 ta me agradando mais que MiUi e OneUi.

5 curtidas

Os widgets foram uma adição magnífica ao Android e extremamente mal aproveitado. Poucos fabricantes e poucos apps deram atenção a isto, nem mesmo a Google incentivava.

Meu primeiro smartphone foi um HTC e os widgets deles eram incríveis. Muita gente queria aquele widget de horas extremamente lindão e ficava triste quando sabia q n dava pra ter pq era da HTC:

unnamed

E a HTC tinha outros widgets práticos e bonitos.

Vamos ver q se com o iOS tendo widgets e a Google tentando incentivar o uso deles, se agora ele tenha algum brilho e capricho no talo.

11 curtidas

É sistema minimalista que chama? Microsoft realmente ditou tendência…

Me lembro de muita gente reclamando do “sistema feito no paint”. Hoje quase todo mundo ama os designs “feito no paint”.

13 curtidas

Se n me engano este print é do Windows Phone 10 e o WP10 pouca gente teve acesso. Pessoal criticava era o 7/8. Aquilo era horroroso e tinha uma interface bem confusa, sim. Os inputs se misturavam com os títulos, era um pesadelo de layout.

Comparando a tela de Configurações q vc colocou… sendo bem justo… diria q o WP se inspirou em outros sistema do q ele foi utilizado como inspiração. Por exemplo, ninguém utiliza um sistema com fundo 100% preto, alto contraste por padrão, poucos ícones, botões bem delimitados. Muito pelo contrário, o layout dos objetos são bem mais delicados do que o preto no branco do WP

Windows Phone 8 e ao lado Android 2.1, diria q o print q vc colocou tá mais pro Android 2.1. De qualquer forma, este é um print bem básico, tem q olhar o sistema como um todo. E vc acha realmente q as últimas versões do Android e iOS tem muitas inspirações do WP?

image

10 curtidas

Eu não uso celular da Sony desde 2017 mas o meu widget de relógio e clima é uma cópia do que estava presente nos Xperia. O próprio nome dele é Digital Clock and Weather Widget.
Acho esse design muito bonito e minimalista.

3 curtidas

Não só acho, como eu tenho certeza. iOS e Android eram sistemas com muitos, mas muitos detalhes, gradientes e brilhos que percorriam toda a interface. Hoje nós temos um design mais clean e minimalista na maioria deles (até a One UI está bem mais clean, que aquela bagunça que existia antes), principalmente depois da larga adoção ao dark mode. Isso não veio do nada. Se tem alguém que começou isso foi a MS com Windows Phone/Windows 8 lá pelo começo da década passada. O chamado flat design que a Google chamou de Material logo depois, e por fim, adotou o dark mode.

Você percebe isso em elementos nas configurações, barra de notificações (que veio a ficar transparente, nativamente, tempos dps), central de notificações e todo o restante.

Sim, o WP era uma bagunça de design, mas a filosofia minimalista, dark e clean veio dele. Lembro até que, por o sistema ter o fundo preto, ele se misturava com o restante do vidro frontal, nos aparelhos Lumia, o que dava a sensação de que percorria quase toda a parte frontal do aparelho. Algo que a Samsung e Apple corrigiram (não que isso tem alguma relação, mas to aproveitando pra contar hehe), pq antes ficava aquele contorno preto em volta da tela, entre o display e o restante do vidro frontal. Ou seja, havia uma probleminha de design até de hardware haha. Não sei se muita gente se incomodava com isso, mas eu tinha agonia de olhar os aparelhos daquela época e notar esse detalhes, mas enfim corrigiram isso.

i409308

4 curtidas

O print que você usou do Windows 10 Mobile é de um beta, de antes da primeira versão oficial, build 10586.

Aqui está a interface final na última build do sistema, a 15254, que não mudou muito em comparação com a primeira, mas retirou o fundo cinza de trás do título e adicionou uma barra de pesquisa, ficando ainda mais parecido a esse menu de configurações do Android 12:

9 curtidas

Será que o Galaxy A71 vai receber a atualização? Ele foi lançado no ano passado e recebeu o Android 11, tenho fé que vai receber o 12 também :pray:

1 curtida

Vai sim :pray: Samsung lista celulares com atualização de Android por 3 anos – Celular – Tecnoblog

2 curtidas

Excelente, valeu pelo link. Difícil voltar pra Motorola desse jeito, que agora passou a não atualizar uma vez sequer alguns aparelhos.

1 curtida

E quando atualizava, o desempenho e a bateria pioravam. Experiência própria com meu antigo G7 Power, e atualmente com G8 Power. Motorola nunca mais.

4 curtidas

Isto q vc tá falando é verdade, porém… talvez vc esteja se esquecendo do Android 3, que saiu praticamente junto com o WP7.

Android 3 foi onde a Google começou a se preocupar mais com a interface, criando um ambiente mais consistente e veja bem… um layout mais flat e puxado pro escuro (eu adorava aquele layout). E mais tarde saiu o Android 4 consolidando essa ideia do flat/futurista/escuro.

Ainda n existia o nome flat, mas dá pra considerar o Android 3 bem flat, ele dá uma ideia de tela chapada, sem gradiente e o realismo do iOS.

Vale ressaltar q o intervalo entre o WP7 e Android3 foram só de 4 meses, então dá pra descartar a possibilidade do Android3 ter se inspirado no WP7.

Eu diria q os layouts atuais tão mais pro lado do Android3 do que pro lado do WP7.

WP7 fez um grande apelo ao abandono de ícones e sistema nenhum tem algo parecido.

Se vc ver o lado esquerdo da tela de configurações do Android 3… tem tudo a mesma ideia:

Mas de novo, n dá pra resumir todo o layout de um sistema em apenas uma tela e numa tela bem simples (uma lista de itens).

4 curtidas

A Motorola ainda liberou a atualização do 11 como vai liberar a atualização do Android 12 ??

1 curtida

E pensar que a Motorola já foi um dia da própria Google e hoje está entre as piores em questão de update.

2 curtidas

Ué, sem confirmação da Samsung de atualização para o S21? Certo, eu sei que o S21 vai receber, mas achei estranho o S20 ser mencionado e o S21 não.

1 curtida

Atualização do Android hoje é só pra padronizar recursos que as fabricantes incluíram há anos.

4 curtidas

Microsoft pode até ter ditado a tendência de Flat Design nos dispositivos mobile, porém, o oposto acontece fortemente no desktop.
O mundo, na época do Windows Phone 7, já estava se movimentando lentamente em entrar na era de Flat Design, e Microsoft achou isso como um bom potencial de se diferenciar de Android e iOS.

Mas vamos de ser sincero, o flat design de mobile está em um ponto que já deveriam ter parado com esse design e mover pro Neumorphism.
Tudo bem que isso faz com que a bateria do smartphone dure mais, e faça com que o usuário consiga identificar mais rápido a interface, mas não tira o fato de tudo estar genérico.

Ainda espero que essa tendência de glossy/neumorphism entre no Android.

2 curtidas

Eu estou amando a nova era de design da Microsoft, abandonando aquele flat design do WP/Windows 8… Tomara que ela continue implementando o Neumorphism, agora sob o nome Fluent Design.

3 curtidas