Android 11: Google exigirá celulares com atualização melhorada

Originally published at: Android 11: Google exigirá celulares com atualização melhorada – Aplicativos e Software – Tecnoblog

A melhoria na atualização foi lançada em 2016, mas nem todos os fabricantes utilizam

Meu smartphone já tem isso. Até que é bacana, mas sinceramente, não entendo qual o problema das pessoas em aguardar a instalação das atualizações. É só fazer isso num momento que você sabe que não vai precisar do smartphone, como quando vai tomar banho.
Mas apesar dessa conveniência, ele traz uma inconveniência, que é armazenamento ocupado ocioso. Você deixa uma partição que não pode ser usada para mais nada. Quando você verifica o tamanho do sistema ele ocupa quase 20Gb. E uma parte desses 20Gb é a partição secundária.

2 curtidas

Pena, deixaram de lado forçar as fabricantes a atualizarem mais versoes e mais rapido. Pena.

2 curtidas

Tenho um Moto X4 que tem isso. Mas por consequência disso os 32GB de armazenamento tem 15GB sendo utilizado para o sistema (2 x 7,5GB), pois são duas imagens do SO que tem de ser armazenadas.

No meu caso, o 7,5GB a mais ocupado em disco faz muito mais falta do que as pouquíssimas vezes que teve atualização de firmware e tive que esperar.

2 curtidas

A princípio isso é ótimo! Mas tenho percebido que as atualizações (por menores que sejam) tem dado cada vez mais trabalho para instalação. Venho na família de aparelhos Google faz tempo, Nexus 6P, Pixel XL, Pixel 2XL, Pixel 3XL…e em idos de 2018 percebi que as coisas começaram a piorar. Uma atualização de segurança pequena (como a de abril de 2020-14Mb) levei cerca de 18 minutos para conseguir finalizar. Precisa deixar a tela acesa, afinal se deixar em segundo plano, ele suspende (mesmo ligado ao carregador) e volta somente quando o smatphone “não estiver em uso”, o que é justamente ao contrário do que acontece. Quando vencido esse processo de baixa e verificação, fica no campo “optimizando apps”, que são mais vários e vários minutos!
E antes que falem que pode ser meu aparelho, eu percebi essa mudança em 2018, quando ainda usava o Pixel 2XL, e vem acontecendo a mesma coisa nos aparelhos frequentes!
Espero muito que o Google melhore o processo, que faça tudo em segundo plano, e só avise o usuário no momento da necessidade do reinício do sistema, é o que o Chrome e de certo modo o Windows vem fazendo.

Exatamente. E adicione que isso ocorre uma ou duas vezes todos os meses em vários telefones com Android, graças as atualizações mensais.

Eu realmente fiquei de saco cheio de ter de parar tudo que está fazendo por conta dessas atualizações mensais de segurança.

E o problema vai além: vejo muita gente (principalmente leigos) que graças a esses inconvenientes de instalações de atualizações demoradas, simplesmente passaram a ignorar isso. Não faz nem um mês que vi uma moça usando o S10 rodando o Android 9 ainda, mesmo que a Samsung já tenha liberado o Android 10 a muito tempo, auxiliando ainda mais a aumentar a fragmentação.

1 curtida

Concordo totalmente! Claro que os fabricantes precisam fazer alguns ajustes, mas no meu caso mesmo é a experiência prejudicada num aparelho da própria Google…Se não simplificar, realmente essa lacuna e fragmentação só vão aumentar.

O que a Google deveria fazer é mudar a forma de como as atualizações chegam para os telefones, assim como para o os computadores com Windows, as fabricantes só teriam de atualizar os drivers e suas interfaces.

2 curtidas

Tenho um Pixel3 e sei do q vc tá falando, porém n me incomoda mais.

O problema ocorre quando a gente busca pela atualização e quer atualizar naquele exato momento. Aí tem q parar tudo e ficar aguardando a atualização, é um saco mesmo. Porém…

Se eu n fizer nada, o aparelho vai atualizar sozinho em algum momento e só percebo quando o sistema envia uma notificação “reinicie para aplicar a atualização”. E como os patches de segurança nunca tem novidades pra eu testar o novo sistema logo, nem ligo de esperar uma noite pra atualizar.

1 curtida

N é só questão de atualizar mais rápido, provavelmente o fator mais importante é a segurança. Dessa forma, a atualização é verificada e se houver algum erro, não atualiza.

É raro acontecer, mas erros na atualização acontece e quase ninguém costuma fazer backup de arquivos antes de aplicar uma atualização.

A parte do espaço realmente é foda! Quando peguei o Pixel3 o sistema ocupava 10GB, hj já tá ocupando 16GB. Em smartphones com 16, 32 e até 64GB de armazenamento, ter esse espaço todo ocupado pelo OS é muita sacanagem.

1 curtida

Olha que sempre busco por atualizações na primeira semana do mês! Vou deixar da próxima vez e aguardar fazer sozinho! Valeu pela dica. :slight_smile:

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.