Android 11 é lançado pelo Google em prévia; saiba o que muda

Originally published at: Android 11 é lançado pelo Google em prévia; saiba o que muda – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Google oferece prévia do Android 11 para desenvolvedores; sistema roda em celulares Pixel e traz melhorias para 5G e privacidade

1 curtida

Cacete, mas já?!

Caramba, parece que o Android puro tá alcançando a One UI 2.0.

4 curtidas

As fabricantes piram kkkkk nem atualizaram ainda pro 10 já vem o 11

3 curtidas

Ainda é uma prévia para desenvolvedores. Altamente instável e experimental. Fabricantes e desenvolvedores de apps recebem essas versões bem antes para que quando a nova versão do sistema seja lançada seus apps já estejam adequados aos novos padrões da nova versão do sistema.

7 curtidas

Até o ano passado eu acreditava muito na necessidade do desktop mode pra usuários que necessitam de produtividade. Hoje vendo o movimento das telas dobráveis ou duplas (tipo da LG e da Microsoft) junto dessas funções de notificações em bolhas (já existe algo parecido na OneUI também) acredito que o multitasking no android vai mudar muito nas próximas atualizações.

2 curtidas

Entendi… Mesmo assim, isso ativou forte minha ansiedade aqui. Me pareceu muito próximo!

Apesar de ter um Pixel 2 XL irei esperar o lançamento da versão final do sistema. Vamos ver se terá alguma novidade boa até lá, porque até agora só vi incrementos, coisas que poderia adicionar até no Android 10 via update.

1 curtida

São interfaces totalmente diferentes. Cada uma com sua característica. Acho difícil se aproximar da interface da Samsung.

Estava me referindo a funcionalidades mesmo. O Android Puro tem ficado bem atrás das modificações das fabricantes há um tempo.

1 curtida

Mas o Android puro sempre foi e creio que sempre será mais atrasado em questão de funcionalidades. Normalmente uma empresa lança algo (notch, tela curva, tela dobrável, etc) e depois o Google corre pra que o Android tenha suporte nativo. A linha Pixel é boa, mas eu não diria que é inovadora, então meio que o Google depende das outras empresas pra ir melhorando o Android.

2 curtidas

Realmente, é uma versão “Altamente instável e experimental”, instalei em um emulador e meu aplicativo se mostrava bastante lento, porém não fiz nenhuma alteração no código fonte, vou esperar um tempo e ver se fica mais estável, se não, mão na massa

Isso sempre vai ocorrer. De nada adianta o Google adicionar o suporte nativo ao notch no Android puro se nenhuma fabricante utilizá-lo.

No caso a fabricante lança uma função, o Google vê se existe muita necessidade e mercado para só então implementá-lo colocar no Android AOSP.

Os motivos são simples: o Android puro (a versão AOSP) é uma versão que servirá de base para rodar em todos os telefones, desde o hardware mais simples ao mais robusto, incluindo aparelhos que não são celulares, como máquinas de cartão de crédito, sistemas de ônibus etc. Não dá pra ficar adicionando suporte a todo tipo de firulinha que as empresas querem.

o atraso geralmente é em relação aos recursos, não só ao hardware

edição rápida de print screen e suporte a tela dividida são bons exemplos de recursos adicionados bem antes às customizações de fabricante e algum tempo depois ao Android puro

2 curtidas

Eu estava pensando em quesitos de software mesmo quando escrevi meu comentário.

em relação a software vejo como “falha”, claro que tem n motivos e adicionar recursos à uma interface é muito mais fácil que ao sistema operacional, mas o fluxo deveria ser inverso: recursos inovadores aparecem no Android e as empresas aprimoram.

nas últimas versões parece mais que eles só vem absorvendo o que Samsung/Xiaiomi/Huawei produzem

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.