Android 11 dificulta instalação de aplicativos via arquivo APK

Originally published at: https://tecnoblog.net/343518/android-11-dificulta-instalacao-aplicativos-fontes-desconhecidas-apk/

Previews mostram que mudança no sistema de arquivos do Android 11 dificulta instalação de apps de fontes desconhecidas via APK

Espero que o Google volte atrás nessa mudança, se for pra usar SO cheio de frescura e restrição melhor migrar logo pro iOS. Mas não é de hoje que Mountain View tenta tornar o Android mais fechado, sendo que a liberdade é o grande trunfo do sistema operacional, o que é uma vantagem desde que o usuário não seja um completo idiota.

5 Curtidas

Se essa é a estratégia do Google para tentar tornar o sistema mais seguro, está falhando!, pois a Store pode ser muito mais perigosa, qualquer app passa lá, e o Google só remove quando a coisa já pegou. Se o Google levasse o Android realmente a sério não seria essa bagunça toda em que muitos dispositivos não recebem atualizações do sistema e ficam no que veio, e boa sorte se as atualizações de segurança também forem disponibilizadas.

Começou a palhaçada! Só espero que a Google lembre que o Android só virou oq é hoje por causa da facilidade de piratear aplicativos

1 Curtida

Infelizmente muitos aproveitam essa possibilidade pra pirataria, no meu caso não uso apps Jack Sparrow e sim apps que vão contra a políticas do Google e que por isso não estão disponíveis na Play Store, como Adaway, NewPipe, Xposed Framework etc.

3 Curtidas

Sempre foi desse jeito, tentávamos instalar, pedia permissão, íamos nas configurações e tínhamos que clicar de novo pra começar a instalação, do Oreo pra cá que já fica esperando liberar

3 Curtidas

:woman_facepalming:t2:

Problema de mencionar a segurança é que, por exemplo, os apps autorizados encontrados na Play Store, que depois são descobertos como grandes espalhadores de malware, ainda continuam, né?

Mais um fechamento no Android para tornar as fabricantes mais dependentes da Play Store.
Se isso ocorrer realmente, a Google vai perder usuários de futuras versões do Andoid ou as fabricantes vão usar alternativas como a versão do Android sem a Google Play Services.
Por isso, achei boa a iniciativa da Huawei em se livrar do Google Play Services após as sanções dos EUA. Vai ser um início para que as fabricantes busquem alternativas ao ANdroid.

Sim, mas antes não havia o fechamento do aplicativo. Isto é uma grade falha que já deveria ter sido corrigida com 8.1, quando surgiu as primeiras limitações.

Quando o popup para instalar está dentro do aplicativo o desenvolvedor pode sobrepor ele e induzi o usuário a clica para instalar (ou até coloca um retângulo branco por cima do botão “cancelar”, o visual para usuário, séria que ele só tem a opção instalar). Outra forma séria bloquear a sobreposição do popup.

1 Curtida

Dificuldade é diferente de proibir, então se continuar permitindo, mesmo que mais difícil, por mim tudo bem. Pode ajudar os usuários mais leigos a não saírem instalando qualquer APK que veem por aí.

3 Curtidas

E tenho certeza que, na pior das hipóteses, ainda será possível instalar via adb… Só será mais complicado, não impossível.

1 Curtida

Não proibindo o root, pode inventar qualquer firula.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.