Android 11 da Samsung exagera ao fechar apps em segundo plano

Originally published at: Android 11 da Samsung exagera ao fechar apps em segundo plano – Aplicativos e Software – Tecnoblog

Samsung chega ao topo da lista de fabricantes que mais encerram apps em segundo plano, segundo o site DontKillMyApp

Ridículo esse DontKillmyApp. Tem de fechar tudo q for possível e que não tem necessidade mesmo.

Vale lembrar a Samsung n impede o usuário de retirar o App, então, por mim, tudo ok.

Melhor desta forma do q deixar q os apps tomem conta e vire essa bagunça, como é o WhatsApp

4 curtidas

Desde que atualizei pro Android 11 os apps começaram a sumir dos apps abertos do nada. Tipo, de tarde eu deixei o Gmail aberto pra me lembrar de ver o email agora, mas o celular decidiu que eu não precisava mais dele e fechou o app, tirando ele da multitarefa sem eu pedir :slight_smile:
extremamente irritante, eu só queria que o app que eu deixei aberto continuasse aberto

Mas o ponto da matéria não é esse. É que a Samsung estaria configurando o sistema para fechar apps que DEFINITIVAMENTE deveriam continuar abertos em segundo plano, como medidores de saúde e alertas de saúde pública.

1 curtida

Me veio uma questão aqui: Será que o sistema otimizado da Samsung poderia fechar alarmes de terremoto e tsunamis nos países onde existem este tipo de alerta?! (Tipo, se isto for feito por meio de um app também, né)

Mas, neste caso, cabe ao desenvolvedor melhorar o App. O Google Messages, por exemplo, pede permissão ao sistema ignorar a otimização de bateria em segundo plano.

Apps q necessitem realmente do segundo plano precisam fazer o mesmo e solicitar o sistema essa permissão que existe assim como a de localização, armazenamento etc.

4 curtidas

Não funciona bem assim. Se o app é “comportado” e não fica fazendo acessos frequentes aos dados móveis nem consumindo muita atividade de CPU enquanto estiver em segundo plano, além de ser um app frequentemente utilizado pelo usuário, mais vale deixá-lo carregado em memória do que fazer repetidos acessos à Nand Flash para carregá-lo de volta. Um gerenciamento inteligente de memória é capaz de identificar essas características nos apps.

Assim que peguei um aparelho novo, fiz o teste de bateria com os apps. Todos sem restrição, depois todos sem execução em segundo plano e por fim, todos que só podem funcionar quando abertos.
A diferença é muito grande. Chego a ganhar mais de 3 horas só por não abrir.

O Android “puro” possui vários mecanismos e APIs bem definidas que informam aos apps quando precisam ser fechados ou quando o aparelho entrou em modo de repouso ou economia de bateria, permitindo que se adequem conforme necessário. Esses mesmos mecanismos também permitem um app sinalizar para o sistema quando precisam continuar funcionando para designar sua função (por exemplo, um monitor de atividade física ou app de streaming de música).

Como nem tudo são flores, várias fabricantes implementam recursos de economia de energia proprietários, sem uma API definida e que na maior parte dos casos simplesmente saem matando o app sem nem dar chance do mesmo salvar o seu estado para que volte de onde parou quando for executado novamente. Resultado, o app não funciona corretamente e a corda sempre arrebenta no lado mais fraco, com o usuário reclamando para o desenvolvedor do app ao invés de reclamar para a fabricante do aparelho.

A missão do Don’t Kill My App é justamente essa, mostrar as fabricantes que mais causam esse tipo de problema e quando possível, citar ajustes que possam ser feitos para que o aparelho se comporte como deveria. Não me surpreende a Samsung estar no topo, visto a customização gigantesca que fazem no Android, mexendo até onde não deveria ¯\_(ツ)_/¯

1 curtida

Daí eu me pergunto, para que 12GB de RAM?

1 curtida

Cara, ridículo foi isso que eles fizeram, você simplesmente não tem mais a opção de minimizar NADA, compromete totalmente a usabilidade do sistema, se eu tô em um vidro no YouTube por exemplo e entro no wpp por 1 min pra responder algo, ele já fecha o YouTube na hora, e eu perco o vídeo que tava, tendo todo retrabalho de abrir e ir procurar no histórico, é um saco (inclusive até atrapalha a bateria em certo sentido pq tem que processar tudo de novo), eu não consigo nem colocar um app em tela dividia sem que ele feche o app, é um inferno cara, se vou jogar um jogo, fodeu, já sei q N posso sair pra nada, se n fecha na hora, nunca vi nada tão inconveniente, imagina se no PC fosse assim por exemplo?, tu acha quw alguém já achar bom?, outra coisa, não dá pra mudar isso, na tirei a otimização do app, já entrei no modo desenvolvedor e alterei o limite, já fiz tudo, e ele não deixa, a única coisa que consegui fazer pra minimizar o problema, foi simplesmente desligar TODA otimização de bateria de apps em segundo plano, hibernação e hibernação profunda, o que é uma bosta, pois muitos apps que eu não quero, ficam abrindo, e a bateria tá bem pior que na versão anterior (mesmo mantendo a “otimização”), enfim, resumindo, foi uma bosta, eles têm é quw resolver isso, graças a Deus que arrependimento não mata, pq se matasse eu já tava enterrado dps dessa att

Até onde eu sei esse tipo de alerta não depende de apps, vem pela rede da operadora mesmo, como uma mensagem de operadora ou algo assim (aquelas que aparecem na tela do nada).

1 curtida

Irritante isso mesmo. Era o que eu mais detestava quando usava a MIUI, lá por 2017/2018. Na One UI 3.0, agora, se abro um página web no Edge, alterno para outro app (Gmail, por exemplo), ao voltar pro navegador, a página recarrega. Super frequente isso. Fora a perda de notificações na Mi Band 4, apesar do Mi Fit estar com todas as exceções configuradas no gerenciador de energia. Deveriam rever essa política tão agressiva. S10e aqui.

Não vejo melhorias nenhumas com estas atualizações da Samsung pois tenho1 Galaxy S20 e ele esquente de mais e a bateria não dura nada não sei que melhorias são estas pra e uma verdadeira porcaria

No meu aparelho todo mês a Samsung lista os apps não usados e me avisa que vai suspender. Eu acho isso ótimo. Suspendo os que não uso e desmarco os que uso.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.