Anatel testa sistema que mostra nome e motivo da ligação

O maior problema que eu passo hoje com ligações indesejadas não vem de 0800/0300, mas de números de celular comum que não sei se é um entregador, cobrança, vendas. Isso é o jeitinho que muitas empresas encontraram de não seguir as normas, usam números comuns, toda semana eu preciso tirar uns 30min pra bloquear dezenas de números e voltar a ficar livre de ligações por algum tempo. Não poder bloquear ligações de spam cadastradas nos app como WHOSCALL ou Truecaller automaticamente no iphone tb não ajuda.

6 Likes

Ouvi falar que não vai funcionar nas redes 2g e 3g, ou seja, clientes da Claro vão ficar sem o serviço, já que quase nenhum deles tem acesso ao VoLTE e VoNR.

2 Likes

Fabricante como a Multilaser também está incluída nessa mudança? Uso um aparelho deles.

Com base no que entendi sobre o STIR/SHAKEN, essa tecnologia opera de forma semelhante aos certificados SSL de validação avançada (EV).

Imagem

Empresas que adotarem a tecnologia terão um certificado digital para assinar digitalmente suas chamadas, parecido com os certificados usados em sites de bancos. Esses certificados são emitidos por uma autoridade certificadora para clientes qualificados, permitindo que grandes organizações, como bancos e governos, autentiquem suas chamadas por meio de assinaturas digitais.

O objetivo principal do STIR/SHAKEN não é impedir a realização de chamadas de spam e golpes, mas sim garantir aos usuários que uma chamada é realmente do número e da empresa indicados, prevenindo spoofing, de maneira mais ou menos parecida ao que vemos com os certificados SSL EV na internet.

1 Like

Quero ver mesmo no que vai dar isso. Deram a entender que aparelhos do Android 11 para cima vão ter o recurso, me faz achar que vai ser uma combinação de Play System Update com atualização do discador do Google (quem tem Samsung vai depender da Samsung, imagino)

A sua explicação foi, de longe, infinitamente melhor que o artigo, já que, em poucas palavras sintetizou a ideia. Inclusive, o pessoal que escreve deveria dedicar uma parte do texto para dar exemplos práticos de como um recurso funciona. Senão fica parecendo copiar e colar.

4 Likes

“Este novo recurso será de graça para o consumidor final.”

Confia. kkkkk

1 Like

Vai prevenir o spoifing de golpes, mas não o de spam. Tinham era de acabar com o spoofing na sua raiz.

1 Like

Vai depender do VoLTE? Se sim, quem é da Claro já era (a menos que a Anatel obrigue a Claro a atualizar seus protocolos de rede pra geral). Do contrário, voltaremos a depender do Trucaller.

1 Like

É uma boa ideia mas infelizmente estamos no Brasil

2 Likes

Já é um grande passo. Vai que lá na frente a gente possa ter a identificação do proprietário do número, baseado no CPF/CNPJ cadastrado na operadora, para identificação de toda e qualquer chamada.

1 Like

Qualquer tentativa de melhorar/minimizar essas tentativas de contato não solicitadas, é algo a ser elogiado.

100% das ligações de golpe, robo call, telemarketing e o escambal que recebo são de número de celular e do meu DDD, por isso se não estiver na minha agenda nem atendo mais.

se for assim, a ideia é boa, mas se não fiscalizar e restringir o emissor de certificados, vai cair no mesmo problema do https

Seria mesmo para prevenir spoofing e não as ligações em si, deixando mais fácil para o recebedor da chamada definir se é uma chamada genuína (do banco e não de um golpista, por exemplo) ou não.

Assim, chamadas de golpes e spam de números comuns deverão continuar, pelo menos num primeiro momento, pois o STIR/SHAKEN não será obrigatório. À medida que a tecnologia for se difundindo e os usuários forem aprendendo a identificar as ligações verificadas, as ligações indesejadas devem diminuir.

(Empresas que não aderirem aos protocolos deverão continuar usando o prefixo 0303).

A emissão de um certificado EV é muito mais burocrática (e cara) do que um certificado comum, são poucas empresas que emitem esse tipo de certificado…

1 Like

Isso ajuda bastante, diminui o risco

Kkkkk mas se tratando de Anatel, operadoras e o relaxo do 0800, acho que precisa mais do que atual

Só que é um bom começo

Sem bloqueio de spofing elas não vão diminuir, só vou saber que é golpe na hora que me ligarem, mas vou continuar tendo de pegar o celular e ver quem está ligando.

Se houver um bloqueio do spofing, eu vou lá e bloqueio aquele numero que está me ligando, ou bloqueio o range inteiro de números e acabou a incomodação, mas enquanto puderem fazer spofing, as empresas tem números infinitos para te ligar.