Anatel também tem proposta para levar USB-C ao iPhone

1 curtida

Ainda está na fase de consulta pública, depois de UE e USA

4 curtidas

Não gosto de estado se metendo, mas dessa vez vou passar…

3 curtidas

Mais facil a Apple deixar de vender iPhone aqui do que fazer algo só porque a Anatel quer, isso só vai rolar se for implementado pela UE ou EUA.

2 curtidas

Mas é nisso que eles estão de olho, quando passar lá, vai obrigar a apple a vender aqui com essa entrada

3 curtidas

O que será que vai acontecer quando o iPhone 15 ou 16 vier sem nenhuma entrada?
Eu tenho certeza que depois do MagSafe o iPhone vai em algum momento abandonar as entradas; e ficar ainda mais impermeável e tals… O que vocês acham?

1 curtida

Eu acho que isso é igual câmera frontal sob a tela, talvez seja o futuro que tanta gente fala, mas no momento traria mais problemas do que solução.

6 curtidas

Eu adoro ver a Apple se lascando e sendo obrigada a usar o USB-C, já que acho ridículo essa fragmentação de conectores que ela mesmo faz…

Porém Imagine quando o USB-C se tornar obsoleto? Com cada país querendo adotar uma legislação diferente pra conectores, vai praticamente forçar as empresas a ficarem restritas nos limites atuais do USB.

3 curtidas

Usb-c esta sendo adotador por monte aparelhos celulares/notebooks simplesmente questao tempo virar novo padrao. Eu acho improvavel apple vai colocar usb-c por causa da Anatel fora politicos do nosso pais sempre atrasa coisas e trava para tudo.

1 curtida

Sera outro empurrao para mais gente ainda migrar para outras marcas. Eu prefiro migre logo para thunderbolt ira limitar demais uso acessorios alias ainda mantenho iPhone SE devido tamanho compacto.

Nao concordo politicos metendo quem pode vender o que. Porque quando pessoas estiver incomodado verdade vai deixar comprar.

Até parece que normas e regulamentos nunca são atualizados. Se a Anatel está abrindo consulta pública sobre USB-C, nada impede ela de abrir uma consulta sobre um suposto “USB-D” quando vier a existir. A Anatel, inclusive, foi constituída como agência reguladora justamente para poder ser mais ágil do que pelo processo legislativo.

E uma Apple, Samsung, Google, etc, tem dinheiro no banco pra pagar lobista se quiserem empurrar um conector novo daqui uns 10 anos.

4 curtidas

Fora que geralmente as grandes empresas tem representantes em reuniões que definem normas e regulamentos justamente pra poderem fazer valer seus interesses.

3 curtidas

A Apple é co-criadora do USB-C e uma das empresas que mais contribuiu com o desenvolvimento do padrão, foi a primeira a implementar em massa com os Macbooks.
A recusa de mudar no iPhone é simples: o drama que ela passou quando mudou do 40-pin pro lightning, em que as pessoas ficaram p**** por causa dos acessórios indo pro lixo.
Agora ela tem um bode expiatório pra todo esse problema: culpa do governo.

Na minha humilde suposição ela tava esse tempo todo esperando por essa “situação desconfortável” pra mudar.

2 curtidas

Essa justificativa é xula kkk.
O real motivo é que a Apple ganha royalties para cada dispositivo lighting que é vendido no mercado (não os piratas, óbvio). E ela não tira o lighting do iPhone justamente por ele ser o aparelho mais popular com maior quantidade de acessórios.

3 curtidas

Os royalties que ela cobra é na certificação, junto ao Lightning tem um hardware pra validar essa autenticidade de um produto deles, fato. Nada impede deles continuarem cobrando pra certificar os acessórios de qualquer forma.

1 curtida

Se eles tivessem incluído na caixa, talvez tivesse deslanchado. Eu não conheço ninguém que tenha carregador magsafe. Pra mim parece mais inconveniente do que inovação de verdade, mas aí vai de cada um né. Se não pegar eu duvido que a apple vá arriscar lançando um sem conexão com cabo.

Se fosse assim, já tinha deixado de vender, já que temos diferença em padrões de tomada, 3G, 4G, etc, etc.

3 curtidas

O que mais me preocupa nisso tudo é como fica quando o USB-C se tornar defasado. Vai depender de todos os governos autorizarem a criação de um novo padrão? Quero o fim do Lightning pra ontem, mas obrigar a empresa a mudar o projeto de um produto por lei abre precedente pra tanta coisa…

Imagina só se isso tivesse sido aprovado no passado, quando o Micro USB ainda era o padrão. Será que teríamos o USB-C hoje? Ou até mesmo o Lightning da Apple, que na época era sim melhor que outras soluções que existiam.

1 curtida

De acordo com o The Verge (USB-C will be mandatory for phones sold in the EU ‘by autumn 2024’ - The Verge):

Se você acredita ou não, são outros quinhentos.
Eu imagino que outros países que passem legislação similar também estejam pensando nos dispositivos legais necessários para dar margem para troca de padrão.

E como já disseram, as empresas possuem dinheiro o suficiente pro lobby.

1 curtida