Anatel quer internet fixa com 150 Mb/s de velocidade média até 2023

Originally published at: Anatel quer internet fixa com 150 Mb/s de velocidade média até 2023 – Telecomunicações – Tecnoblog

Anatel espera que velocidade média contratada de banda larga fixa no Brasil salte de 45 Mb/s para 150 Mb/s até 2023

3 curtidas

150Mb só é viável para quem possui aparelhos compatíveis. Isso não é uma realidade muito forte no Brasil.

Chegou Oi Fibra 200 Mbps na minha rua, mas não tive coragem de trocar. Tenho Vivo 50 Mbps, que funciona perfeitamente o dia inteiro, e só troco se demorar demais para chegar a fibra deles - há previsão de chegada em breve.

2 curtidas

Esperando anciosamente pela fibra da Oi, para dar uma mexida nos planos das operadoras locais, da minha cidade.

3 curtidas

Muito otimismo em um país onde o governo cobra 46,7% em impostos sobre telecomunicações e a agência reguladora impõe burocracia e dificulta concorrência.

Está perdendo a oportunidade de ter uma internet melhor e mais barata, pois o serviço é simplesmente impecável. E previsão de operadora pode esperar deitado, pode levar mais de ano pra chegar essa fibra da Vivo.

2 curtidas

Povo adora falar de download. Mas cadê uma das informações mais importantes que existem:

Qual é a porcaria da velocidade de UPLOAD ?

6 curtidas

Muitas vezes a tecnologia empregada dificulta ter bons uploads, xDSL e DOCSIS tem péssimo upload, e ainda são muito utilizadas no brasil, então até a claro abandonar o DOCSIS e migrar tudo pra fibra (acho que daqui uns 20 anos), vamos continuar com médias de upload muito baixas.

Um prazo muito curto para um país gigante ,com uma economia em crise e onde não há qualquer perspectiva de uma retomada realmente sólida. Resumindo: delírio da Anatel.

8 curtidas

depende da localidade. Na empresa em que meu pai trabalha, a cerca de 10 km daqui, a Oi Fibra dá problemas frequentemente. Preciso saber com as pessoas da minha rua como está a qualidade do serviço; se a Vivo demorar demais em sua jogada, aí troco para a Oi.

Ainda assim será arriscado, já que fui GVT e depois Vivo nos últimos 12 anos e nunca tive problema com o serviço.

1 curtida

Concordo, hoje upload pra mim é tão ou mais importante do que download. Infelizmente par metálico e cabo (DOCSIS 3.0) têm upload muito baixo, o jeito é aguardar a expansão da fibra, que consegue entregar até mesmo velocidades simétricas.

1 curtida

fibra gpon é assimétrica, 2,5Gb/1,25Gb por porta, provedores que vendem simétrico ou estão contando que os clientes não vão usar todo o upload ou estão deixando de vender um download mais alto, o mais sensato é venderem planos com proporção 2:1.

1 curtida

Muito raro eu ler alguma queixa contra a Oi fibra, mas pode acontecer de ser ruim em alguns locais, mas são casos pontuais. E você tem razão em consultar primeiro a opinião de quem já é cliente.

FTTH dá bem menos problema que conexão via fiação cobre, além de existir potencial de aumento de velocidade, enquanto xDSL da Vivo vai ficar eternamente nesses 50Mbps.

Esse negócio de previsão de operadora eu acho furada, eu também assinava Vivo xDSL e mudei porque os preços só aumentavam e diziam essa mesma história de que logo ia chegar fibra aqui, e nada até hoje.

Concordo que o padrão é 50%, apenas quis realçar o potencial da fibra óptica.

O sonho impossível

2 curtidas

Se o bolso permitir, é de assinar a Oi e manter a vivo por uns 2 meses, assim tem certeza da qualidade da internet da Oi antes de abandonar a Vivo.

1 curtida

Legal, mas e esse foco em internet fixa?
91% da população conectada via internet fixa? Eu esperava que eles passassem a focar mais na internet móvel que tem maior penetração.

Maior penetração e franquias pequenas de uso, hoje tu não consegue passar horas estudando por EAD numa internet móvel, em compensação uma fixa mesmo de baixa velocidade tu consegue.
E não te iludi que o 5g não vai mudar muito isso.

3 curtidas

Com a infraestrutura brasileira e a dispersão da população, me parece mais um sonho delirante.
Se eles tivessem dito só que queriam 91% da população brasileira conectada à internet, seria mais factível exatamente por não ter uma definição da modalidade.

4 curtidas

Bela piada.