Anatel propõe mudar regras de numeração de telefones

Originally published at: Anatel propõe mudar regras de numeração de telefones – Telecomunicações – Tecnoblog

Agência propõe extinção de números para dispositivos de Internet das Coisas, número fixo para banda larga e padronização para serviços de utilidade pública

1 curtida

Eu até hoje não consigo entender porque não utilizamos o primeiro dígito do DDD (o inútil “0”). Só com isso já teria matado a necessidade de 8 ou 9 dígitos. Os americanos se assustam quando vou passar meu telefone, já que lá os números têm apenas 7 dígitos. Rs

3 curtidas

Finalmente vão matar essa porcaria que é código pra operadoras… por mais que os telefones atuais já insiram esse código, não deixa de ser irritante.

Já fiz por acidente uma ligação com o código errado e paguei caríssimo.

E nem devem adotar… eu tbm acharia melhor se os DDDs fossem por cidade e não região, como já acontece nos nossos telefones fixos.

1 curtida

Mas o ddd fosse por cidade seria 5570 ddds…

2 curtidas

Nos telefones fixos são assim e às vezes até mais…

No caso daqui do meu é:

77 3451 ou 3452 (pré-fixo da cidade, ou quase um DDD) e os outros últimos dígitos seriam o número

mas telefones fixos estão em desuso, ainda mais com tanta banda larga por fibra sendo instalada.
no caso de celulares esse prefixo seria inútil, justamente pelo fator de mobilidade do celular.

1 curtida

Deveriam inserir uma obrigação: no ato de troca de CPF de um numero, o mesmo deverá ser excluído de todos os bancos de dados, pois quem nunca passou pelo inferno que é ficar recebendo ligação de cobrança do antigo dono. Tenho meu número há 5 anos e ainda recebo ligações atrás da possível antiga dona, um incomodo

5 curtidas

Os telefones fixo deveriam funcionar que nem os celulares quando se liga pro mesmo ddd, tudo deveria ser chamada local, e sem ter de colocar o ddd e código da operadora.
E sim, ainda uso telefone fixo vez ou outra pra resolver problemas de trabalho, a chamada não costuma cair, como acontece com o celular.

Na real se eles tivessem adotado, lá antigamente, mais códigos de área, ou criando ao longo do tempo novos códigos de área, como o colega falou acima, ser por cidade, por bairro, por quantidade de linhas, sei lá, não teria necessidade de tanto dígito.

Você tá certo que lá nos EUA são só 7 dígitos, mas o código de área é composto por 3 dígitos e existem mais códigos de área. O estado de São Paulo, por exemplo, vai de 11 a 19, são 9 códigos de área. O estado da Califórnia tem mais de 30 códigos de área. Só a CIDADE de Los Angeles tem uns 10 códigos de área. O mesmo ocorre em outros estados e cidades maiores.

Então, é muito comum quando alguém passa o número de telefone pra outra pessoa ela já passa com o código de área junto. O número de telefone fica, na prática, com 10 dígitos.

Edit: Não mencionei, mas lá existem regiões que são atentidas por dois códigos de área diferentes. Então, mesmo que você sabe exatamente de onde é o número da pessoa, não dá pra chutar qual o código de área.

4 curtidas

Não existe 0 no DDD, o ddd é composto por 2 dígitos e só, o zero é só um código que ia antes da operadora (não do DDD) e nem isso mais é necessário.

Realmente, nem dava pra prever que IoT ia consumir muitos números a toa quando adicionaram o prefixo 9…

Perderam a chance de abolir o DDD para telefones móveis: não faz sentido segregar os números de acordo com a cidade de compra ao mesmo tempo em que se falava em proibir o roaming nacional; isso também resolveria o problema de um uma região sempre demandar mais números do que outras, enquanto acabaram em SP e RJ, alguns DDDs teriam com números de sobra com 8 dígitos até hoje.

Se for analisar bem são uns 10 digitos

1 curtida

Vamos comparar:
USA: +1 (555) 555-1234
BRA: +55 (55) 5555-1234

Se tirar o código internacional fica igual.

1 curtida

Acho legal não precisar mais de codigo CSP porém melhor deixar os ddds como estão do que mudar tudo de novo

Alguem deu uma pesquisada no exemplo de Portugal que dantes tinha esse problema de nr com 8, 9, tinha o 0800 e por ai vai… Numa hora eles mudaram tudo em classificaçao de area como numeraçao telefonica, fax, ip entre outros unico nacional…

Como assim, são 10 dígitos. Tem o “Área Code” de três dígitos. Tem casos como em Houston TX que a cidade tem três Area Codes

Exatamente

Gente, de onde vcs tiraram que não precisa do “0” mais?? Ao menos para mim nenhuma ligação funciona se eu tirar esse número. Então, para mim, ele conta também.

Outra pessoa acima fez uma comparação retirando o quinto dígito, o “9”, do número para falar que é a mesma quantidade que nos EUA. Também não faz sentido.

Nós temos 99 códigos de área, e não usamos todos eles, só pegar os que estão sobrando e usar para IOT, aqui no sul temos 52, 56, 57,58 e 59 livres, olha quantos dispositivos IOT dá pra colocar ai.
São Paulo que talvez não tenha sobrando pega de outro estado.