Anatel propõe fim do Aice

A Anatel iniciou uma tomada pública para encerrar o Aice, o Telefone Popular, por baixa demanda.
Fonte: https://www.telesintese.com.br/com-baixa-demanda-anatel-propoe-fim-do-telefone-popular/

Eu nem sabia o que era Aice :neutral_face:

Vai tarde. Ninguém queria essa porcaria, as operadoras não queriam vender, e o público-alvo já tem celular (e desde ± 2017 os planos de celular tem voz ilimitada).

3 Likes

Obvio que tem baixa demanda, quem poderia se beneficiar de algo assim nunca ouviu falar do serviço.

Outro ponto sensível às concessionárias será a mudança no conceito de área local, que passará a coincidir com os limites da área de numeração. Na prática, significa que as empresas não precisarão manter tantos pontos de interconexão ou pontos de presença para interconexão. O conceito é semelhante ao que é aplicado na telefonia móvel.

Isso aqui também ajudou a matar a telefonia fixa, muitas vezes é mais barato ligar de um celular para a cidade vizinha do que do fixo, se tivessem mudado isso a 10 anos atrás o fixo tinha tido um folego a mais.

2 Likes

Hoje em dia até os planos de fixo são ilimitados, mas um fixo continua custando mais caro que um celular, então faz pouco sentido ter fixo pra pessoas comuns e normais. Tirando apego ao número ou alguma outra circunstância especial, melhor ter só um celular.

1 Like

As teles Brazucas e sua ganância mataram o telefone fixo como criaram o monstro do Whatsapp fazendo fortunas com SMS até não ter mais volta nem sendo grátis.

Mas telefone fixo já não faz sentido pra uso pessoal/residencial a uns bons anos, acho que ainda tem uma força no meio corporativo mais por costume, eu mesmo quando estou procurando número de algum tipo de estabelecimento no Google dou preferência pra número fixo, numero de celular não passa muito “profissionalismo”, além de que já cansei de ligar em várias empresas que só tem celular e o cidadão atende falando “alô”, povo não tem coragem de comprar um chip de 10 reais pra separar pessoal de profissional rsrs.

2 Likes

Não faz sentido pelo preço cobrado, eu pagaria tranquilamente 15 reais por mês para uma linha para fazer só ligações para fixo, especialmente sendo de uma operadora diferente do meu celular (melhor ainda se usar a rede de celular para me entregar essa linha telefônica), só pela garantia de uma redundância em uma urgência.
Ainda hoje tem muita coisa com ligação por 0800 e que não aceita chamada de celular, e para piorar é uma dificuldade de achar um numero alternativo para ligar nesse 0800.

1 Like

Pô mas ai você pegou pesado hein, 15 reais hoje não compra um hamburguer kkkk.

Acho que a maioria dos planos de internet fixa vem com uma linha “grátis”, pelo menos nas grandes operadoras.
Eu assino Oi Fibra na minha empresa e em casa e tenho uma linha fixa ilimitada em cada local, inclusive pra ligar pra celular e interurbano.
No trabalho uso a linha fixa pelo motivo que citei acima, em casa nem aparelho eu coloquei e nunca fez falta pois a anos já tenho ligação ilimitada no celular.

1 Like

15 reais por mês para operadora fornecer um serviço que praticamente não vai ser utilizado, usando uma infraestrutura com custos já amortizados pelos outros serviços fornecidos, seria um lucro extra para eles.

É, em combo com banda larga ainda sai barato até, mas aposto que metade do povo que tem nem pluga o telefone no ONU.
Tem a opção de contratar um VoIP também, mas francamente, tirando uso pra empresa, meh.

O que causou o fim da necessidade de telefones fixos foi justamente a ausência de evolução tecnológica desse tipo de produto. Os telefones celulares tiveram uma rápida e grande evolução nos últimos 20 anos que hoje fazem um serviço melhor do que os telefones fixos, como o suporte a videochamadas, o acesso a internet em velocidades elevadas, etc.
Sem contar a queda no uso das chamadas de voz proporcionada pelos apps de mensagens como o WhatsApp.
Atualmente, as teles tentam lucrar mais, mas entregam serviços ruins a preços elevados. A ganância do setor de telecom fez com que a TV Paga entrasse em declínio, apesar de o streaming se aproximar casa vez mais da TV Paga com planos com anúncios e restrições piores que as da TV Paga.

Há 10 anos, o Governo Federal lançou uma propaganda para divulgar o AICE. Passava direto na TV.

1 Like

A Oi já começou a remover os armários da antiga tecnologia de cobre da minha cidade. Antes, esses equipamentos estavam sem a tampa e com as peças todas destruídas por dentro. Agora, estão tirando de vez.

Aqui quem remove as coisas são os ladrões de cobre, a Oi eu nunca mais vi mexendo na rede.

1 Like

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.