Anatel multa usuários de TV Box e propõe regras para homologação do produto

1 curtida

Pelo visto as TVs Box não homologadas, que existem em um grande número no país, serão difíceis de serem multadas.

3 curtidas

Da forma que a ANATEL quer promover o controle não vai mudar em nada o cenário da pirataria. Uma saída a meu ver é fazer algo semelhante ao que acontece com os celulares e smartphones. Se o número único do aparelho não for de um fabricante homologado, apenas não funciona. Mas claro que isso ainda é bastante passível de ser burlado.

1 curtida

O celular apenas não acessa a rede móvel, mas ainda funciona normalmente. Como essas TV Box não tem rede movel, não faz diferença nenhuma.

2 curtidas

Po Anatel, tá precisando de dinheiro? Pega empréstimo, pô…

3 curtidas

para as pessoas, não vão dar em nada, tem que ter a denuncia e a multa é menos da metade do valor do produto. A pessoa que multada tem que ser muito inimiga de alguém.

Já os comerciantes, esses são os alvos, principalmente os comerciantes que são marketplace

Cara, é bem isso hahahahaha. Conheço história de gente com o aparelho que recebeu técnico de operadora em casa. O técnico olhou para a TV Box e disse “é igual a minha”.

kkkkkkkkkkkkk e multou?

Fez nada hahahahah

kkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkk

só serviu para saber quem é o inimigo da pessoa

Como eu disse: semelhante. Não tem como reproduzir o mesmo modelo de controle. A não ser que a ANATEL obrigue as empresas que comercializem TV Boxes homologadas no BR a fazer algum tipo de autenticação prévia pra validar a homologação antes de funcionar. Só que isso exigiria investimento da agência, adoção dos fabricantes e algum sistema unificado. Ou seja: no BR isso se vier a acontecer vai patinar em discussão por anos a fio. E não impactaria em nada o mercado da pirataria já que aparelhos não homologados e servidores que oferecem conteúdo pirata não seriam afetados de qualquer forma.

Resumindo: não existe uma solução fácil pro problema da ilegalidade. E a ANATEL está querendo “enxugar gelo” com as regras que quer propor.

3 curtidas

:sweat_smile:A minha maior dúvida é como fica as Chinesas, pois em bora não tenham a certificação Anatel, não tem nada de ilegal nos aparelhos, porém a Anatel pode simplesmente barrar tudo na alfândega simplesmente por não ter a certificação Anatel :man_shrugging:t2:

O aparelho em si não é proibido, mas os apps dentro da TV box sim, alguns apps dão acesso à TV paga on-line e de graça, além de filmes e séries de forma ilegal (pirataria).

1 curtida

Acredito que a Anatel deveria era conseguir fazer com que as operadoras cobrassem um preço justo pelo serviço de tv e internet, pois quem é paga o preço alto sempre é o consumidor final.
Impostos altíssimos, que geram preços ainda maiores e um serviço de péssima qualidade em quase todos os setores.

Pra fiscalizar o péssimo serviço a Anatel não dispõem de tanto esforço, realmente não entendo isso.

1 curtida

Mas a questão é… preço justo pra quem? Pro consumidor? Apenas suficiente pra quem produz o conteúdo? Pra operadora?

1 curtida

O dever da Anatel é fiscalizar os serviços, sobre o preço é de cada um, a Anatel só deveria entrar se fosse algum absurdo

3 curtidas

Ivanilton, vc sabe quanto custa para uma operadora somente o sinal de tv que ela te cobra 149,90?? Você realmente acha que pagamos um preço justo nos serviços de tv e internet?? A Anatel está aí pra fiscalizar que os preços sejam justos também, isso TB é da competência dela.

1 curtida

Preço justo para todos, afinal a corda não pode se arrebentar só do nosso lado consumidor.

Unica fiscalização possivel é em cima dos serviços piratas e não das tvbox, teriam de identificar o ip do servidor pirata e intimar o provedor de internet a indicar todos os clientes que acessem aquele IP.

1 curtida

onde ela me cobra 149,90?

de internet fixa sim, de mobile penso deveria ter mais franquia, o valor não.

de TV teria que ver os planos

nisso está sendo somente o que ela paga para dona do canal, ou está levando em conta a infraestrutura também? e quanto é?