Leão com Amazon e Mercado Livre
Gatinhos com Casas Bahia, Americanas, Multilaser e outras.
Um bando de parasitas da milícia estatal tirando fotinha fazendo pose como se tivessem livrado a população de algum perigo.
Enquanto isso, é melhor o pobre pagar a taxa pro CV, senão fica sem internet.
Aoooo Anatoa, livrando o brasileiro dos perigosos celulares da Xiaomi
Se tá vendendo é porque a Receita Federal está facilitando na fiscalização fronteiriça.
Não é função nem obrigação das empresas privadas terceirizarem a fiscalização federal!
Então se eu comprar um aparelho no Brasil, viajar pra outro país com ele, estarei exposto a esses “perigos” por que lá esse aparelho não é homologado e vice versa? Ah, por favor né. Até parece que se eu comprar um Apple ou Samsung na África do Sul, o aparelho vai explodir quando eu pisar no Brasil por não ter o selinho da bonita Anatel. Isso é desculpa pra abocanhar mais do nosso suado dinheiro.
Exatamente. Porque não atuam junto com as forças de segurança para combater esse tipo de domínio? Não faz muito tempo que empresas de internet estavam sendo atacadas. Será que o impedimento dos brasileiros ao acesso à uma rede de internet/telefonia ou o domínio/monopólio desses provedores por facções em algumas regiões não levantam preocupações por parte da Anatel sobre a segurança e liberdade de acesso da população? Tem locais no Brasil onde para uma empresa de internet adentrar no bairro com sua infra de rede, tem que pagar uma boa “taxa” à facção que domina o local.
Enquanto isso, muitos brasileiros sofrem (principalmente idosos e pessoas analfabetas) com ligações diárias sob risco de cair em um golpe, e isso é um problema que acontecem há anos e nunca vemos uma atuação que de fato faça efeito pra grande massa de pessoas. Mas o perigo nacional mesmo pelo visto é o celular Xiaomi importado que funciona como qualquer outro nacional, mas não tem o selinho da tal agência, oferecendo “riscos”. Meu ovo, viu
Multilaser já teve deposito lacrado pela Anatel.
Americanas e casas bahia acho que não tem armazém para terceiros, os envios são direto dos vendedores do marketplace.
Engraçado é que não vemos notícias desses aparelhos causando isso. Já que eles podem fazer isso, e estão aos montes por aí, a probabilidade de isso acontecer seria maior, não?
Ao contrário, o que mais vejo é notícia de aparelho homologado pela Anatel explodir.
A Anatel explica que produtos que não passaram pelo processo de homologação da agência representam riscos ao consumidor, como incidentes de superaquecimento, explosões, incêndios, vazamentos tóxicos, interferências no sinal e falhas de cibersegurança e privacidade.
O produto tem 500 homologações de agencias sérias pelo mundo, mas não pagou o suborno pra Anatel então vai explodir… é cada uma!
E sabe o que é engraçado? Na aviação onde a segurança é levada 1000 vezes mais a sério, a ANAC aceita homologação da FAA no caso de aviões da Boeing e da EASA no caso da Airbus. As agências americanas e europeias também aceitam homologação da ANAC no caso da Embraer. Mas eletrônico não, tem que ter o selinho da Anatel. Ser homologado nas agências americana, chinesa, europeia, japonesa e coreana não serve.
E não querendo meter política no meio, mas já metendo, o governo anterior tinha simplificado o processo de homologação e não duvido que iria começar a aceitar homologações do exterior em breve. Esse só quer saber de arrecadar, arrecadar, arrecadar..
Deixaram para apreender depois que os impostos foram pagos.
Como digo toda vez que esse assunto aparece: é só dizer que quer arrecadar mais imposto, é cara de pau mas é honesto. Ninguém compra essa historinha de “aimeldels vai isprudi se num tiveh çelu anateu” quando o raio do aparelho tem homologação em quatro continentes diferentes.
Se for por probabilidade, “o aparelho pode explodir”, então vão ter que lacrar também aparelhos homologados. Toda vez que houve casos de aparelho explodindo no Brasil, que eu lembre, foram apenas marcas homologadas (Samsung e Motorola).
Minha birra com essa agência é essa hipocrisia, essas desculpas esfarrapadas. Fala logo que tá apreendendo porque não pagou imposto, agora ficar detonando a qualidade dos produtos que são homologados lá fora…
Homologação da Anatel é de graça tem vários anos.
Anatel != Inmetro
Quem é responsável pela segurança do produto é o Inmetro, Anatel apenas atesta que aquele produto é compatível e não danoso a comunicação geral.
Inmetro não tem nada a ver com certificação de baterias ou carregadores, até aonde eu sei.
Tudo que vai em uma tomada precisa de Inmetro. Carregadores especificamente também precisam de Anatel. Porém eu não lembro se com a certificação da Anatel a do Inmetro é dispensada.
Acho que eu nunca vi logo do Inmetro em carregador, essa exigência pra coisas USB parece ser recente.
Mas de qualquer forma, imagino que dê pra usar os mesmos ensaios pra ambos, já que os requisitos de carregadores da Anatel são praticamente todos sobre segurança elétrica.
Mas o processo é bem custoso. Tem q pagar laboratórios especializados pra submeter a homologação