Anatel homologa modem de internet 5G fixa que Claro deve usar

O bom de ter mesh é poder coloca o modem num lugar de melhor sinal e usar um repetidor mesh para colocar o wifi melhor distribuído no ambiente, o que muitas vezes não é o mesmo lugar para as 2 coisas.

Será que a legislação Brasileira permite vender planos de internet fixa atrelados a somente a rede 5g? ou seja, não poderia comprar um plano ilimitado de 5g e usar no 4g, onde a rede daria gargalo mais facilmente.

Um dos focos do 5G é Internet fixa por 5G, então pode esperar que vão oferecer isso logo logo, porque com o 5G Puro, a última milha da fibra, ou cabo, hipoteticamente pode ser trocado por enlace 5G.

Também vejo assim, com o 5G assumindo o lugar dos cabos e fibras.

Com o wi-fi 6, nem cabeamento de rede interna será necessário.

Não vejo a hora de me livrar dos cabos…

1 curtida

5G que ainda engatinha no país. O modem da ZTE parece ser muito bom, o porém fica para o serviço fornecido pela Claro que é terrível, pelo menos aqui no Recife e região metropolitana. Em muitos lugares o sinal é instável. O 5G aparece vez ou outra, agora o H+ aparece com força quase que o tempo todo. A Claro é uma operadora de M3RD4.

Acho que é questão de tempo.

As operadoras vão querer esse mercado, tirando os pequenos da concorrência.

Quem viver,verá!

1 curtida

Certeza que permite, a claro vende isso há anos, não valia quando era 4G, com franquia ainda, vejo que era necessidade

Já com o 5G, entra a estabilidade e diminui a latência.

Essa franquia de dados de 20GB não aguenta nem dois filmes e um acesso mensal normal

Muitas pessoas com fé que as operadoras brasileiras vão ofertar planos que permitem 5G residencial por aqui. Sendo que há anos que mau oferecem acima de 120gb de franquia.
Queria registrar aqui minha descrença de que teremos planos ilimitados no Brasil até pelo menos o 7G

2 curtidas

Velocidade obviamente tem (consegui 1,1 Gbps aqui em Macapá), a questão toda sempre vai ser franquia (puxei 1,3GB da minha franquia nesse teste de menos de 1 minuto).

Eu acompanhei a internet desde o Provedor Mandic, época da discada a 56,4 kbps que era um sonho de consumo.

Os comuns mortais voavam a 28,2 kbps.

Dowload maravilhosos de 3,6 kbps de madrugada (cobrança de 1 pulso por ligação, das 0:00 às 6:00hs).

Me lembro quando um colega da área da informática levou um print de tela a espantosos 7,6 kbps.
Inimaginável, um dowload desses.

Comprei a carta da Telerj para ter o meu primeiro celular (pagava quando ligava e quando recebia).

Carregava uma bateria de reserva, para aguentar o tranco do dia.

Aí veio a privatização e temos o que temos hoje.

É o melhor dos mundos?

Não, com certeza. Mas poucos aqui, possivelmente, nem conseguem imaginar o que relatei.

E é fruto da pura verdade, situações que vivi e vivenciei.

Início do celular: comprava pacotes de 100min/mês, só voz. Não havia tráfego de dados no celular, ainda.

Hoje quase tudo liberado, na voz.

Com tanta banda de transferência não vai demorar para perceberem que limitar dados é perder clientes.

Continuo a dizer: Quem viver, verá!
.

3 curtidas

Eu consigo imaginar. Eu vivi isso. Quantas madrugadas eu perdi nos finais de semana. Quantas surras não tomei por ligar o computador de noite. Era uma época jurássica pra usar a internet primitiva. Não tenho saudade nenhuma dessa época mas era o que tinha.

Os mais novos nem imaginam. Por isso creio ser uma questão de tempo, para o domínio maior do 5 e 6G.

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.