Anatel divulga melhores e piores operadoras de internet fixa

Originally published at: Anatel divulga melhores e piores operadoras de internet fixa – Telecomunicações – Tecnoblog

Em pesquisa de satisfação respondida por consumidores, operadoras regionais tiveram melhor colocação que Claro (NET), Vivo e Oi

Super satisfeito com o serviço FTTH de uma operadora local.

Essa é uma matéria ótima para um desenvolvimento mais aprofundado. Atualmente eu estou com a Claro, antiga Net. A internet de casa está PÉSSIMA e por mais que eu ja tenha ligado anteriormente, fica bom por uns dias e depois volta para a forma como estava antes.

Aida não cancelei ainda, porque minha mão assisti TV aberta e alguns canis que temos liberados no pacote, mas ela ainda passa a maior parte do tempo vendo streaming. O pacote de hoje inclui TV por assinatura, telefone fixo (o que só serve para empresas ligarem querendo vender alguma coisa ou procurando alguém que ninguem nunca conhece) e internet, que preciso confirmar para MB estamos pagando.

Não conhcia essa Unifique, que está em primeiro em todas as listas. Podem dividir opiniões e de qual cia vocês usam o serviço?

Fico muito satisfeito em ver como as operadoras locais revolucionaram a prestação do serviço no interior do país, superando as grandes operadoras justamente por oferecer serviço e suporte infinitamente superiores e trazendo essas cidades para uma realidade que até então só existiam nas capitais.

Faço parte de um provedor local no interior de São Paulo há 4 anos, e é muito satisfatório ver como conquistamos a confiança dos clientes na região que atuamos e como temos crescido. Estamos nos preparando para um segundo upgrade de velocidade dos nossos planos, onde o menor plano oferecido será o de 100mbps e o maior de 500mbps.

Curioso é que o nosso principal concorrente também é uma outra operadora local, que tem área de atuação semelhante; enquanto isso NET vem perdendo cada vez mais clientes e a Vivo Fibra tem enfrentado dificuldades para reconquistar os clientes.

2 curtidas

Acho muito engraçado o movimento contrário que tem ocorrido na minha cidade.
A operadora de fibra local é péssima, suporte horrível, planos caros e não atualizam planos antigos (o cliente fica com uma velocidade até 1/3 mais baixa que o valor atual do plano, desconsiderando qualquer promoção) a não ser que se assine um novo contrato de fidelidade.
Enquanto isso, a Claro entrou com FTTH e tem uma conexão extremamente mais estável que a local.

Aqui no interior de SP (Bebedouro-SP) temos vários provedores locais. Estou utilizando um que trás a fibra até dentro de casa, e não tenho do que reclamar, inclusive do atendimento que é muito bom.
Estou pagando 99,99 por 100/100MB.

A Copel que ficou em segundo lugar é Estatal. Pro pessoal que adora falar mal de empresa do Governo aprendam que só basta tem gente competente no comando que a coisa funciona bem.

5 curtidas

Como é que funciona o processo de upgrade dos planos? Vocês compram um baita link de sei lá quantos Gbps normal ou compram dentro do PTT? Como é que funciona os cálculos pra saber se vale a pena ou não aumentar o link de vocês pra não correr o risco de aumentar e não ter aumento nas vendas?

Eu acho legal essa parada de provedor, aí veio esse monte de curiosidades à mente. :grin:

Estou satisfeito com o serviço de fibra da minha operadora local. Mas deu vontade de me mudar para Santa Catarina só para ser cliente dessa Unifique :rofl:

Tenho dificuldade para entender como as grandes operadoras, teoricamente com muito mais capital e uma capacidade de investimento muito maior, não conseguiram durante anos atingir a qualidade do serviço que hoje em dia é prestado por essas operadoras tidas como “pequenas”.

Nós temos os monitoramentos dos links para saber como está o consumo em cada um deles, também foi preciso estruturar muito bom a nossa rede de CDNs (Facebook, Google, Netflix e etc) para diminuir a quantidade de banda utilizada destes links que conectam a gente no PTT.

Também foi necessário uma troca dos roteadores utilizados para autenticação PPPoE dos clientes, devido a carga de processamento que é previsto que vai aumentar, tanto que esses planos novos serão disponibilizados nas cidades conforme forem trocados estes roteadores.

A questão do aumento de velocidade em si não gera muito impacto na rede, pois a maior parte das pessoas contrata uma banda muito superior ao que vai utilizar. Acredito que o principal fator para justificar o aumento de banda é mesmo a concorrência.

Hoje o cliente quer “ostentar” a velocidade que tem contratada no teste de velocidade no celular, se o concorrente oferecer mais pelo mesmo preço ele acaba mudando de provedor.

1 curtida

É a escala. Em escalas muito grande, como a da Vivo você perde o controle de qualidade, principalmente pelas equipes de suporte que normalmente são terceirizadas. Na empresa em que trabalho somos 120 funcionários, é muito mais fácil cobrar e estabelecer um padrão de qualidade a ser seguido.

Amigo, sou do Rio e recentemente entrei para net (claro). Em princípio o sinal ficava ruim sempre ao final da tarde. Primeiro trocaram o roteador e depois trocaram os cabos, mas aqui o funcionário se mostrou muito disposto a ajudar, inclusive fiz contato com ele via zap e combinava as visitas sem precisar reagendada nada … resumindo após colocar um roteador da T-link novo acoplado via cabo ao módem da Motorola (péssimo de sinal Wi-Fi ) minha internet normalizou que está boa após a troca do cabo , mas tinha problemas na Wi-Fi ficou Beleza … caso na sua região eles não tenha essa política , faça a denúncia na ANATEL pq comigo já tive problemas com a Claro no plano de dados e na pressão da agência reguladora eles resolveram e ainda me deram um bônus …

Pô, brigadão mesmo por explicar como funciona o negócio. :grin:

Uma rara exceção à regra.

De modo geral, as estatais prestam um serviço de nível subsaariano.

Toda regra tem sua exceção. O fato da Copel atuar apenas regionalmente contribui bastante, se fosse uma operadora nacional talvez a realidade fosse bem diferente. E a Oi teve muita interferência política no governo Lula, o mais próximo de estatal entre as operadoras, e hoje vemos o resultado nefasto.

2 curtidas

Ah, como eu queria que tivesse a Copel no meu endereço… :expressionless:

Pena as pequenas não entrarem nas capitais, com certeza por conta de favores dos políticos. Caso contrário se as pequenas operadoras de banda larga pudessem entrar em concorrência com as grandes e porcarias operadoras, não tenho dúvida que o jogo ia mudar. Ninguém aguenta mais esse atendimento porco e serviços de péssima qualidade e caros, dessas operadoras já conhecidas como oi, vivo, claro.
Se o governo realmente quiser um aumento no nível da banda larga vai ter que liberar as menores nós contros urbanos. Mas aí estamos falando de muito dinheiro e lobby. Acho que ficará pra outra encarnação.

Elas não entram nas capitais devido ao custo proibitivo dos postes e da quantidade de regras.