Anatel barra Flipper Zero, o "Tamagotchi" de US$ 200 que clona NFC

1 curtida

Agência considera que aparelho poderia ser usado em crimes

Ainda bem que foram cometidos um total de 0 crimes com uso de computador/celular/tablet né Anatel

4 curtidas

Ela acredita que o Flipper Zero seria importante para verificar a segurança de sistemas e corrigir vulnerabilidades

Esses caras da EFF devem ter bebido água da privada, só pode. Acham mesmo que a turma vai usar o gadget só pro seu propósito original, né? Podem até lá na frente melhorar a segurança e blá, blá, blá… Só que os equipamentos atuais que serão alvo das vulnerabilidades dificilmente serão trocados, e se for, vai ser daqui uns 10 anos, que seja.

Existe a premissa #1 da TI: nunca subestime o usuário! Acham mesmo que vão ficar só fazendo testezinho na bancada de um laboratório, assim como quem vende um jammer acha que o aparelho vai ser usado apenas num presídio, e não num ataque de roubo de carga na estrada [1], pra roubo de veículos (no caso, os chapolins) [2], ou aquele cara que inventou uma boca artificial pra dar selinho na webcremosa [3]. Quanta ingenuidade, viu…

Podem achar o contrário, mas essa decisão da Anatel foi bem acertada.

Deviam proibir a faca também, já que serve pra abrir a barriga de um. O que ele faz já existe há muito tempo, se a sua empresa não usou os últimos 20 anos e não implementou um simples rolling key pra abrir o seu carro por exemplo, não tem o que fazer mesmo.

2 curtidas

Espero que a Anatel não descubra que dá pra fazer tudo isso e mais com o Arduino…

2 curtidas

Tudo que o Flipper faz já dava pra fazer com outros dispositivos, o que ele faz é simplesmente reunir tudo em um único dispositivo de maneira mais prática e também criar uma comunidade de usuários capazes de compartilhar códigos focados para esse dispositivo.

Barrar esse dispositivo não diminui as chances de fraude.

3 curtidas

Brasil sendo arcaico, nada de novo por aqui… Tecnologia ruim, tecnologia mau, tecnologia pode ser usada para crimes, mim não quer tecnologia!

Isso me lembra a história do PIX, que é algo bastante positivo para o cidadão, mas que agora estão impondo mais dificuldades na sua utilização por causa dos crimes. Sério, porque não prendem quem está fazendo PIX sequestro, por exemplo, ao invés de impor limites de PIX após certo horário?

As ruas do Brasil são perigosas, não saia com seu PIX na rua após às 20h…

3 curtidas

Uso um app que cria várias automações exttemamente úteis no dia-a-dia. Porém esse mesmo app pode ser usado pra coletar quase 100% do que acontece no aparelho de forma 100% stealth.

Imagina se eles descobrem🤡

Ah… pra que trancar o carro quando sai dele? É só prender quem está furtando carro ao invés de criar barreiras.

$200 em um STM32? Faço um melhor com um ESP-32 e alguns módulos. WIFI e Bluetooth o ESP já tem.

prender?! kkkkkkk vc sai de férias e quando retorna tem gente morando na sua casa, com a porta arrombada!!! Vc chama a polícia e o máximo q eles fazem é um boletim “não criminal” q vc deve usar pra requerer a reintegração de posse, q pasme, pode levar até 2 anos! Vai prender quem sequestra? Quem rouba? Nossa justiça cada dia nos ensina q devemos repensar nossos valores.

Absolutamente tudo que o Flipper faz é possível com leitores NFC pra computador (que são equipamentos legítimos e necessários em diversos usos legais) ou mesmo Software Defined Radios (que podem ser um pouco mais polémicos pela necessidade de licenças para operar em algumas frequências, mas são equipamentos perfeitamente legais)

Alguém realmente mal intencionado já tinha ferramentas para atacar essas tecnologias - até porque a maioria das coisas que o Flipper é capaz de atacar são vulnerabilidade antigas que já tem mitigação há muito tempo (como abrir carros ou portões que o controle tenha um código fixo, ou cartões NFC Mifare Classic… que é abertamente inseguro há uns… 13 anos)

O Flipper só botou tudo num pacote bonitinho e mais barato, atraindo mais gente.

1 curtida

alguem não falou pra eles que e tudo livre e vc pode comprar as partes e vc mesmo montar
o bom que um monte de alarme porcaria vai sumir do mercado

Tadinha da Anatel, não consegue cumprir uma só promessa que faz… Qual a diferença entre a Anatel e uma nota de 3 reais? - nenhuma…

Ué, é assim em países de primeiro mundo. Eu moro na Austrália e aqui muita gente raramente tranca a porta do carro ou de casa. Sim, tem criminalidade como em qualquer lugar do mundo, mas não o suficiente pra ser uma preocupação

A diferença é que aqui é Brasil. Os governos aqui só tem dois interesses: fazerem o povo de massa de manobra para lutarem entre si e roubar o povo.