Isso está cada dia mais comum, já passou da hora de todos os fabricantes de celular oferecerem a opção de desativar o 2G
Já que as fabricantes de celular não fazem por conta própria (essa opção existe no android 12 em diante mas as fabricantes ocultaram ela, tipo a própria Samsung), tá na hora da anatel obrigar os celulares a terem o opção por padrão de fabrica do 2g desligado, só ativa quem precisar dele).
Nos smartphones da Samsung com One UI 7 (Android 15) a opção de desativar o 2G tá disponível…
A questão é, porque esconderam essa opção por 3 anos?
E provavelmente não vem desativado o 2g de fabrica.
Também queria saber o porque dessa opção estar escondida.
Vem sim. Pelo menos no meu S23, após atualizar veio desligado, para ambos os chips…
Não está mais, na One UI 7 aparece.
Mas acho que o Google fez uma mudança na HAL do Android recentemente pra facilitar isso.
Ainda não atualizei o meu s23, pelo menos uma boa noticia da atualização da Samsung.
Anatoa fingindo que fez alguma coisa, agora vai voltar a encher o saco de vendedor de Xiaomi
Porque não desativam essa coisa inútil do 2G
Não resolve o problema. Você pode desativar o GSM no mundo todo, enquanto tiver aparelhos compatíveis com GSM e com o GSM ativo neles, a vulnerabilidade persiste.
Isso está se tornando comum. Aconteceu comigo no Shopping Rio Sul no (Rio de Janeiro) no sábado 17/05/25
Estava conectado a rede 5G SA da VIVO no Iphone e assim que pisei do lado de fora do Shopping para chamar um Uber, meu celular ficou sem sinal total nas duas operadoras que utilizo VIVO - CLARO, logo em seguida subiu rede 2G e recebi o SMS nos dois chips.
Aparentemente eles rodam um Jammer que derruba todas as frequências das operadoras e como celular busca rede de forma automatica, encontra a rede 2G falsa e conecta, uma vez que não precisa de autenticação.
Inclusive o que me chamou atenção foi aparecer “CLARO BR EDGE”, sendo que a Claro não tem rede EDGE no Rio, apenas GPRS. Aí eu me liguei que estava conectado em uma rede falsa. Há um apartamento bem ao lado do shopping.
Aqui ele veio ativado para permitir o 2G
Essa anacartel impedindo o povo de trabalhar… (contém ironia)
No Google Pixel, a opção de desativar o 2G também está disponível
Eu acho que a Claro não tem mais EDGE em lugar nenhum, faz uns 10 anos que só vejo GPRS.