Anatel apreende 26 mil carregadores de celular irregulares

Originally published at: Anatel apreende 26 mil carregadores de celular irregulares – Telecomunicações – Tecnoblog

Anatel conduz operações contra pirataria em São Paulo, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto; estoque tinha valor de R$ 340 mil

Para esse cabide de empregos, todo produto que não é homologado é ilegal ou pirata, mas bastou pagar o arrego e pronto, magicamente passa a ser legal.

Problema é que tu assume que todos os carregadores funcionem corretamente.
Mas sim, a homologação é importante, ela serve para evitar que alguns carregadores bomba sejam vendidos. Exemplo: um que minha tia comprou (e não era certificado em nada), quando eu testei, tava fornecendo 3v. TRÊS… fucking… volts… sendo que a tensão minima do USB é 4.5v…

2 curtidas

Vamos imaginar que um carregador homologado custe em média 90 reais e que as pessoas mais pobrezinhas não podem comprar e comprem apenas esses de 20 reais. O que fazer? Ficam sem? OK, a segurança é importante, mas acredito que a estatística desses acidentes sejam bem pequenas, até desconheço.

Justamente porque existe esse trabalho de homologação.

1 curtida

reductio ad absurdum… se tu tá falando carregador Apple, o que uma pessoa que não pode gastar 90 reais num carregador está fazendo com um telefone de 4000+? Sério… o argumento não se sustenta.
Agora, se tu tá falando de carregador normal, tem carregador honesto certificado de 20~30 reais… de empresa grande. (Tudo bem que é 5v e 2.1A)

Pensa no seguinte: Tu compra um carregador de 20 reais e ele estraga o celular… valeu economizar 5-10 reais? Se a tua resposta foi sim, meus parabéns…
Pagar um pouco a mais em um certificado tendo a certeza que ele deverá funcionar de forma adequada é ruim? Vamos supor que tu compre um carregador não certificado e ele não queime o celular, mas simplesmente não funcione. Se tu morar perto, beleza. Mas e para voltar e trocar? Vai uma passagem de ida e volta para trocar. O que tu poderia ter economizado comprando um mais simples e certificado. Se tu simplesmente compra outro, já saiu mais caro que um multilaser colorido que é bem decente. (consegui puxar 2.1A deles, só que eles esquentam um pouco…)
E quanto à garantia, a Multilaser oferece via site/twitter/facebook/telefone/email. Já tive problema com um leitor de cartão de memória deles que fedia queimado… eles só me pediram para detonar o USB e me mandaram outro sem custo algum…

Se tu quer o modelo, é esse:

1 curtida

A Anatel encrenca mesmo com produtos que são homologados por órgãos de outro países, como o FCC americano e o CE europeu. E homologa acessórios de Multilaser, Elgin, Positivo e afins que costumam ser de baixa qualidade. Dá a impressão que a agência está mais preocupada com a cobrança de taxas do que com a segurança do consumidor.

São certificações diferentes, em locais diferentes que não tem validade mundial. Ou seja, eles apesar de serem validados lá fora, não tem certificado com validade nacional. Teria de ver o que foi apreendido para falar… porque eu não sei quais marcas foram.

Os carregadores da multilaser não são de baixa qualidade, e sim mais simples e bem honesto. O que é BEM diferente…

Eu confio que eles façam um trabalho decente, apesar de redundante. E como eu não pago a taxa na integralidade e tenho a certeza que terei um produto que funciona e com garantia, não me preocupo tanto…

Entendi. Não sabia que esses carregadores da Multilaser eram bons. Os 90 reais que sugeri foi porque achei mesmo que a média era essa. Não foi uma redução ao absurdo.

Estou falando da estatística do povo utilizando todos os carregadores. Acredito que em mais de 70% dos casos a pessoa usa um não certificado, porque é mais barato.

Eles são bons no sentido de honestos. Fornecem 5V@2.1A sem problemas (fora aquecer um tanto, mas é normal) e sem sair das especificações.
Mas tem de levar em conta que não são QC.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.