Anatel amplia 0303 e ameaça bloquear empresas que ligam demais

cobradores e propagandas que me ligam sempre usam números de celular. inclusive, o filtro da samsung não pega muito desses números. números que começam com 0303 são a exceção.

8 Likes

Falando sobre o tema, @thassius onde posso denunciar essas empresas que usam o numero de celular de outras pessoas sem que elas saibam pra cobrar clientes? Tem acontecido muito comigo, quando abro o numero que me liga cobrando o dia todo no whats, é uma pessoa que nao tem nada a ver e nem sabe do uso do seu numero.

1 Like

Nunca recebi uma única ligação de 0303, essa é mais uma medida da anatel pra enxugar gelo.

3 Likes

pior que nenhum filtro pega esses números de telefone, comigo passa todos, todo dia um novo.

Pior que não, sabia?

Eu recebo bastante ligação de 0303, esse prefixo me ajuda a negar a chamada sem medo de que seja algo importante.

O que vem ocorrendo é o spoofing com o 0303. Estão usando uns números loucos, tipo: 0303 1234 5678 (número gigante) e isso passa pelo filtro de SPAM da Samsung.

Já deveriam ter bloqueado há muito tempo. E o pior de tudo são empresas que ligam perguntando por pessoas que não existem… certamente alguém que deu um número aleatório e acabou sendo o meu… e as empresas não atualizam o cadastro e o ciclo se repete…

10mil/dia?!?! Q puta limite gigante é este?!?!

Aqui eu recebo de 50 a 100 ligações POR DIA, todos os dias!!! Ainda bem q tem recurso de bloquear ligações de quem n tá na minha lista de contatos.

E são todos números com DDD local, mas informa q a origem é “Brasil” e não a cidade correta. É um absurdo isto.

Já deixei um dia desbloqueado e atendia tudo pra saber o q era:
maioria foram golpes e o resto dividido entre bancos oferecendo empréstimo/cartão e operadora oferecendo internet/linha telefônica/tv

Tb n recebo nenhum 0303, todas as chamadas são números normais e com DDD “locais” da região.

Pô bati mó papo legal com o Teco, bot do tecnoblog. Ele responde sobre assuntos da matéria e podemos ir muito além. kkkkkkkk

1 Like

Mudei de número foi a solução, pior que as empresas ligam pro número novo me procurando e digo que não sou eu.

Tem época que eu recebo uma enxurrada de ligações que furam o filtro da Samsung. Nesses casos, o que eu sempre faço é verificar no site da ABR Telecom e no Qual Empresa Me Ligou.

Às vezes eles usam operadora VoIP, e nesse caso vale abrir uma reclamação no Reclame Aqui, e a operadora bloqueia ligações para seu número. Já fiz isso com duas e funciona por uns dias, pois eles migram para as tradicionais Claro, Tim e Vivo, e aí não tem como fugir.

Um outro problema é o spoofing, hoje mesmo recebi uma ligação com mesmo número e DDD do Banco do Brasil, informando compra no valor de 2 mil e tantos reais (sendo que meu saldo deve ser uns 50 reais e nem cartão válido eu tenho). De vez em quando recebo do Nubank também, mas tudo golpe, já que o roxinho avisa de compras suspeitas pelo app.

Se não me engano estavam querendo aprovar uma lei que pra ligarem pra um numero precisaria-se verificar se o CPF no sistema da empresa é o mesmo do número de celular. Não sei se foi pra frente.

3 Likes

Apesar de alguns problemas a Anatel têm ajudado muito os consumidores. Excelente negócio esse do código e também a proibição daquela ligações de verificação.

Se você abrem um chamado contra uma operadora de telecom a empresa rapidamente resolve.

Teve uma época aí que estavam em conluio para impor franquia email internet fixa. Ainda bem que os Anonymous deram um jeito.

Mas diante tudo a Anatel é um importante órgão que controle essas empresas abusivas.

Tem acontecido muito comigo, quando abro o numero que me liga cobrando o dia todo no whats, é uma pessoa que nao tem nada a ver e nem sabe do uso do seu numero.

Deve ser de banco tenta descobrir qual e a empresa e procurar o procon se for banco tentar correr atras do banco central e o não me perturbe.

Não faça isso! Quando tu atendes, teu número é “esquentado” na base de dados dos call centers e aí mesmo é que eles passam a te ligar sempre.

Simplesmente não atenda e bloqueie.

Minha lista de bloqueio passa das centenas. É literalmente enxugar gelo. Essas medidas não funcionam como deveria

Sabe como é brasileiro, chamaria um amigo ou familiar para cadastrar o número e estaria resolvido. Ninguém usaria mais chip no próprio CPF. kkkkkkkkk

1 Like

Ai as empresas começam a colocar nas analises de crédito que tu precisa informar um numero no teu CPF ou vai ser negado.

Seria o correto a se fazer por parte da empresa.