Análise de câmeras/fotografia mobile, pelo Tecnoblog

Os reviews e análises do #tb são de excelente qualidade. Porem algo que sinto falta é de reviews e análises de câmeras mobile detalhados, seguindo sempre uma mesma lógica e padrão, para que no cumulativo o leitor (ou expectador do YouTube), possa ter uma noção de evolução e linha do tempo.

Esse conteúdo não tem a premissa de substituir ou alterar o review padrão. Seria realmente um acréscimo, para quem curte fotografia mobile, ter um conteúdo de alta qualidade com o nosso estilo e idioma.

Gostaria de saber a opinião de vocês da comunidade e se tiverem mais sugestões, compartilhem aí em baixo.

5 curtidas

É uma idéia bem interessante.

Tu fala tipo os métodos do dpreview, por exemplo?

1 curtida

Deixo em aberto, porque vai depender muito de qual vai ser o storytelling. A minha ideia foi mais no sentido de criar algo brasileiro e não uma cópia do que se faz lá fora.

Mas no que tange parâmetros de comparação das fotografias, os elementos precisam ser replicáveis, para que não se perca o referencial, independente do modelo de aparelho.

Algo que acho que funcionaria bem, é ter uma seção no site onde o leitor poderia visitar e escolher dentre os modelos disponíveis, e montar o seu comparativo lado a lado. É uma forma de usar todo essa banco de dados que será gerado.

No YouTube algo mais dinâmico é melhor para o entretenimento, já para o site, essa seção de comparação faz mais sentido. Quando for algum modelo que esteja no hype, vale uma matéria em texto detalhada.

Acho que o que você busca é o que o @barba mostra no canal dele do YouTube.

Sim, mas não. A parte do conhecimento sim, porém o formato seria diferente, mais para uma junção de texto, vídeo e compilação de dados buscáveis no site.

Nem sei se o barba teria tempo para produzir mais conteúdo, além do próprio e ainda gerenciar as outras tarefas em andamento.

A idéia é boa, mas sinto que entra num nicho bem específico, fugindo um pouco da alçada do TB que é descomplicar a tecnologia pro usuário leigo e intermediário.

Sem contar que montar um método e definir parâmetros para realização de tais testes comparativos exige uma produção e dedicação altas, para um retorno que não seja dos melhores.

2 curtidas

Tudo depende de como é apresentado ao leitor. Se for algo estilo DXOMARK, realmente foge bem da proposta do site.

Mas se você pega o que falei e veste com uma linguagem simples, atinge pessoas que não entendem nada de fotografia mobile e ajuda elas a fazer um melhor uso das tecnologias embarcadas nesses dispositivos.

Um exemplo prático do que falei sobre poder comparar fotografias, é o benefício do leitor ter parâmetro de quão melhor essa foto, no mesmo cenário, seria em um smartphone de categoria acima ou de categoria igual, mas de marca diferente. Não precisa ser uma super produção, basta ter parâmetros mínimos necessários para manter consistência.

Acho importante que as fotos mantenham coerência ao longo dos testes, para que no ano seguinte se possa perceber a evolução e servir de base de comparação. Para quem é leigo em tecnologia, um exemplo visual é mais didático.

1 curtida

Então, ai volta naquilo que eu disse antes, você teria que criar um protocolo para criar esse sistema comparativo, algo que envolve uma certa produção elaborada.

Ai esbarra também no problema do TB ter uma operação remota, ou seja, muito dos autores estão em locais diferentes e podem receber aparelhos que continuam linhas passadas mas que outros fizeram análise de outra forma.

Eu entendi o seu ponto, mas para que esse tipo de conteúdo saia do papel não pode ser “meia boca”, do contrário não ajuda ninguém a comparar corretamente os produtos. E fazer da maneira certa já parte para algo mais de nicho e complexidade técnica.

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.