Americanas e Submarino adotam medidas contra preços abusivos

Originally published at: Americanas e Submarino adotam medidas contra preços abusivos – Negócios – Tecnoblog

Em meio à pandemia de coronavírus, a B2W promete agir contra preços fora do normal no marketplace

Coisa burra… ficar controlando preço é o mesmo que controlar a temperatura que o termômetro mostra pra acabar com a febre. Preço é um indicador de algo que está acontecendo, assim como temperatura. Temperatura corporal é sinal de febre, preço alto é sinal de muita procura e pouca oferta.

Exemplo prático de como isso é prejudicial:

Farmácias de manipulação serão permitidas a produzir álcool gel. Com certeza ela não tem a mesma eficiência na produção do item que uma industria, assim o custo é bem maior. Impedir que os preços subam vai impedir que elas possam disponibilizar o material. A indústria não vai ter capacidade produtiva pra manter os estoques e não será viável que farmácias produzam. Sem contar que manter preços como estão vai gerar uso indiscriminado. Pessoas não vão economizar e não vão ir atrás de produtos substitutos. Fatalmente quem realmente precisar vai pagar muito mais caro no mercado paralelo de pessoas que, se aproveitando do preço baixo, vão comprar acima do necessário. Isso tudo vai fazer com que gente fique sem produto, pagando pouco ou não.

Isso aconteceu muito na época da greve dos caminhoneiros. Procon chegava a fechar postos que vendiam gasolina a R$6,00. Haviam cidadãos que, aproveitando o preço normal, compravam galões e galões, muitas vezes nem com intuito de vender, apenas armazenar para o caso da greve durasse muito tempo. Isso fez com que o combustível acabasse muito rapidamente. Quem não pode ir comprar na hora, tava implorando por um litro de gasolina no Facebook, pagando R$20,00 no litro as vezes. Se o Procon tivesse deixado o preço subir no posto, o primeiro cidadão não iria comprar indiscriminadamente e o segundo iria pagar muito menos pelo litro da gasolina.

E não pense que eu sou inocente e não sei que muitos sobem o preço pra ganhar mais não. Eu sei que a maioria faz pra isso mesmo. Porém essa atitude, mesmo que inconscientemente, contribui para que não falte produto no mercado.

1 curtida

Eu concordo em termos o negócio é gravar o nome do fornecedor e depois boicotar no fim da crise e tem mais, se for falar de preços abusivos né Apple, Samsung e cia kkkk.

Essas marketplaces estão fazendo isso mais pelo nome do que necessariamente pela ética (apesar de ter uma ética até certa parte). Porque uma coisa é um produto começar a faltar, outra coisa é causarem uma falta e inflacionarem o preço propositalmente. Exatamente isso que essas marketplaces estão combatendo, a inflação proposital, porque tem muito babaca achando que a “mão livre do mercado” vai fazer o cara lucrar em cima da falta de solidariedade.

Uma coisa muito, mas muito ruim (em especial nos ancaps) é a falta de solidariedade, não é momento de galera ser egoísta pensando no “ultra stonks”. Tem gente morrendo com a falta do devido cuidado, não dá pra brincar ou se enriquecer na miséria de muitos outros…

1 curtida

Vão fechar as lojas? rs…

E lá vamos nós de novo com essa história de controlar preços, desabastecimento durante o governo Sarney nos anos 80 mandou lembranças.

1 curtida

Solidariedade? Você não seria solidário nessa situação.

Pense o seguinte: você possui uma pequena farmácia de manipulação que perdeu seus clientes devido a crise. Vai sair fazendo álcool gel sem retorno (as vezes no prejuízo) só por solidariedade? Seria bem hipocrisia da sua parte dizer que sim.

Mas você certamente faria se pudesse vender por 2 ou 3 vezes o valor normal, já que isso salvaria o seu negócio.

Aproveita e diz pra companhias aéreas te boicotarem, já que você pode se aproveitar da situação e comprar passagem abaixo do preço de custo devido a queda da demanda.

Estamos em uma era que o retorno social agrega valor ao negócio. No momento pode ser uma forma de investimento que pode retornar em forte clientela.

E vamos lá, não estamos falando de pequenos produtores de álcool em gel, sim de gente que comprou estoques e estoques e quer faturar em cima da necessidade dos outros porque sim…

1 curtida

Mas quem garante que o álcool que subiram o preço é estoque atual? Outra, que sinal você vai dar pro “seu José farmacêutico” que ele pode produzir mais álcool, mesmo que o custo dele seja elevado se ele não vai poder vender o produto por um preço maior?

Sabe o que é engraçado? Não deixam de comprar produtos ou serviços que caem de valor devido a queda na demanda. Mas o contrário não pode né? Oferta vs demanda só quando me beneficia!

Amigo que você está falando? No Brasil temos um monopólio neste ramo que você citou, abaixou o preço das passagens com a inclusão de você pagar pela bagagem? Eu mesmo ontem fui totalmente contra ajudar este nicho, Metacapitalista não se deve ajudar.
Eles faturam bilhões investem fora e você defende está corja aff.

Que?? Passagens no mundo inteiro despencaram devido a baixa demanda. Não tem nada a ver com Brasil. Não seja um explorador, não se aproveite disso, faça questão de pagar o valor “correto”.

Eu não faço questão nenhuma de defender quem muito tem, estes caras choram e o governo ajuda abre as pernas, enquanto o pequeno e médio estão de portas fechadas, com contas para pagar e depois quem sobrevive.
Quem muito chora, tem muito, aprendi isto com a vida.
Quem sabe se um dia você passar por necessidade você muda, enquanto você na bolha nunca terá uma visão maior da realidade e quem são realmente os culpados.

2 curtidas

Quando os próprios produtores de álcool informam que não há nenhum perigo de falta de álcool, que os preços estão subindo por falta de distribuição, não tem porque aumentar. É galera tentando se aproveitar do terror e pânico da população.

Não sei qual sua orientação política/econômica, mas tem horas que a falta de bom senso impede de pensar, nem sempre livre mercado ou regulação total do mercado adianta, aí galera que tem como agir pra evitar a sacanagem porque sabe de uma coisa chamada marketing social vai agir, com ou sem interferência do governo.

Defender oligarquia é osso…

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.