AMD querendo fazer processadores ARM para desktop?

A AMD já desenvolve alguns ARM para servidores, o Opteron A1100 e agora segundo essa noticia, a AMD já estaria pronta para produzir chips ARM.

Será que agora teremos processadores ARM não soldado e de fácil upgrade como os x86? Ou será que os desktops seguiriam o mesmo modelo de processadores soldados na placa mãe?
Se eles (Intel e AMD) trouxerem os ARMs para o desktop, será que Windows ARM finalmente começará à funcionar direito? Com um desempenho bem decente? Nada tipo os SC8180XP que tem um desempenho parecido ao FX-6300… hahaha

Levando em conta que a AMD consegue fazer chips que rodam à 5GHz e consomem 150W, será que eles conseguiriam Socar todo esse consumo num ARM para fazer eles rodarem num clock muito mais alto ou muito mais cores? Afinal, é um desktop, até dá para ter um gasto de energia extra.

Pra mim o grande problema do ARM pra desktops ainda é que não se tem muitos aplicativos que rodem direito na arquitetura.
E se for pra usar um Wine ou similar a experiência começa a ficar comprometida.

1 curtida

Pois é, mas isso tende à mudar com o tempo, acho.

Não precisa ser só para Windows, pode ser o Linux tbm. Linux já suporta ARM faz uns tempos, não?

O OS sim, mas o problema são os programas.
Por exemplo, Amazon Prime Video até hoje não existe em 1080p no Linux.
A Steam não tem suporte ao ARM, mesmo vários jogos sendo compilados pra plataforma.

Pra proposta da AMD ser de fato viável, precisaria ser como a Apple fez com o Rosetta, mas ela tem o pacote hardware-software fechado, não sei como a AMD conseguiria tal proeza.

Tem que ver ainda se com a compra da ARM pela Nvidia o uso pela AMD vai ser permitido ou não

Uh, comprando a licença acho que não tem problema.

Mas levando em conta que ainda tem uns bons anos até ser liberado a compra… hahaha

Linux já suporta ARM, o problema são os softwares (principalmente os proprietários).

A Apple ainda conta com uma grande vantagem que é o poder de influência sobre a empresas pra portarem logo os apps pro sistema dela.

Tive a felicidade de pegar um M1 e realmente é sensacional o consumo de bateria e desempenho, mas ainda há problemas. Sou desenvolvedor e na empresa que trabalho o software tem partes legadas (nem tanto assim, 8 anos de código) e algumas bibliotecas não foram portadas. E como muitas delas até já foram abandonadas nunca serão.

Se AMD conseguisse fazer um chip que viesse CPU, GPU e memória (se for GDDR6 é ainda melhor) no mesmo soquete, seria bem melhor

CPU e GPU juntas já não seria uma APU que nem as que são usadas nos videogames? Só não sei quanto à memória.

É do estilo do vídeo game mesmo ou dos processadores arm.
Penso que se amd conseguisse lançar para o mercado seria excelente, ter a capacidade de processamento do vídeo game por um custo mais baixo em um pc,
O problema seria o software, sistema operacional seria o maior limitador

Só pra esclarecer: a AMD é capaz de fabricar processadores ARM mas por hora só faria isso se fosse por demanda de algum cliente. Não se tem ideia de fabricarem chips ARM pra substituir (ou competir com) os x86 atuais.

Quanto ao Linux ser compatível: ele é compatível com o conjunto básico de instruções da arquitetura ARM. Daí como cada fabricante se encarrega de desenvolver o chip à sua maneira, pode ou não existir suporte a processador X, baseado em ARM. Um exemplo: o Raspberry Pi só ganhou suporte completo do Kernel Linux coisa de 2 anos atrás (salvo engano). Antes algumas instruções próprias do processador (baseado em ARM) precisavam ser desenvolvidas pela RPi Foundation.

Na verdade antigamente eles desenvolveram chips ARM, mas venderam a sua divisão para a Snapdragon… os Adreno foram criados pela antiga ATI.
Só que, ao contrário da Intel, eles são sensatos, estão dispostos a investir novamente em fabricação de chips, mesmo que implique que não sejam AMD64. A Intel é teimosa e engessada, não abriu mão dos x86 e agora corre atrás das tendências da concorrência.

Se eu te contar que a Intel fazia SoC ARM nos anos 2000, e detalhe, vendiam. Vários PDAs e BlackBerries da época usavam.

E sim, Adreno é um anagrama de Radeon. A Qualcomm comprou a divisão de GPUs móveis da AMD anos atrás.

1 curtida

Acho muito difícil disso acontecer, vai tudo vim soldado na placa mãe.

Eu já ficaria feliz com um notebook AMD ARM, podia ser até um chromebook pra começar.

Vira essa boca pra lá. D:

1 curtida

Provavelmente.
Mas de qualquer forma, ARM ia requerer quase tudo novo de qualquer maneira, de placas mãe a alguns outros tantos periféricos. E como seria algo novo, as chances de um competidor lançar algo completamente incompatível (apesar de usar o mesmo instruction set) existe.

Em x86 o padrão atual é UEFI pra fazer o meio de campo, mas em ARM existem vários bootloaders e especificações.

1 curtida

O Ampere Altra tem 250W de TDP, e é um chip (ou pelo menos o encapsulamento) GIGANTESCO The Ampere Altra Review: 2x 80 Cores Arm Server Performance Monster
Tem uma foto ao lado de um Ryzen pra comparar no post

1 curtida

CPU soqueteada só “sobrevive” ainda nos desktops, nos notebooks todos os modelos de 2014 pra cá, tanto da Intel quanto da AMD, foram lançados exclusivamente em BGA.

Se houver uma transição para o ARM nos desktops, pode ter certeza que vai vir tudo soldado, especialmente considerando que cada fabricante pode customizar o chip como bem entender…

Eu vi esse tijolão. hahaha
Mas isso é caro pra caramba.

Será um futuro triste e escuro. No qual tudo será descartável e sem manutenção… hahaha
Quero acreditar que não virá soldado.