AMD provoca Intel na CES 2023 e mostra novas CPUs Ryzen e GPUs Radeon

1 curtida

Que baita lambança a AMD fez com essas APUs pra notebooks misturando Zen2 com RDNA2, Zen3 com Vega…
Aí fica difícil te defender AMD.

8 curtidas

16/32 a 75W no turbo é uma paulada na cabeça da intel.

1 curtida

ainda continuo achando que a AMD precisa de alguém que não entende nada de chip para dar nomes às CPUs

2 curtidas

O problema nem é o nome não.
Ela deveria aposentar tecnologias antigas em lugar às novas.

4 curtidas

então, achei isso estranho quando eles lançaram os chips para desktop e tiraram o DDR4 porque era ultrapassado e agora voltou

2 curtidas

Não vejo problema em manter as tecnologias velhas, somente dar nome aos bois, pega o que é velho e etiqueta de Sempron por exemplo, acabou a confusão, vai saber que os ryzen sempre são as novidades e o que for requentado tem outro nome.

5 curtidas

Voltou nos desktop o ddr4? Pelo que eu entendi ali é só num modelo de notebook, como ddr5 ainda tá cara faz sentido manter um processador mais basico com ddr4 pra vender barato os notebooks.

1 curtida

no desktop ele tirou e falou que era obsoleto depois de ser questionada dos chips AMD socket AM5 não terem DDR4 e os chips da Intel terem os dois.

eu entendo a mesma coisa que vc por ser notebook de entrada e acho que deveria lançar mesmo para abocanhar mercado, só que a questão fica que vc vem a público e fala que não vai lançar por ser um tecnologia ultrapassada e que já esta na hora de morrer, aí menos de um ano depois, vc está lançando chip com está mesma tecnologia ultrapassada

por isso que acho estranho, não tem como vc não saber os chips que já estão prontos e que a sua empresa vai lançar em menos de um ano

2 curtidas

Processadores Intel de 12ª/13ª geração tão dando um show de performance, deixando processadores AMD no chinelo. Quero ver essa provocação pra cima da Nvidia… ah é, não consegue né!! kkkkkkk

O socket precisava evoluir, colocar ddr4 e drr5 em paralelo neles ia aumentar o numero de pinos e encarecer o projeto, somente para atender por 1 ou 2 anos o mercado de ddr4, do ponto de vista do desktop e com foco no longo prazo, o ddr4 está obsoleto.

Notebook já muda de cara, é tudo soldado, todo ano o layout das placas muda, então faz sentido ainda ter uma opção obsoleta e barata, só ver quanto mini pc com ddr3 ainda tem no mercado.

1 curtida

acho a mesma coisa do socket como notebook, até colocaria a vida útil do socket AM5 em ter pinos que não serão utilizados daqui há dois anos como condição, poderia diminuir a vida útil do socket

o problema que eu falo é relação empresa-consumidor de que vc fala e volta atrás, mais ou menos o que a Microsoft fez com o “último” Windows (Windows 10)e que já voltou atrás e já lançou o Windows 11, vai lançar o 12, e o último Windows já tem prazo de terminar o suporte.

1 curtida

Não força. Eles podem até ter a dianteira mas não tanto a ponto da AMD sequer ser cogitada como opção como era na época pré-Ryzen. E isso se você cogita desktop (que é a única coisa que a Intel ainda consegue ter alguma dianteira) e o foco é produtividade. Pra games o Ryzen 9 5800x3D ainda é um must have se você quiser ficar no DDR4. Mas tem o “defeito” de ser o último do socket AM4. Apesar que pro lado da Intel eles trocam de socket praticamente a cada geração, então na 14ª já vai ser socket novo.

E de resto a Intel passa vergonha. Mobile com processadores consumindo absurdos de energia e em Workstations e Servidores o melhor que eles tem a AMD tem melhor de entrada.

Pra resumir: em custo/benefício no desktop atualmente, a Intel pode até ser melhor em alguns casos. E nem é lá um absurdo de dianteira.

3 curtidas

Eu tenho um i7 10th Gen. Triste saber que só posso fazer upgrade para o 11th Gen…

ISSO se o chipset for compatível com o 11ª geração. Aqui mesmo, por exemplo, uso um Core i5 4460. Teoricamente o Socket 1150 é compatível com a 5ª geração. Mas além da Intel lançar quase nenhum processador pra desktop, de quebra você tinha que ter uma placa-mãe com chipset compatível. No meu caso, eu já previ isso e comprei uma com H97, que me permite o upgrade com update de BIOS. Se fosse um chipset H8x, upgrade seria só em sonho.

E, de quebra, o melhor upgrade possível que eu consigo nessa plataforma me dá no máximo uns 15% a mais de performance em cenários específicos. E isso com um custo absurdamente alto.

1 curtida

Para desktop é ultrapassada sim!
Para notebooks de entrada não!

1 curtida

Eu acho que vocês já poderiam levar ao Tecnocast o que a Apple anda se atrapalhando para sair da arquitetura Bionic, que tirando novas litografias e um incremental aumento de desempenho, parece já ter atingido o pico de desenvolvimento. Já a AMD e Intel apesar do susto do M1, parecem estar já além do maior desempenho bruto, alcançado eficiência energética semelhante, o que muitos acreditavam ser “impossível” na arquitetura X86.
Minha opinião? X86 deve estar superando por completo os Apple M em todos os quesitos já em 2024, o que parecia impossível 3 anos atrás.

Isso, e essa dianteira (discutível) é só nessas máquinas pé de boi que o consumidor usa. Nos datacenters AMD reina soberana…

1 curtida

ARM ta vindo de rabeira.
E em breve RISC-V

Notebook de entrada, vende até celeron de não sei quantas gerações atrás, imagina memória kkkkk

2 curtidas