AMD detalha novo soquete AM5 dos Ryzen 7000 e explica motivos da mudança

De fato só de ter a longevidade de socket que a AMD ofereceu já é um ponto positivo pra empresa. Apesar que os processadores mais antigos não são compatíveis com chipsets mais novos.

E uma boa sacada da AMD é soltar esse processador só no segundo semestre. A Intel correu pra lançar a 12a. geração e só teve problemas, desde não existir dissipadores compatíveis (ou adaptadores para os atuais) até a atual escassez de memórias DDR5. Aliás, a Intel lançou os 12a. geração “mainstream” por agora.

4 curtidas

Problemas que já foram corrigidos, além da 12ª geração suportar DDR4 também e alguns fabricantes darem adaptadores de cooler como a Noctua apresentando uma prova de compra. Ainda assim, o Alder Lake é bem mais barato e mais rápido que Ryzen 5000 Vermeer, mesmo com custo maior da placa-mãe Intel.

Quem está montando do zero é burrice ir de AMD hoje, pois tanto soquete AM4 quanto LGA 1200 estão em fim de linha, esse 5800X3D vai ser só pra dizer que tem mesmo, até porque vai custar uma fortuna. O único trunfo da AMD é a compatibilidade de placas-mães com Ryzen 5000, quem não tem uma compatível e pretende fazer upgrade, é mais negócio migrar pra Intel.

A Intel é quem está tendo que correr atrás. O PCIe 4.0 mal se consolidou e eles já correram pro PCIe 5.0. DDR5 é algo que está fora da realidade dos consumidores normais (e até mesmo os mais abastados mas mais “pé no chão”). Momentaneamente a Intel pode até ter um produto “melhor” mas ainda assim 12a. geração pra mim é só um “tapa-buraco” pra tentar incomodar a Apple (no marketing, pelo menos). Tanto que a AMD já tem os Ryzen 7xxx prontos (ou praticamente) para produção e não se incomodou em apressar o lançamento, tanto que a previsão é pra daqui 6 meses, no mínimo.

Porém parece que, por enquanto, as memórias DDR5 são bem mais caras e mais lentas do que as DDR4.

Foi exatamente o mesmo quando mudou de DDR3 para DDR4. Acho que só depois de uns 2 anos se tornou viável tanto em performance quando em custo.

Azar da AMD, Intel vai deitar e rolar praticamente sem concorrência. E esse “momentaneamente” vai ser bem duradouro, previsão que eu li era de lançar Zen 4 só no último trimestre. E a Intel deve lançar a 13ª geração esse ano também, ela não vai ficar só observando. Complicado para o consumidor, só existem duas empresas fabricando processadores x86, e uma delas praticamente abandonou mercado de cliente final.

Até que enfim a AMD vai mudar de socket. Finalmente vou poder atualizar meu AM4 porque o preço dos processadores vai despencar e ah… esquece. hahaha

Exatamente. O pessoal faz uma tempestade em copo de agua, mas sempre foi assim. Basta não comprar e esperar uns 2 anos pra fazer o upgrade.

Sim, mas acho que em 1 ano ± essas memórias já serão consideradas memórias baratas. Além disso, parece não valer TANTO a pena ainda. (Segundo o video do ltt)

Mas eu sinceramente espero que o socket AM5 seja que nem o STR4. Aquele que tu encaixa o processador na parte que levanta e depois abaixa e não tipo os intel no qual os malucos jogam os processadores. hahaha

Eu ainda acho burrice entrar no LGA porque arrumar pino entortado de processador é mais fácil que arrumar pino entortado de placa mãe. As assistências técnicas tem um índice muito maior de problemas de pino entortado em plataformas Intel do que AMD justamente por causa disso. Inclusive, relata se que quando chega uma placa mãe com pino amassado a chance de não ter conserto ou mesmo de exigir a resoldagem de um novo soquete é muito grande.
Segundo, quem falou que há um gap entre o Alder Lake e a Zen 4 do final do ano, saiba que por enquanto foram lançadas apenas plataformas compatíveis com DDR5, que está passando por escassez e com desempenho ruim. Quando a DDR5 tiver desempenho aceitável e tiver quantidade boa no mercado, os fã boys da Intel já vão ter tocado umas 3 vezes de plataforma :joy:
Segundo, os jogadores estão percebendo que os e-cores estão prejudicando os games porque não foram projetados para isso e inclusive alguns sistemas de DRM deixam de funcionar. E para fechar, a Intel irá nerfar a plataforma em próximo update de BIOS tirando o AVX-512

Só oq espero é uma evolução boa nas iGPU aproveitando da maior largura das DDR5.
Oq pode ser impulsionado pela Intel finalmente trazer iGPUs mais descentes.
Tbm seria ótimo se trouxessem suporte a quadchannel nos modelos normais, mas isso acho menos provável

Diferente de quando só tinha os velhos FX, e os Intel iam de 2c no i3 pra 4c no i7. Agora temos de 4c até 16c, o consumidor comum n tá precisando de mais núcleos que nem estávamos em 2017. Por um bom tempo vai dar pra simplesmente ignorar a migração para DDR5 se este estiver muito caro

1 curtida

Era apenas questão de tempo, PGA é simplesmente inviável em soquetes com muitos pinos, tanto que o AM4 era o único soquete da AMD que ainda não havia migrado, o resto já estava no LGA faz tempo.

Só que não. Já existem diversas placas-mãe Alder Lake com slots de memória DDR4, pra quem não quer fazer a transição para o DDR5 de imediato, inclusive as CPUs de 12ª geração da Intel, tanto de desktop quanto de laptop, aceitam ambos os padrões.

Que exagero. A maioria dos jogos que tinham problemas no lançamento das primeiras CPUs Alder Lake já foi atualizada e hoje funcionam perfeitamente, restam apenas 2 jogos aguardando correção.

Correção, a Intel nunca divulgou suporte ao AVX-512 nas CPUs Alder Lake, então quem comprou contando que a “brecha” encontrada pelas fabricantes de placa-mãe não seria corrigida eventualmente, fez por conta e risco.

Também não me parece muito inteligente desativar metade dos núcleos da CPU só pra ter acesso a um conjunto de instruções que não é suportado oficialmente nessa plataforma e que pouquíssimos programas podem tirar proveito, pelo menos no momento.

2 curtidas

Intel já era cara, processadores mais novos consumindo na casa dos 500 watts, litografia antiga, preço alto!

Por outro lado, se não der pra arrumar (pino quebrado por exemplo) é mais barato comprar uma placa mãe do que um processador.

1 curtida

Forçou a barra aí, e não foi pouco. 10ª e 11ª estão com ótimo CxB, enquanto a AMD continua cobrando $299 pelo Ryzen 5 5600X, consumo não é toda essa diferença na prátiva. Tão “já era” que até recuperou market share perdido no mercado de desktops por ser mais barato e ter estoque:

E como a AMD não tem nada para mostrar até lançar Zen 4 além desse 5800X3D que vai ser caríssimo e escasso, a tendência é perder ainda mais mercado para a Intel, agora que as placas-mães mais baratas do soquete LGA 1700 foram lançadas.

1 curtida

Nada a ver, quando não tem possibilidade de reparo sai muito mais barato trocar a placa-mãe do que o processador. Além disso, soquete PGA como o AM4 é comum relatos de quem ao remover o cooler, a CPU saiu grudada junto, como já aconteceu comigo (o PC não estava dando POST e portanto não pude rodar benchmark para aquecer e amolecer a pasta térmica).

3 curtidas

O processador da Intel consome 500w perto dos 100 da AMD, sendo que o da AMD supera em desempenho mesmo sendo de 3 gerações atrás da Intel!

para com isso, umas das vantagens da intel contra amd era o soquete, nisso a intel fazia bem melhor do que amd, o problema que a intel sempre “atualizava” toda hora. e para quem queria ter o melhor processador sempre, tinha que pegar da linha X