Amazônia terá 10 mil km de fibra óptica com 100 Gb/s de velocidade

Originally published at: https://tecnoblog.net/327058/amazonia-tera-10-mil-km-fibra-optica-100-gb-s-velocidade/

Rede de fibra óptica em 80 municípios deve estimular criação de pequenos provedores na região amazônica

2 Curtidas

Os provedores locais utilizam a rede das grandes operadoras para fornecer Internet?

4 Curtidas

Sim ué, como fariam para interligar tudo senão pela rede já existente. Muitas vezes atuam como ganhos de uma árvore, sendo os “troncos” as redes das grandes prestadoras. Por sinal, a Vivo tem até um programa para vendas de banda para pequenas prestadoras. Isso ajuda a ramificar e expandir as redes paras as pequenas cidades, coisa que vem acontecendo rápido.

Sim, eles compram link no “atacado” com as grandes operadoras e revendem no “varejo” para o consumidor final.

1 Curtida

Sou usuário de uma operadora local. Sabe me dizer se tem como descobrir qual operadora ela usa a rede?

Abra o https://bgp.he.net/ e clique onde ele mostrar “Your IPS is: ASXXXX (NOME DO PROVEDOR)” ai na página que abrir tem os gráficos de interconexão, os prefixos de IPs do seu provedor e assim como todos os outros provedores que ele tem troca direta de dados!

1 Curtida

Pelo traceroute e pelo BGP dela (já postaram o link acima).

Fiz isso e apareceu várias empresas de Telecom. Nenhuma delas eu conheço. Pensei que a Oi seria a empresa que fornece a infra para o provedor que sou usuário.
Apareceu também um gráfico pizza. Esse gráfico mostra o quanto que o meu provedor usa de infra das outras operadoras?

Seria bom dá uma estruturada nessa rede aqui na Amazônia, pelo menos no meu provedor de internet que me prometeu uma conexão de 300Mpbs, nunca chegou a essa velocidade, na verdade nunca vi chegar a 100Mbps. Moro em Roraima, e aqui a internet é um problema sério. Hoje mesmo todo o estado ficou com uma lentidão dos infernos, bancos param de funcionar…!

Creio que deve ser backbone único aí na sua região. Quando um elo dá problema, ferra com tudo.
Aqui em SP, as empresas brigam tanto entre si que temos uma bela quantia de backbones e PTT. Dessa forma, quando um elo apresenta problemas é difícil de afetar muitas pessas. O único ponto que ferra mesmo é quando precisa usar rota internacional, nesse ponto o país inteiro sofre…

1 Curtida

Tem um video institucional sobre como foi feito o lançamento da fibra ótica no Rio. Senão me engano é sobre a outra fibra comentada no texto que passa em Tefé.

Pois é, deve ser isso mesmo, nosso backbone deve ter problema de hérnia de disco.

Que felicidade ver minha Macapá nesse plano, aqui sofremos com um duopolio em redes comandado pela Vivo/Tim no backbone e duas operadoras regionais pro consumidor final. Quando a fibra cai o estado todo praticamente fica offline. É um pesadelo.
Tomara que aumentem o número de provedores com essa medida.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.