Como a pirataria de e-books é fácil, a Amazon deveria rever sua política de exclusividade com autores que fazem parte do Kindle Unlimited, dada a dificuldade em controlar a pirataria de e-books.
Ser escritor independente tem sido difícil por causa disso.
É como ser assaltado e ainda ouvir que e o errado é você
É sobre o conteúdo ou a edição?
Sou contra direitos autorais e estava pensando em lançar um livro; uma edição gratuita com textos e a versão monetizado com ilustrações.
Enfim, não sei se a situação se encaixaria num possível banimento.
Nenhum dos dois, é sobre a fonte em que o produto é disponibilizado/distribuído. O problema aqui é que o contrato que esses autores tinham com a Amazon determinava que alguns livros distribuídos via serviço Kindle Unlimited tinham exclusividade de distribuição da Amazon. E aí a Amazon interpretou que alguns autores estão infringindo a exclusividade ao descobrirem que os livros estavam sendo distribuídos em fontes piratas, como se o autor tivesse escolhido por vontade própria fazer concorrência com a Amazon pelos sites de pirataria, o que ofenderia a exclusividade. Eles equipararam o livro estar sendo pirateado, com o autor ter escolhido vender o livro por outra loja. Reflita o nível do absurdo.
Então no caso do artigo, tanto faz a edição ou conteúdo, ou mesmo se o livro em questão é gratuito ou “monetizado”. Veja que o serviço do Unlimited é uma assinatura, então nem se fala em distribuição gratuita por ali, todos são monetizados. Mas no seu exemplo, que consideraremos a venda normal dos livros via loja da Amazon porque não há o conceito de “gratuito” no Unlimited, hipoteticamente, se o contrato que você fechasse com a Amazon dissesse que ambos os livros são de distribuição exclusiva da Amazon, mesmo o livro gratuito, se você liberasse ele pro público de outras formas fora da Amazon, representaria uma infração contratual à exclusividade. Aí não estamos falando de ofensa ao lucro ou desrespeito aos direitos autorais (tal qual o caso do artigo igualmente não trata de ofensa a direitos autorais), mas tão somente em descumprimento contratual que demandaria a aplicação das sanções previstas no contrato, sejam elas quais forem (desde que legais).
Então, resumindo… O bot da Amazon fez a cacaca de confundir a pirataria como distribuição paralela, isso, né?
Enfim, sobre a pergunta minha:
Estava na dúvida se distribuir o conteúdo cru em outra plataforma gratuitamente (como insta ou blog) e vender uma versão premium dentro da Amazon daria problemas.
Mas, como você explicou; provavelmente daria, se tratando da distribuição, mesmo sendo produtos “diferentes”.
Um equívoco na reportagem: que pública na Amazon pelo serviço KDP não tem a opção de ter sua obra Kindle Unlimited, pelo contrário, isso é compulsório. Um dos termos do KDP é a distribuição gratuita do texto para todos os assinantes Unlimited.
Não, eu entendo que esse movimento não foi falha de bot, mas sim que foi uma decisão deliberada da Amazon para estimular os autores a se movimentarem eles mesmos contra a pirataria do seu conteúdo.
E sobre a sua pergunta, veja que tudo está atrelado a existir ou não cláusula de exclusividade no contrato que você fechar com quem quer que distribua o seu livro. É perfeitamente possível você negociar margens menores de lucro para que a outra parte, seja ela a Amazon ou não, abra mão da exclusividade.
Ao meu ver, antes de sair punindo os autores por algo que está totalmente fora do seu controle, a Amazon deveria dar mais segurança para os mesmo.
Quem é autor e leitor sabe muito bem como a segurança de e-books publicados na Amazon é falha. Eu confesso que ainda me vejo admirada por autores publicarem e-books lá mesmo estando cientes desse fato.
Vamos combater a pirataria punindo os autores! Se não tem autor para escrever, os piratas não tem o que piratear!
Sei lá. Isso fez sentido na cabeça de alguém da Amazon…
Na minha cabeça, acho que a Amazon deveria estar correndo atrás de punir estes sites com a distribuição não autorizada de obras que estão sob sua exclusividade, afinal, eles são os principais lesados.
Aproveita que o bot está bom em reconhecer o conteúdo pirateado, já integra com os buscadores para derrubar por DMCA e avisa ainda os autores para que eles possam tomar medidas também.
Mas pelo visto essa lógica saiu totalmente invertida.
Se um dia você depender única e exclusivamente de obras intelectuais para sobreviver, com toda certeza esse pensamento mudará.