Amazon pode ser responsabilizada por produtos defeituosos vendidos por terceiros

Originally published at: Amazon pode ser responsabilizada por produtos defeituosos vendidos por terceiros – Negócios – Tecnoblog

Após explosão de bateria provocar queimaduras em consumidora, empresa responde a processo como parte central na entrega do produto

Sempre tive péssimas experiências com marketplace dessas grandes lojas. Embalagens mal feitas, produtos diferentes do solicitado, e no meu caso já teve até endereço errado por estar faltando na etiqueta de postagem o número do bloco onde moro. Só recebi a encomenda porque o carteiro era amigo meu e reconheceu meu nome.

Hoje em dia, quando navego nesses sites da Magazine Luiza, Submarino, ou mesmo a Amazon, quando vejo que o produto é marketplace já fecho a página na hora. Aliás, a Magazine Luiza está parecendo ser a mais agressiva atualmente, na minha opinião, é cada vez mais difícil ver um produto no site deles que não seja marketplace.

Até mesmo do Mercado Livre já fico com pé atrás na hora de comprar. Esse, no entanto, parece ter um cuidado maior para que as coisas funcionem direitinho, principalmente naquelas entregas Full. Afinal, o negócio deles depende do marketplace.

3 curtidas

A um bom tempo atrás, aqui no Tecnoblog mesmo, houve uma discussão sobre Marketplace. Minha opinião não mudou. A interface das lojas dificulta saber que na verdade não é o magazine luiza, extra, americanas ou a propria amazon que estão vendendo e sim terceiros. Enquanto não for claramente visível (não me vem com link de texto pequenininho num box qualquer) elas tem que ser responsabilizadas sim.

1 curtida

Marketplace é o câncer do e-commerce, sobretudo no Bostil: produtos falsificados, produto sem nota fiscal, produtos mais caros, vender e não entregar, produto diferente do anunciado, tem de tudo. Eu me pergunto para que servem esses marketplace, principalmente de lojas pequenas, alguém realmente compra deles, se são sempre mais caras e o risco de dor de cabeça é muito maior?

Eu evito na medida do possível comprar nessas lojas de fundo de quintal que anunciam nas grandes magazines. Marketplace só mesmo do Mercado Livre, pois o suporte é muito melhor e o foco deles é esse.

1 curtida

Mas o problema da Magalu é que a lá não há filtro para selecionar somente produtos vendidos e entregues pela própria Magalu. A B2W, Via Varejo e Amazon também estão infestada de lojistas de marketplace, mas pelo menos essas lojas tiveram o bom senso de implementar um filtro para listar somente anúncios da loja dona da plataforma.

edit: retiro o que disse, parece que a Via Varejo removeu o filtro de marketplace, não achei a opção em nenhuma das lojas do grupo. Mas eu lembro que tinha sim. A B2W até tem o filtro, mas ainda aparecem alguns poucos resultados de marketplace. Acho que a única loja grande onde existe o filtro e ele funciona corretamente é a Amazon mesmo.

2 curtidas

também só compro via Marketplace no ML. Eles têm mais experiência de como q coisa funciona.

1 curtida

Ok. Nada de novidade com esses tais de marktplaces. Espero que os donos dessas tais plataformas de venda se responsabilizem por tais “vendedores” que são selecionados por critérios que sabe lá Deus. Os clientes já estão de saco cheio!

1 curtida

Verdade. Eu já ameacei o ponto frio por causa do meu produto, que comprei de um parceiro, mandaram buscar dos EUA, estourou o prazo de entrega, levou quase dois meses pra eu receber e veio sem nota fiscal.

Tem que se esforçar muito para não perceber que um item é vendido por um marketplace, no grupo Via Varejo inclusive tem um alerta gigante na pagina explicando que o produto é de um vendedor parceiro e que eles garantem a entrega do produto.

Isso se chama responsabilidade solidaria, se não quer ter esse tipo de responsabilidade não monte um sistema de marketplace, ou então faça que nem o mercado livre, seja uma plataforma só de marketplace, onde fica bem claro que o mercado livre só fornece a infraestrutura, nenhum produto é vendido por eles.

2 curtidas

Aaaa queridão você não conhece o nível de usuários que está começando a comprar agora na internet. Essas pessoas são facilmente enganadas e depois divulgam que a compra online é um lixo. Então clareza extrema é bem mais simples do que lidar com os problemas que uma corrente negativa massiva de usuários reclamando pode causar.
Enquanto o logo do marketplace aparecer em destaque para que as pessoas acabem acreditando que estão comprando da “lojona” e não do terceiro elas tem que ser solidárias nas encrencas que ocorrerem.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.