Amazon perde na Justiça o direito de vender celulares piratas

1 Like

Mais desculpas para não perder arrecadação, inventando impecílios. Pode muito ber usar uma certificação do exterior que provavelmente é igual ou até mais rigorosa que a daqui

9 Likes

Já não basta ter um poder de compra saturado com esses aumentos de impostos e agora querem banir um meio, na qual, as pessoas poderiam comprar sem o roubo estatal.

3 Likes

Não, não pode. Mas podem muito bem fazer as certificações estrangeiras e a da Anatel lá fora mesmo, é permitido fazer os ensaios no exterior.

Provavelmente o maior empecilho seria o carregador, já que nossos carregadores são basicamente únicos (já que só o Brasil usa o padrão de tomadas).

2 Likes

Não pode falar de Super Taxadd

1 Like

Sim, mas tem vários meios de contornar, aparelhos realmente piratas são bem poucos, são mais aqueles clones. Nesse sentido eu até concordo. Agora proibir a venda só pq não tem comprovação de ter pago as taxas de importação que é realmente o objetivo do Governo.

2 Likes

Isso é fácil resolver, é só não venderem com carregador.

Apple lançou tendência :joy:

5 Likes

Pra bloquear o X, impedir venda de celulares sem impostos e proibir IPTV pirata a Anatel até que se empenha.

1 Like

o carregador do brasil é o mesmo da UE para celulares, só muda p/ eletrodomésticos grandes ou que requerem terra

1 Like

Não é exatamente igual, tem diferenças e isso é considerado na homologação. Os pinos dos carregadores UE são ligeiramente tortos, por isso também às vezes dá trabalho entrar na tomada brasileira.

10 Likes

Nao sabia. Valeu. Mas de qualquer forma, na pratica nunca tive problemas com isso. Funcionam extremamente bem.

3 Likes

Mesmo assim não impede algumas fabricantes (não especificamente de celulares) mandarem cabos ou carregadores com os pinos europeus. Não sei se é alguma brecha q existe ou existia.

Exatamente. Inclusive, tenho um carregador Ugreen (EUR) que sempre incomoda por causa disso.

2 Likes

Pois é.

A pouco tempo atrás eu comprei um drone chinês em um site chinês (até porque obviamente ninguém fabrica drone de uso civil no Brasil). Caiu na fiscalização da Anatel logo que chegou em Curitiba.

Foi a maior burocracia pra correr atrás dos laudos e testes do fabricante em PDF usados em outros órgãos internacionais de homologação e enviar pra Anatel, pra conseguir efim o selinho de homologação do drone na Anatel e liberar a importação.

Resumindo, a Anatel não testa nada nesses produtos importados que emitem rádio frequência. Papo furado dizer que a Anatel TESTA TUDO aquilo que ela homologa.

2 Likes

Geralmente na real quem testa é o fabricante. A anatel só concede a homologação.
Eu trabalho com carro e eles também precisam de alguns componentes certificados pela ANATEL. Quem faz o testes é o fabricante desses equipamentos, da mesma forma que a montadora é quem testa a segurança do carro e submete os relatórios pro governo, já que claro que a SENATRAN não vai testar ela mesma.

Se a anatel não homologou, no sentido de não concedeu a homologação, é pq o fabricante não submeteu os documentos necessários pra isso OU o equipamento não atende a legislação vigente.

4 Likes

teoricamente, é só os Xiaomi, Realme, Oppo, etc., fazerem igual ao Iphone e Samsung que não tem o carregador na caixa, que não seriam afetados por essa situação.

1 Like

Exatamente, eu concordo, estamos falando da mesma coisa. Mas volte e leia o terceiro argumento no despacho do desembargador.

Só estou explicando o que vc já sabe mas muita gente não sabe, que a Anatel recebe créditos que não são dela. Mas isso também acontece com Anvisa, que aceita quase todos os remédios que são aprovados pela FDA. Acontece com a Anac que aprova quase todas as aeronaves certificadas na Federal Aviation Administration (FAA) and the European Union Aviation Safety Agency (EASA)… E assim seguem as agências brasileiras ganhando créditos das agências estrangeiras.

1 Like

Caramba, e eu achando que os pinos dos meus carregadores estavam tortos (por mau uso). Vivendo e aprendo! ahuahuahuahuahuahuahau

2 Likes

Enviesa mais a matéria a favor da Anatel, a lambeção tá pouca. Liberdade econômica só existe em país de verdade, aqui no Bananil já estão desenvolvendo formas de controlar como você vai poder usar seu próprio dinheiro (DREX).