Amazon entra na mira do Procon-SP após liberar cupons de desconto por engano

1 curtida

Mais um dia, mais uma notícia do Procon -SP notificando algum grande haha, parece até dejavu.

Meu pedido segue enviado :slight_smile:

É mais do mesmo, ao invés de ajudar o consumidor, o PROCON-SP (e os dos demais estados) ficam garimpando de onde arrumar brechas para aplicar multas milionárias em empresas para fazer aquele dinheirinho rápido e fácil.
O resumo é sempre o mesmo: empresa com bug no e-commerce, cliente com pedido cancelado e PROCON com bolso cheio.
O cliente que lute na justiça (com advogado) para conseguir reaver dinheiro ou produto.

Meus pedidos já estão sendo enviados. :grin:

Aí que tá.

Nesses explícitos bugs ou falhas, o cliente já sabe que tá agindo com uma conduta questionável, ou até mesmo nada ética.

Já sabe indiretamente que pode dar errado e com isso ter algum tipo de prejuízo.

1 curtida

A alternativa é não fazerem nada, então prefiro assim.

2 curtidas

Não entendi. Se a Amazon honrou os pedidos, por que o Procon-SP está se metendo?

Graças a essa pressão do Procom o Paypal teve que honrar com os cupons que liberou e depois pegou de volta. Diferente do Paypal, a Amazon em nenhum momento se negou a honrar com os pedidos feitos, por mais obvio que seja a má índole de quem se aproveitou desse bug.
Sei que o que aconteceu não afeta quase nada do faturamento da Amazon, mas seria bom que eles pudessem se proteger onde for constatada a má fé do usuário.

1 curtida

O problema é que esses erros não são isolados, é pelo menos meia dúzia deles por ano, as empresas têm de investir em algum sistema de segurança pra isso não acontecer no e-commerce delas.

minha mãe está dizendo que o da minha irmã foi cancelado

No Twitter parece ter vários relatos de compras que foram canceladas.

Ah, sim. Não sei por que não aprovam logo tudo. Ao contrário daquele caso do PayPal, não acredito que o valor total perdido pela Amazon com esses cupons tenha sido algo que vá fazer alguma diferença para eles.

para uma das empresas mais rica do mundo, dúvido

Ainda mais com esse Real que não está valendo nada. Isso aí é trocado que o bezos acha entre as almofadas do sofá dele.

Este é um ponto interessante, como o usuário vai saber se é bug? Simplesmente usaram um cupom de desconto concedido pelo próprio e-commerce.
Quem pode atestar que era bug antes desse rolo todo?
É simples jogar sempre a culpa pro consumidor.

Do que eu li, as regras de uso do cupom deixavam claro que era apenas um cupom por compra e não era cumulativo.
Estando essa regra explícita, é de se supor que se o sistema age de forma diferente, algo de errado não está certo.

1 curtida

Não é simplesmente jogar a culpa pro consumidor. Existe o que chamamos de bom senso.

Você realmente acredita que uma pessoa iria achar normal chegar numa livraria e ver que todos os livros da loja estão por R$ 0.01, na prateleira? Ou melhor, chegar numa loja da Amazon e pegar um Kindle de graça, sem mais, sem menos?

Vi que eles “somavam” os cupons na hora da finalização, mesmo sabendo que no regulamento era somente 1 cupom por compra. O usuário, ao fazer isso, sabia que estava indo contra o regulamento.

Ele pode não saber se é um bug, mas sem dúvidas saberá que se trata de algo que é atípico, algo que é muito estranho de acontecer, não é?

“Oush! Mas não era 1 cupom só por compra?”

1 curtida

Vamos lá novamente, desculpe a insistência, mas o e-commerce tem que ser a prova de usuário leigo.
Se o sistema permite, como o usuário (leigo) vai ficar procurando em regra que não era cumulativo? Essa informação estava explícita ou em letras miúdas dentro do contrato?
Entende?
Não era um erro absurdo, tipo produto por R$ 1,00, o sistema apenas deixava acumular cupons, o que é bem estranho do nada isso ser permitido.

Não era um erro absurdo?

A pessoa gastar 800 reais em livros e não pagar absolutamente nada? Poxa, cara. Aí não, né?

Isso aí já é meio que atravessar a linha de ‘leiguice’ pra má-fé.

1 curtida