Amazon e Mercado Livre têm 48 horas para remover celulares irregulares

1 Like

Vai diminuir muito pouco. No instagram o que mais vejo é propaganda de lojas locais vendendo smartphones chineses com entrega pelo motoboy. No WhatsApp tem até loja recomendada pra compra no grupo do meu bairro, com foto do produto e video do entregador passando o cartão na porta da casa.

11 Likes

Mas e as outras varejistas? Magalu e o Mercado Livre?

4 Likes

Isso só irá fazer com que os preços para o consumidor final aumente um pouco, pois não terão a Amazon ou outros marketplaces para comprar, porém com certeza qualquer loja de películas e smartphones da sua cidade tem os mesmos aparelhos a venda.

No caso se fossem aparelhos piratas ou algo do tipo, até acharia válido isso daí, porém aparelhos de alta qualidade, com certificação europeia ou de outros países que fazem as nossas certificações parecerem paiada e mesmo assim qeurem bloquea-los pois não pagou a taxa ao governo, ai já é sacanagem.

10 Likes

O que diferencia um celular regular do irregular?
Geralmente o mercado cinza tem celulares de fabricantes chinesas, como a Xiaomi. Raramente vejo Samsung ou Motorola nesse mercado.

5 Likes

Sem citar nomes, Humberto Barbato declarou que “o consumidor é o maior prejudicado” por correr riscos de segurança e ficar sem assistência técnica.

Pergunta a uma pessoa se ela prefere pagar 1/3 do valor pelo mesmo produto ou se preocupar com Assistência Técnica?

Não vou nem falar do mérito da reclamação, acho correto coibir essas ilegalidades… mas é duro demais ver o descaramento desses Politicos, preocupação com o Povo? Assistência?

Quer acabar com o contrabando em um País?

Diminuam nos impostos, basta olhar para o que a Irlanda é hoje depois do livre comercio

10 Likes

Em 99% das vezes é a falta do pagamento da parte do governo, seja nos impostos ou licenças/certificados.

Isso ocorre por causa da importação, já que essas fabricantes não tem fabricação ou distribuição no Brasil oficial, e por consequência se esquivam da carga tributária.

Já as marcas mais famosas, como Samsung, Motorola e até a Apple possuem unidades fabris ou representantes em nossas terras, então não se podem dar ao luxo de driblar os tributos.

3 Likes

O problema do celular não homologado pela Anatel não é apenas tributário. Eles esqueceram de falar das porcarias dos iPhones Paraguai também. É importante que os consumidores entendam que esses celulares sem homologação não operam corretamente nas redes 4g e 5g do Brasil. Com isso os usuários ficam atormentando as operadoras reclamando de rede, quando o problema é o aparelho. Porém as pessoas preferem ser lesadas em troca do pensamento de que levaram vantagem em comprar barato. Muitos ainda tem a pouca vergonha de entrar na justiça alegando problema de sinal da operadora, quando o seu iPhone ou Xiaomi contrabandeado é o problema principal. O pior ainda é que os contrabandistas de iPhone colocam uma etiqueta fuleira na caixa pra falar que o aparelho é homologado pela Anatel.

7 Likes

A forma de importação, só pra começar. Fora que existem alguns requisitos para vender aqui, tipo carregadores que cumprem as normas de segurança locais.

No caso do iPhone especificamente, acho que o último que tinha problemas com isso era o iPhone 11 que não tinha B28 nos modelos americanos, mas os iPhones recentes todos tem todas as bandas usadas no Brasil (e mais um monte que não são). Mas em Xiaomis da vida realmente pode ser um problema, não é incomum modelos de fora não terem B28.

1 Like

“Normalmente são produtos fabricados na China, perfeitamente funcionais do ponto de vista técnico, mas que não foram testados na rede de telecomunicações do Brasil. Também não pagaram todos os impostos, motivo pelo qual custam metade do preço dos produtos oficiais.”

O indivíduo assume que metade do preço dos smartphones é imposto e a cara nem treme. Estado gigante e ineficiente sempre trabalhando com o intuito de “arrecadar” mais.

2 Likes

“o consumidor é o maior prejudicado” por correr riscos de segurança e ficar sem assistência técnica."
Claro, pode ter certeza que o consumidor tá bem preocupado por não ter pago o dobro do preço com os impostos. Nem deve dormir a noite coitado

3 Likes

Correto nos moldes de uma aplicação de impostos justa.
Não é justo acrescentar +60% de IPI e ainda por cima o cálculo do ICMS ser feito de uma maneira infeliz que arrecada mais ainda, e ainda por cima inclui o frete do produto.
Se estivéssemos falando em 20%/30% de imposto em produtos acima de 50 dólares, e quando digo 20/30% de imposto, digo o total já, seria justo. O problema aqui no BR é que tudo passa na mão de 300 mil pessoas e vira lucro em cima de lucro, nisso incluindo imposto em cima de imposto, pelo menos importando eu posso estar comprando de alguém que tem o contato mais perto da fábrica e tendo a pagar menos pois não tem dezenas de pessoas lucrando em cima disso.

6 Likes

Alegam celulares irregulares mas não tem a mínima capacidade de tornar eles regulares com uma quantidade de impostos justa.
Eu não quero ter que pagar 1/3 a mais no valor do eletrônico por um produto que provavelmente não vá falhar no primeiro ano, sendo as chances de falhar justamente no segundo ano, ou pior, falhar no primeiro e a operadora que deveria cobrir a garantia, se recusar a cobrir o mesmo alegando mal uso.
Eu não quero ter que pagar 1/3 a mais no valor do produto por falsas licenças e selos que de pouco equivalem, afinal de contas, se eu for comprar um carregador da China, eu posso ver um review, ver as especificações, ver a reputação da marca…
Basicamente me f… com isso, queria importar um celular e não vai dar graças aos impostos, mas também não precisava trocar, mas ainda assim é mais vantagem quando for trocar procurar alguém na cidade que esteja disposto a vender o dispositivo que quero novo, que ainda provavelmente sairá mais custo x benefício do que comprar algum em lojas e ainda não achar o que quero.

3 Likes

E na Santa Efigenia, 25 de março e nas galerias da avenida Paulista nada né. Aí fazem vista grossa.

Se quisessem acabar com o contrabando, conseguiriam facilmente. Mas do jeito que tá dá bem mais dinheiro pra Receita, com apreensões vez ou outra nas estradas de milhares de reais q vão pra leilão.

E ainda acho os celulares de contrabando serem 25% do mercado de smartphones muito pouco. Tomara q cresça pra uns 50-60%.

Falam de assistência técnica como se o consumidor fosse bem atendido… Qualquer arranhão já alegam mal uso para não consertar o smartphone.

2 Likes

Tá ai uma coisa feita que foi completamente pensada no povo. :smiley: (ou em como tirar AINDA mais dinheiro do povo…)

2 Likes

O engraçado de tudo e muito simples tambem. Se este mesmo modelo for homologado pela anatel ai ele deixa de ser perigoso. Eles sao perigosos pq nao paga imposto absurso do desgoverno ladrao. .

2 Likes

Esse é o limite da competência da Anatel.
Tirando isso puffff