Alternativas ao Windows 10

Olá comunidade!

Estava me recuperando de uma infecção, agora estou de volta.
Durante esse período, me veio uma dúvida sobre sistemas operacionais e achei melhor levar o tema até vocês. A dúvida é sobre o Windows 10, que como a maioria já sabe, terá seu suporte encerrado em 2025.

Sei que é meio cedo pra tratar disso, mas vamos ao que interessa!

Tenho um Pentium dual core com 4GB de RAM e SSD de 120GB com vídeo integrado que fica na sala e a família inteira usa. Esse PC foi comprado em 2014, e desde então está servindo para os mais diversos propósitos.

A Microsoft não deve rever aquela lista de requisitos pra instalar o Windows 11, e se este for o caso, qual seria a melhor alternativa ao final do suporte pra quem possui um PC mais velho como esse?

O PC é um Haswell e funciona muito bem. Ele é usado pra jogos leves, vídeos e edição de texto. Não pretendo gastar rios de dinheiro em um novo, pois os acontecimentos recentes corroeram a renda da família inteira.

Qual seria o melhor substituto para o Windows 10?
Será que o “ano do Linux” vai chegar finalmente?

Deixem suas opiniões!

A Microsoft não deve rever aquela lista de requisitos pra instalar o Windows 11,

Nem teria o porque a Microsoft rever a lista de requisitos. Provavelmente foram testes para verificar qual o minimo necessário para o Windows rodar minimamente bem…

Depende do que tu chama de rios de dinheiro, mas tu não precisa trocar o PC só porque o Windows 11 não roda. Tu pode continuar usando o Windows 10 sem problemas. Tem gente que ainda teima em ficar no Windows 7 (hardware de 5 anos atrás, nem isso).

Tu pode manter o Windows 10, ué. A única diferença é que ele não receberá mais atualizações… ele continuará funcionando “sem problemas” (até que alguém encontre um exploit novo).

Mas se tu quer migrar pro Linux, tu pode tentar o Lubuntu, Pepermint, Linux Mint XFCE, Xubuntu, Zorin OS Lite, Ubuntu Mate, Q4OS… ou o Slax, se tu for sádico.

1 curtida

Melhoras Marcos!!!

Além das versões que o Keaton falou, tem as versões lxqt e outras do debian que são bem leves.

A questão de vc mudar, é o que keaton falou, só que a MS está fazendo de qualquer jeito então nem considero tanto assim, nem pra jogo, ProtonDB está evoluindo bem, o problema que ainda vejo são softwares específicos, tem que ver se funciona no Wine

1 curtida

Não é necessário substituir, dual core e 4Gb de ram(abaixo disso já é sofrivel) está na mira, mas ainda roda bem o Windows 11.

Qualquer computador que roda satisfatoriamente o Windows 10 é capaz de fazer o mesmo com o 11, porem como não tem o tpm(requisito imposto apenas por conta dos casos do Meltdown e Spectre), vai ter que fazer uma instalação limpa, de preferencia com o app rufus que já tema opção de cortar esses requisitos ao criar o disco de instalação.

Ah… Como com certeza seu Windows 10 é original(né?), ele vai ativar automaticamente quando fizer essa instalação com o serial do Windows 10, é claro que tu deve colocar o 11 correspondente ao seu 10 aí, tipo “win10pro = win11pro”.

Se o uso for mais internet (afinal hoje praticamente tudo é web) recomendo Linux Mint ou ChromeOS Flex.

Continua no windows 10, só vai parar com updates. Não muda pra linux não, você irá fazer a sua familia passar raiva.

Não existe ano do linux no desktop.

2 curtidas

Linux mint. Lá em casa todos os PC são linux. Tudo é uma questão de se adaptar a nova plataforma. Linux e open source é o futuro.

@Keaton é verdade, eu já experimentei o Slax e descobri que cagaram naquela última versão 2022, tiveram a coragem de colocar só atalhos pra download kkkk

@123 ivan Obrigado colega, um dia ainda vou experimentar o Proton.

@PikaDasGalaxias É original sim, mas tenho medo de ferrar tudo com o W11. Obrigado pela dica com o Rufus!

@Corvo Exatamente isso, aqui o uso é só internet.

@KILLME kkkk Ok, não vou fazer isso.

@RobinsonJLemos Tenho um pen drive com algumas distros que uso pra socorrer uns amigos, só instalei uma vez pra testar uma máquina aqui. Foi o openSUSE, incrível que ele funcionou com apenas 2GB de RAM e consumindo menos de 800MB!

1 curtida

Não querendo ser o advogado do diabo, mas…

Hoje, esse PC funciona bem com o Windows 10, mas quem garante que em 2025 o desempenho ainda será satisfatório? Quando o Windows 10 chegar no fim do suporte, ele já vai ter completado 11 anos de vida, será que não compensa mais você fazer um planejamento para substituir esse computador até lá?

1 curtida

Olá Marcos, tudo bem?

Se estiver pensando em utilizar o seu PC atual até o final de 2025 com Windows 10, temos 34 meses até lá e, como informou, a situação financeira foi prejudicada.

Você e família conseguem poupar R$100,00 por mês ou chegar bem perto deste valor?

Se temos 34 meses até o final de 2025 x R$100,00 = R$3.400,00. Esse valor atualmente alcançaria um Notebook Core i5 8GB de RAM 256GB SSD, Com Windows 11 atualizado e mais seguro :slight_smile:

Ao longo da jornada você já pode até estar financeiramente mais estável com uma renda maior que a de hoje. A ideia é ter um objetivo e seguir firme na conquista. Tenho certeza que alcançará não só um novo equipamento, mas sim muitas outras conquistas que deseja na vida.

Fiz o cálculo com R$100,00, mas poderia ser R$50,00, apenas siga firme no objetivo.

Grande abraço e muita prosperidade!

3 curtidas

Eu seguiria usando assim até depois do fim do suporte do windows 10, até lá o pessoal nem deve mais tá usando o desktop mesmo, vai tá só usando o celular.

E se precisar migrar, como o uso hoje em dia é quase só navegador, eu iria de ChromeOS Flex mesmo.

@mbc07
@massucatto Infelizmente estou ferrado em questão econômica. O máximo que consigo juntar hoje é R$ 50,00 quando sobra dinheiro, pois além do meu tratamento, ainda tenho que ajudar meus irmãos endividados.

@Felipe_Silva Acho que está certo, vou seguir usando até o fim do suporte e quando acabar, dou uma apertada de leve na família (rsrsrs) pra fazer o upgrade. Todo mundo aqui tem smartphone, streaming não para 1 minuto no celular e a prioridade deve ser o bem-estar e a saúde.

Nunca ouvi falar desse ChromeOS Flex, vou dar uma olhada mais tarde.

Valeu pela dica camarada!

4 curtidas

Boa sorte aí no tratamento

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.