AliExpress usará 9 armazéns automatizados e 80 voos em Black Friday chinesa

A parte de logística realmente funciona. Normalmente as minhas encomendas chegam dentro do prazo de 7 dias anunciado. Já chegou encomenda no BR com 3 dias.

MAS daí cai na ECT e o pesadelo começa. Quer dizer, curiosamente de Curitiba/PR a Cajamar/SP é rápido, 1-2 dias. Daí pra frente é que começa o pesadelo. De Cajamar/SP para Várzea Grande/MT (cidade vizinha, CTCE Cuiabá/MT). Daí sai do CTCE e vai pro CEE. E depois vai pro CDD. Sim, antes de chegar a encomenda faz um “passeio” na cidade.

E uma dica pra agilizar o recebimento: aqui no BR se EXIGE informar o CPF do destinatário pro desembaraço aduaneiro. E normalmente as lojas do Aliexpress não informam isso nos seus pacotes e/ou invoices. E se não tiver CPF, o pacote empaca em Curitiba. Daí pra agilizar o processo de desembaraço, você cadastra o seu pacote no Minhas Importações no site dos Correios. Internacional — Correios, o maior operador logístico do Brasil.

O cadastro consiste em informar o número do rastreio que o Aliexpress oferece após postado a mercadoria no país de origem.

2 curtidas

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

Já faz tempo que o AliExpress passou a exigir CPF, você informa no cadastro de endereço.

1 curtida

geralmente demora 7 dias da compra até chegar em minha cidade, mas aí vai mais 7 dias rodando entre os CDD daqui. BIZARRO. Isso que dá desestruturar a empresa.

Uma coisa é o Aliexpress exigir isso no cadastro. Outra é o vendedor informar isso. Quando é mercadoria que já está no centro de distribuição do Aliexpress (equivalente ao Full do Mercado Livre no BR), eles informam isso no pacote e/ou invoice. Aí quando é o vendedor do Aliexpress quem envia normalmente eles não informam.

1 curtida

Aqui já tive pacote que “passeou” na cidade 22 dias.

Cara eu fiquei sem entender nada do por que o seu pacote sai de Curitiba para Cajamar ao invés de ir direto para Cuiabá.

Eu que moro no interior de SP não acontece isso com minhas encomendas, sai de Curitiba direto para o armazém dos correios em Indaiatuba, que é a cidade com centro de tratamento mais próxima da minha.

Quanto ao CPF, só precisa realmente nas encomendas mais caras que muito provavelmente serão taxadas (tipo Celulares), para quinquilharias em geral passa batido e normalmente não precisa vincular o CPF no minhas importações. A dica é ficar acompanhando o rastreio, se caso demorar mais que 4 dias uteis para a receita liberar, então é melhor vincular o CPF pois é provável que vc vai ser taxado.

1 curtida

Entendi o que você quis dizer, pensei que o Ali já orientasse os vendedores a por o CPF na etiqueta. Como só compro com o frete da modalidade AliExpress Standard Shipping ou AliExpress Direct, que usa logística do próprio Ali, nunca tive problemas de pacote sem CPF.

Err… quase isso. Na verdade o Aliexpress usa um modelo parecido com o do Mercado Livre: toda a logística da postagem à entrega é feita pela empresa (ou braço logístico no caso do Aliexpress). A empresa envia pro Aliexpress já endereçado e daí pra frente o Aliexpress cuida. Só que os vendedores em geral não tem a orientação de informar o CPF pra compras enviadas ao BR.

SE a mercadoria já está no centro de distribuição do Aliexpress (o equivalente Full do ML), eles endereçam pro Brasil já informando o CPF porque eles já sabem da burocracia exigida por aqui.

Por experiência: tive mercadoria que tive que informar CPF aos Correios vindo direto de vendedor, tive mercadoria que não precisei.

Cajamar é basicamente o centro de distribuição pra quase todos os Estados do Brasil exceto São Paulo e Região Sul (até onde sei) de mercadorias oriundas de importação direta. E entre Curitiba e Cuiabá passando por Cajamar o processo demora no máximo 2 dias. Quando sai de Cajamar é que a coisa enrola.

Quanto ao CPF agora é exigência obrigatória independente do valor da mercadoria, pelo menos quando é oriundo do Aliexpress. Tem vários relatos na internet de gente que a mercadoria “empacou” porque não sabia que precisava informar o CPF no “Minhas Importações”. Coisas de centavos de dólar que rolam em liquidação.

MAS sabendo como é essa terra, cada dia inventa-se uma novidade pra tentar cada vez mais taxar o contribuinte (ou dificultar as coisas).

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.