Algum produto, ou tecnologia, que achem que foi inovador demais pra época que foi lançado?

Olá pessoal! Então, tem algum produto, seja de hardware ou software, que vocês acham que inovou “cedo demais” e as pessoas não estavam preparado ainda pra isso??
Eu tenho essa opinião sobre o Blackberry 10 OS, o sistema foi inovado no sistema de navegação, fracassou pq muita gente achou confuso, e agr basicamente o mesmo padrão de navegação é nativo do iOS e opcional no Android.


E aí, qual produto vem a cabeça de vocês?

4 curtidas

Pra mim Foi o Mp3 Player

sony_nwd_b105_black

cara eu tinha um Disckman depois passei para um (com mp3) mas aquilo era foda de carregar até que um dia comprei um mp3 player da Sony em 2006 ou 2007 e copiei as musicas para ele e era fácil carregar, ainda podia carregar arquivos da faculdade em 2008, o bixo carregava por usb era ótimo.

10 curtidas

Zeebo, o primeiro console sem mídia física.

Ele foi desenvolvido pela Tectoy(uma empresa brasileira), tinha 3G e o download dos jogos era feito apenas por essa conexão 3G.
Foi lançado em 2009 por R$499,00 e poucos meses depois o preço caiu para R$299,00.

A baixa qualidade, poucos títulos interessantes e falta de foco da empresa fizeram o console ser encerrado em 2011.

8 curtidas

celulares-anos-70-80
Inimaginável, nos anos 70, ter um telefone sem fio, e que vc pudesse levar pra qualquer lugar.


Mas o primeiro “iPhone” que tive foi esse…todo mundo olhava qd eu tirava do bolso…
Era um lixo a interface, mas o tamanho chamava a atenção.

2 curtidas

Maquina de vender coisa. A primeira surgiu lá pelo primeiro século. Um tal de Heroi da Alexandria criou uma maquina de vender água benta… hahaha

Não era lá tão lixo pra época. hahaha

1 curtida

Comparado com a interface da Nokia era sim…só muito depois, lá pela época do V3 é que a Motorola deu um jeito e fez algo melhor. A curva de aprendizado do StarTAC, numa época com pouca informação na Internet, era muito ruim.

1 curtida

O manual do StarTAC era muito completo, ainda devo ter o manual guardado em alguma caixa.

1 curtida

Mas é por isso que existia o acronimo RTFM. lol

2 curtidas

Impressora 3D. Principalmente depois que ficou acessível para pequenas empresas.

2 curtidas

No mundo dos video games tem alguns exemplos. Não sei se inovador demais pra época. Talvez mais lançado numa época em que a tecnologia não estava desenvolvida o suficiente e as possibilidades ainda eram limitadas por causa disso.

Por exemplo o Power Glove (lançado pro NES), era um controle com alguma capacidade de controle por movimento. Limitado porque só conseguia detectar um tipo de movimento. E isso não era limitação da tecnologia da época, mas sim uma limitação econômica porque pra aumentar o número de movimentos detectáveis o custo iria aumentar muito. Hoje em dia qualquer controle de video game desde o Wii vem com alguma forma de detecção de movimento.

O Dreamcast também tinha algumas coisas que não foram bem aproveitadas na época. O VMU podia servir como uma tela secundária, além de ter outras funções como cartão de memória, relógio e outras coisas, mas foi pouco utilizado. Duas telas foi algo que a Nintendo conseguiu capitalizar em cima anos depois com o DS e, em certa medida, o WiiU.
O Dreamcast também tinha um modem pra conectar na internet e jogar alguns jogos como o Phantasy Star Online. Na época provavelmente internet boa o suficiente pra uma experiência bacana não era tão prevalente quanto hoje em dia, que é padrão jogos online. E sim, o Dreamcast não foi o primeiro video game com capacidade pra conectar na internet, mas eu acho que foi o primeiro que conectava pra poder jogar. Os anteriores eu acho que a internet era mais pra tentar atrair um público não “gamer” pros consoles, como no Famicom (se bem que eu não sei se, tecnicamente, o Famicom não conectava na internet, porque conectava num serviço específico criado para o Famicom, mas enfim).

2 curtidas

PIX, ainda não sei como um órgão público conseguiu criar algo tão inteligente e eficiente.

12 curtidas

Sistema bancário brasileiro sempre foi muito avançado, a hiperinflação fez com que fosse necessário o processamento rápido das transações bancarias, e os bancos terem de arcar com os custos de clonagem de cartão de crédito fez com que rapidamente migrássemos para cartões com chip.

7 curtidas

devem ter contratado algum gênio que não estava afim do mercado privado

Além do que a galera já falou, tem um bocado de coisa que foram inovadores antes da época, antes do que foi falado, mas pra mim tem o cartão de crédito, a tela de cristal liquido, ps1 (que acho que pode o CD para armazenamento)

1 curtida

Imagina se não fosse…sem o manual, a maioria não saberia usar todos os recursos.

1 curtida

Alguém lê manual aqui?
Esse é o ponto positivo de empresas como a Apple, por exemplo. Até um animal irracional saberia usar um iPhone ou um Mac.

2 curtidas

Leio, mas para resolver algum problema, técnico da informática da família já tem que nascer sabendo. Manual digital

Para tirar uma dúvida também

1 curtida

Não vejo o iOS nessa facilidade toda. Depois da popularização dos smartphones, poucas marcas trazem manual ou ao menos um início rápido. É tudo intuitivo hoje em dia, mas ainda assim demanda uma curva de aprendizagem, até mesmo pro iOS. Me pegando como exemplo, que tenho pouco contato com o sistema, me sinto totalmente perdido quando pego num iPhone, sem saber nem mesmo voltar uma tela. Obvio que não precisaria de um manual, mas também não é tão simples assim. O mesmo vale pra quem não tem familiaridade com Android.

2 curtidas

Respondendo ao tópico e analisando por alto, acho que o blu-ray chegou atrasado no rolê, principalmente no Brasil. Veio pra fazer a evolução da mídia física de alta resolução mas esbarrou nos preços altos, esbarrou no próprio DVD, e deu de cara com o surgimento do streamig.

5 curtidas

Atualmente? Depende. Antes eu lia. Atualmente é quase tudo muito mais intuitivo.

Não fui eu quem disse isso. :V

1 curtida

Telas touchscreen passaram por isso, o primeiro PC com monitor touch foi o HP150 de 1983, mas só agora é que monitores touch estão ganhando espaço, por hora praticamente em notebooks só, mas estão.

3 curtidas