Alguém usa trackball? Se sim, qual modelo e quais pontos positivos/negativos

Pessoal, tudo bem?

Há uns 2 anos atrás eu usava trackball ao invés de mouse, mas haviam muito poucas opções de mercado então comprei um Kensington wireless. Mas quebrou uma parte da estrutura e voltei para o mouse, isso porque são muito mais caros que os mouses.

Estou querendo comprar outro novamente, mas por custar no minimo 180,00 reais, não é um investimento que quero fazer e me arrepender.

Queria saber qual a experiência de vocês, se usam, já usaram e quais opiniões sobre as marcas que tiveram.

Aqui no ocidente tem poucas opção de trackball disponível, infelizmente.

Atualmente ainda uso um Kensington Expert Mouse (com fio) que comprei lá em meados de 2011 ou 2010.

As vantagens desse modelo, pra mim:
-Ter 6 botões (4 individuais e 2 que se aciona ao apertar 2 dos 4 botões juntos).
-Não ser trackball de dedão (acho pior de controlar).
-Tamanho generoso, que acaba deixando mais confortável o uso,
-Ter fio. É um trackball, fica parado. Não ter fio significa ter que comprar pilha (a não ser que você vá usar com laptop e queira ficar levando pra cima e pra baixo, daí pode ser desvantagem).
-Tem um aplicativo de configuração no Windows com o qual você consegue configurar todos os botões. Você tem liberdade total pra configurar 5 dos 6 botões e bastante possibilidades. Você consegue, por exemplo, configurar pra abrir algum programa ou executar um comando de teclado.

A principal desvantagem é o scroll dele. O scroll ring dele é feito de borracha que junta sujeira muito fácil e acabada deixando a unha do meu dedão preta por causa disso (já que uso o dedão pracontrolar). E ele é conhecido por dar problema de vez em quando (não funciona ou funciona mal), mas normalmente funciona e funciona bem.

Além desse trackball, eu já usei o M570 da Logitech.
Não aguentei nem meio ano com ele porque ele é de dedão (você usa o dedão pra mexer o trackball) e na posição que a minha mão ficava no mouse, eu não tinha controle direito do dedão por algum motivo. Outro problema desse modelo eram os switches que a Logitech usou, que eram de baixa qualidade e apresentavam ghost click em pouco tempo. O meu apresentou esse problema nos menos de 6 meses que usei.

1 curtida

Nossa, obrigado pela dica completa.
Verdade, muito poucas opções.
Tive o modelo Orbit, sem fio, há um vantagem de ser sem fio quanto a mobilidade. Como não presisa deslocar e era compacto, eu usava ele no braço do sofá com o notebook, ou com a TV, sem prescisar ficar brigando com a superfície como um mouse, também tinha o scroller touch ao invés de mecânico. Mas essa informação de juntar sujeira e emperrar é super relevante.
Não experimentei o trackball de dedão, mas imaginei que não seria tão bom, sua opinião confirma.
Eu me acostumei com o roller central, esse Expert parece muito bom mesmo, mas o custo dele está mais alto que o Orbit. Um que estava pesquisando era o Logitech Marble, por volta de 180,00.
Mas se você está com ele desde 2011 sua durabilidade é ótima, o que tive durou menos de 2 anos.

O scroll do Expert é ótico também e por isso que ele dá problema de vez em quando.
Eu não sei se você foi atrás de review do Logitech Marble, mas o que me fez descartar esse modelo (pesquisei quando estava procurando um substituto para o M570) foram duas características:
-Não ter scroll
-Ter só 2 botões.
O scroll do Marble são os pequenos botões que ficam acima dos clicks direito e esquerdo. Um deles serve como scroll up e outro como scroll down. Não sei se tinha como programar para os dois juntos funcionarem como o middle click (ou programar os dois botões maiores juntos para servir como essa função), mas essa falta de botões eu acho muito ruim.

Exato, a falta do scroll tirou ele da minha lista tambem, uso bastante. Um que estava vendo erabo Elecom Huge (japonês), mas reclamam que a navegação engasga. Nossa, são pouquissimas opçõem mesmo, que triste.

A Elecom tem uma variedade maior de modelos, inclusive de vários tamanhos, mas eu nunca tive a oportunidade de ter um pra saber como é a qualidade e a durabilidade.

Por aqui, as opções são basicamente Logitech e Kensington, já que a Microsoft não produz mais o trackball deles, que era muito bom também.

1 curtida

Estou de olho em um desse, para usar com um software específico que temos na empresa (Faro SCENE): https://www.3dconnexion.com/spacemouse_pro/en/index.html#smpw

1 curtida

Esse tipo de dispositivo deve facilitar muito o trabalho no meio 3d. Para quem trabalha com tecnologia, nada como ter bons dispositivos de apoio. Eu usei por um tempo mesa digitalizadora também, mas hoje não tenho tanta necessidade porque estou mais na programação, um bom teclado e mouse, ou melhor, trackball, deixam tudo mais confortável.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.