Pessoal o serviço de DNS gratuito do Adguard DNS até então tinha como servidores mais próximos Miami e Nova York, porém eles estão testando um novo servidor em São Paulo para lançamento oficial em breve (duas semanas):
Add a server in Brazil · Issue #29 · AdguardTeam/AdGuardDNS · GitHub
O servidor está operando desde a semana passada, então teoricamente todas as ISPs brasileiras (operadoras de internet) já deveriam ter se conectado com ele, porém na prática não é assim, algumas ISP não se conectaram. Eu tenho internet da Tim, Vivo e Claro, então já repassei o traceroute delas para eles, porque Tim e Vivo se conectam com São Paulo em ipv4, mas continuam com Miami em ipv6 e Claro está com Nova York em Ipv4 e Ipv6, sem qualquer comunicação com São Paulo.
PORÉM não tenho como fazer testes das outras centenas ou milhares de ISPs do Brasil, como Oi Velox e outras regionais.
Aos que usam e até para quem não usa e se puder ajudar, vou pedir um favor:
Faça traceroute para 94.140.14.14 e 2a10:50c0::ad1:ff e veja se conecta com São Paulo. Se sim, ok, segue a vida.
É muito importante que também acesse o site https://bgp.he.net e o número da ISP “Your ISP is ASXXXXX.” Esse é o número internacional da sua ISP, não é seu IP pessoal, fica tranquilo.
Os meus testes foram com AS26615 (TIM S/A), AS26599 (TELEFONICA BRASIL S.A) e AS28573 (Claro NXT Telecomunicacoes Ltda), porém até mesmo elas, por terem cobertura nacional, talvez tenham outros números em outras regiões do Brasil (Sou do Rio de Janeiro). A minha Tim e Vivo são móveis e a Claro é fixa, então talvez Tim ultrafibra, Vivo fixa e Claro móvel também podem ter resultados diferentes, por isso que provavelmente o número AS delas seja diferente dos mesmo acima, apesar do mesmo grupo por trás.
Então, por gentileza informar para [email protected] os traceroutes e o número AS da ISP que ainda não se conecta com São Paulo em ipv4 e/ou ipv6. Eles provavelmente terão que entrar em contato com a área de engenharia da sua ISP para ela corrigir a rota, assim como estão fazendo com Telefônica, Claro e Tim.
Obrigado desde já, pessoal.