Alguém usa o DNS gratuito do AdGuard DNS?

Pessoal o serviço de DNS gratuito do Adguard DNS até então tinha como servidores mais próximos Miami e Nova York, porém eles estão testando um novo servidor em São Paulo para lançamento oficial em breve (duas semanas):
Add a server in Brazil · Issue #29 · AdguardTeam/AdGuardDNS · GitHub

O servidor está operando desde a semana passada, então teoricamente todas as ISPs brasileiras (operadoras de internet) já deveriam ter se conectado com ele, porém na prática não é assim, algumas ISP não se conectaram. Eu tenho internet da Tim, Vivo e Claro, então já repassei o traceroute delas para eles, porque Tim e Vivo se conectam com São Paulo em ipv4, mas continuam com Miami em ipv6 e Claro está com Nova York em Ipv4 e Ipv6, sem qualquer comunicação com São Paulo.

PORÉM não tenho como fazer testes das outras centenas ou milhares de ISPs do Brasil, como Oi Velox e outras regionais.

Aos que usam e até para quem não usa e se puder ajudar, vou pedir um favor:

Faça traceroute para 94.140.14.14 e 2a10:50c0::ad1:ff e veja se conecta com São Paulo. Se sim, ok, segue a vida.

É muito importante que também acesse o site https://bgp.he.net e o número da ISP “Your ISP is ASXXXXX.” Esse é o número internacional da sua ISP, não é seu IP pessoal, fica tranquilo.

Os meus testes foram com AS26615 (TIM S/A), AS26599 (TELEFONICA BRASIL S.A) e AS28573 (Claro NXT Telecomunicacoes Ltda), porém até mesmo elas, por terem cobertura nacional, talvez tenham outros números em outras regiões do Brasil (Sou do Rio de Janeiro). A minha Tim e Vivo são móveis e a Claro é fixa, então talvez Tim ultrafibra, Vivo fixa e Claro móvel também podem ter resultados diferentes, por isso que provavelmente o número AS delas seja diferente dos mesmo acima, apesar do mesmo grupo por trás.

Então, por gentileza informar para noc@adguard.com os traceroutes e o número AS da ISP que ainda não se conecta com São Paulo em ipv4 e/ou ipv6. Eles provavelmente terão que entrar em contato com a área de engenharia da sua ISP para ela corrigir a rota, assim como estão fazendo com Telefônica, Claro e Tim.

Obrigado desde já, pessoal.

Alguém ai sabe qual a politica de privacidade e os termos de uso desse DNS? Porque dependendo não adianta muita coisa…

Só usar o http://www.isptools.com.br/ para testar varios provedores no Brasil, não precisa pedir pros usuarios testarem.

1 curtida

Não conhecia esse site, vou repassar para eles.

Edit: Só encontrei provedores regionais aí. Não achei o Oi velox, por exemplo. Além disso, percebi agora que não aparece os ASXXXXX de cada ISP. Como eles podem entrar em contato? E não tem como fazer traceroute de ipv6, só ipv4.

Pergunta besta, tu tem alguma ligação direta com o Adguard DNS? Pq sei lá, tá me parecendo meio spam… apesar de ligeiramente relevante.

Eu só sou um usuário do serviço e que está tentando ajudá-los. Assim como fiz ano passado com a equipe do Quad9 DNS quando lançaram servidores em SP e no RJ e muitas ISPs continuavam enviando tráfego para os servidores deles nos EUA.

Entra no fórum deles, veja se eles não estão lançando servidor no Brasil…
Veja os comentários de dois usuários chamados D13410N3 e ameshkov que trabalham no Adguard.

Cara, por mim eu só tenho Tim, Vivo e Claro, então não vai fazer nenhuma diferença se o joãozinho da esquina que usa Oi Velox ou qualquer outra ISP tiver latência enorme enquanto usa o DNS deles, seja se conectando com Miami ou Nova York com ping por volta de 200ms ou até mesmo se conectando com a Europa com ping maior de 350ms, mesmo tendo um servidor aqui em São Paulo que o ping dele seria no máximo 20ms. Não muda nada na minha vida, de verdade. Porém como uma boa alma estou tentando corrigir o máximo de rotas para ajudá-los e indiretamente ajudar aos usuários que utilizam o serviço deles e nem sabem o que é latência, ping, etc.

Sim, por incrível que pareça ainda existem pessoas boas nesse mundo, jovem. Eu sei que é difícil de acreditar.

O e-mail que eu passei é do NOC (Network Operation Center ou Centro de Operação de Rede) deles, não é o meu e-mail pessoal.

Nah, sem crise. Só perguntei por curiosidade mesmo. De qualquer jeito. Parece interessante o DNS.

1 curtida

Uso o Adguard DNS e notei a queda no ping desde o fim de semana. Quando não tinham servidores no BR, era comum ter rotas indo pra Istambul e Singapura.

Qual é a sua operadora de internet, Luan?

Tenho Oi Fibra.

Tanto o ipv4 quanto o ipv6 deles está sendo direcionado para o servidor de São Paulo pela Oi Fibra?

Aqui pela Unifique no Rio Grande do Sul está respondendo no Brasil, segue tempos de resposta.

C:\Users\User>ping 94.140.14.14

Disparando 94.140.14.14 com 32 bytes de dados:
Resposta de 94.140.14.14: bytes=32 tempo=24ms TTL=55
Resposta de 94.140.14.14: bytes=32 tempo=24ms TTL=55
Resposta de 94.140.14.14: bytes=32 tempo=24ms TTL=55
Resposta de 94.140.14.14: bytes=32 tempo=24ms TTL=55

Estatísticas do Ping para 94.140.14.14:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 24ms, Máximo = 24ms, Média = 24ms

C:\Users\User>tracert 94.140.14.14

Rastreando a rota para dns.adguard.com [94.140.14.14]
com no máximo 30 saltos:

1 1 ms 1 ms 1 ms 192.168.3.1
2 1 ms 1 ms 1 ms 192.168.1.1
3 7 ms 6 ms 6 ms 10.85.161.40
4 24 ms 24 ms 24 ms 10.200.1.186
5 26 ms 27 ms 27 ms as60068.saopaulo.sp.ix.br [187.16.210.94]
6 25 ms 26 ms 24 ms vl201.sao-eq4-dist-1.cdn77.com [138.199.0.67]
7 24 ms 24 ms 24 ms dns.adguard.com [94.140.14.14]

Rastreamento concluído.

É um projeto comunitário pelo que eu entendo dele, acho difícil provedores como a Oi se interessarem em participar.

Quanto a falta de IPv6 nele, acho que seria o caso de mandar uma mensagem para o desenvolvedor do projeto e oferecer ajuda, provavelmente ele vai se interessar em alguém adicionar esse suporte, e até o próprio servidor de DNS poderia rodar uma instância dessa ferramenta também, só precisa de alguém para fazer o contato com as empresas.

1 curtida

Depois tenta o ipv6 2a10:50c0::ad1:ff também.

Tim e Vivo estão se conectando com São Paulo no ipv4 e Miami no IPV6, pode ser o caso da sua ISP também. Se estiver tudo ok, melhor ainda, mas como está acontecendo isso com Vivo e Tim, nada impede que outras também estejam.

Eles da adguard estão aguardando resposta da Tim, Vivo e Claro.

Aqui funcionou com ambos.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.