Alguém se sente desconfortável em ter os dados pessoais divulgados por aí ao enviar currículos?

Uma medida que analista de RH me recomendou é ocultar o endereço completo do currículo e colocar apenas a cidade e o bairro. Todavia tem o número de telefone, que é uma informação sensível também se você tem apenas um. O número de telefone vinculado no WhatsApp, no(s) banco(s), etc… Infelizmente eu não consigo manter recargas de dois números de telefone.

Eu uso ProtonMail, mas como a Proton AG não recomenda criar mais de uma conta no plano gratuito, uso o mesmo e-mail pra tudo, mas isso é bem ruim. Quando eu usava Outlook/Gmail, tinha dois e-mails, só que tento evitar Google e Microsoft por conta da grande coleta de dados. Eu não consigo pagar nenhum plano do ProtonMail ahsuahs, nem o mais básico.

Além disso, será que os números de celular podem cair em listas de spam ao enviar currículos? Eu acho que rola muita venda de dados nesse meio e isso me deixa um pouco preocupado.

2 curtidas

Tambem não sou fã de CV, mas isso é pura paranoia minha, pois como sou funcionário publico os meus dados já são divulgados de qualquer jeito.

2 curtidas

Isso sem falar naquele vazamento de 220 milhões de brasileiros que rolou. D:

1 curtida

Perda de tempo isso.Tu usa Android e/ou Windows? Usa qualquer operadora móvel? Tem internet em casa? Smart TV? Android TV? Pois é. Todos te rastreiam de alguma forma. No Big Data tu é mais um id aleatório que ninguém sabe que existe na vida real. Igual eu. huehuehue

1 curtida

Mano, não adiante ficar nessa pilha de coleta de dados, estamos em 2021, o Google sabe até o que a gente sonhou ontem, eu já peguei paranoia por causa desse mar de dados que a gente entrega todo dia, aí lembrei que vire e mexe eu mostro a r_la na internet, então, não chegando na minha mãe, o resto é cupom de desconto!

4 curtidas

Acredito que vazamento de endereço, telefone e e-mail não dá nada, no máximo você vai receber spam/scam, então é só ficar atento pra não cair em golpes (eu, por exemplo, as vezes recebo ofertas falsas de emprego).

Cara, ninguém lê currículo dos outros. Nem se você for contratado a pessoa que te contratou vai ter lido ele todo, no máximo deu uma escaneada por cima. Se quiser você pode colocar sua senha do banco no seu currículo que não vai dar nada.

1 curtida

Não precisa ir tão longe, a pouco tempo recebi um pedido do Ifood que naquele comprovante que fica grampeado do lado de fora da embalagem tinha

Meu endereço (óbvio)
Nome
Telefone
E CPF

Encomendas na internet também não passa longe não, não tem saída

1 curtida

Se tem algo que ninguém lê tudo é currículo.
Eu costumo mandar junto uma carta de apresentação, que é pra facilitar pra quem for ler, assim se não interessar na carta, já pula pro próximo ou fica mais motivado pra ler mais do currículo. Mas sempre faço a carta com poucas linhas, pois se tiver muitas linhas a pessoa também vai ignorar.

2 curtidas

Hoje em dia, com a entrada em vigor da LGPD, as empresas precisam ter o consentimento expresso dos usuários (titulares de dados) para terem a permissão livre para procederem ao tratamento dos dados pessoais. Sob pena de responderem processo por danos morais.

se for curriculo fisico, beleza… mas se for empresa online, provavelmente está nos termos de uso que tu tem de concordar para usar.

Gente, a privacidade é um direito. O argumento nothing to hide é falho. .-.

@Andre_Antunes espero que a LGPD adiante alguma coisa.

@Daniel7 essa é justamente uma das coisas que eu quero evitar também. Já troquei de número algumas vezes e é muito chato.

@wuhkuh dados nas mãos erradas pode fazer sim um estrago. Usar coisas sem criptografia, dar informação pessoal a qualquer provedor, etc.

@Keaton
Eu uso, mas uso algumas coisas para amenizar: Firefox, AdGuard na TV, NetGuard/TrackerControl, ProtonMail, aplicativos open source (como os da F-Droid). Não uso Google Drive/Fotos também.

Ah filho… Se tu realmente acha que os dados que o Google tem sobre você podem fazer um estrago… Imagina só quando tu ver os dados contidos nos vazamentos que aconteceram esses tempos atrás… Com o bônus de CPF ter virado documento único…

A LGPD não serve de nada. Absolutamente nada. Se os dados vazarem, aposto que hacker que vazou isso não vai seguir ela. A empresa poderá ser punida, mas os dados que vazaram já estarão na mãos de quem não deveria. E até pegarem os responsáveis, os dados já fizeram o estrago que poderiam

A questão é: tu é alguém importante o suficiente para ter relevância além dos ads? Tu faz alguma coisa que possa incomodar terceiros, como agitador político, movimento badern… social tipo o mst (ainda existe?) ou repórter político/investigativo/criminalista? Tu anda acessando conteúdo ilegal e questionável, principalmente envolvendo menores, substâncias ilícitas e/ou artefatos explosivos? Se não, eu sinceramente acho perda de tempo. Mas vai fundo. Tua cabeça é teu guia. Se tu acha que dá para controlar o que eles te rastreiam usando essas coisas, vai fundo… Mas tu usa Windows ou certas distros? Usa rede social? Pois é, dá para associar contas à pessoas mesmo sem tu ter colocado os dados…

Mas sim, se tu acha que tu tem algo a esconder, pode ir full paranoid nisso. Mas até mesmo andar na rua já pode te rastreiar… O monte de câmera de segurança que tem nos trajetos… Câmera de velocidade que em teoria poderia ser usado para rastrear e etc… Você pode cobrir a face e usar óculos escuro, mas dá para identificar uma pessoa até pelo seu modo de caminhar…

Antes que tu pergunte, eu era absolutamente paranóico com isso quando era menor… Hahaha

1 curtida

Não faço nada ilícito, mas basicamente o que você disse faz parte do argumento nothing to hide hehe.

sim, eu sei. Não tenho como evitar a captura de dados e rastreamento. Não sei se vale a pena surtar com isso. shikata ga nai. hahaha

Também espero @dodecaedro. Bom dia!