Alguém sabe alguma loja confiável online onde venda Arduino?

Eu sei que Arduino é mais para a parte de mecatrônica que para informática em si, mas como isso ainda tem a ver com tecnologia, vou perguntar assim mesmo. hahaha

(Se a loja vender componentes eletronicos [capacitores, resistores, etc] seria bem interessante.)

Eu comprei há alguns anos no Mercado Livre.
Mas tem o filipeflop.com que vende arduino e raspberrypi oficialmente por aqui.

3 curtidas

Filipeflop e Bua da Eletrônica são as lojas que tenho experiência, ambas também vendem componentes eletrônicos.

Não sei se já comprei com eles (to a anos nessa vida de microcontroladores), mas sei que já ouvi falar bem da Arduino - RoboCore

Comprei 2 vezes no Mercado Livre, simplesmente escolhi o mais barato e funcionou perfeitamente.

Arduino é um sistema opensource, então não precisa ser necessariamente o Arduino original, basta ser compatível que não dá problema.

Hm… a FilipeFlop endoidou, só pode. Os preços tão super altos. Por exemplo, o Arduino Uno R3 tá 90 reais e o Arduino Mega 200… wtf? Só para quem quer a original, pois as compatíveis custam 49 e 89 respectivamente. Embora o Uno R3 original esteja 69 por ai.

Eu tinha visto a RoboCore e até pensei em pegar aquela placa preta (pouco mais cara, mas é preta. hahaha). Mas a loja tem um frete infelizmente inviabiliza.

Edit: o discourse só pode estar de sacanagem comigo. De novo? Cliquei responder abaixo de tudo, marcou como se fosse resposta à primeira resposta.

1 curtida

Tô por fora dos preços atualmente…com esse dólar maluco…
Mas lá realmente nunca foi muito barato. Por isso comprei no Mercado Livre e fui montando aos poucos. Fiz a mesma coisa com Raspberry Pi.

A loja Filipeflop é boa, mas é tudo bem caro mesmo.

Eu já comprei várias vezes no AliExpress e Mercado Livre e até hoje não tive problemas. Não tem muito o que falsificar no Arduino.

O que geralmente faço é procurar no ML um vendedor que venda outros componentes eletrônicos pra colocar tudo no carrinho e aproveitar o frete (grátis acima de 120)

A única coisa que me arrependi de ter comprado sem marca foi um conversor serial (PL2303) que parece ser um clone chinês. A empresa lançou um novo driver para barrar esse clone e toda vez que o Windows atualiza eu tenho que reinstalar o driver antigo.

Aqui no Brasil online só comprei pelo FilileFlop, era um kit com Arduino que na época estava bom. Depois passei a comprar Arduino do Aliexpress, apesar que a qualidade desses está abaixo (uns probleminhas de energia que notei nos mais baratos).

Como lembro que você é de Curitiba, tem duas lojas que gosto aqui: Beta Eletrônica e Só Tudo Eletrônica, as duas na 7 de Setembro

Olha se você mora em SP, você pode ir na Santa Efigênia.
Se mora no RJ, pode ir na Rio Branco.

Mas, sim, eu comprei o meu pelo baudaeletronica.com.br. (Se mora em Guarulhos, é mais rápido ir na loja).

Eles vendem o Arduíno e os acessórios, além dos componentes.

Quando eu precisei fazer um sensor de distância ultra-sônico comprei as coisas lá.

Em relação ao arduíno, ele é para entusiastas. Ou seja, é justamente para pessoas que não são da área de eletrônica.
Geralmente, nós da eletrônica trabalhamos mais com PICs porque, Embbed (Embarcados).

Se você quer fazer projetos e simular eles. Eu recomendo o tinkerCad, que permite você criar os circuitos de forma virtual e simular eles também.

Cópia do sensor se alguém tiver interesse.

Não é, só o dolar.
Lembra aquilo que eu falei no tópico das placas de video?
Covid diminuiu e parou a produção de diversos componentes eletrônicos, logo tudo ficou mais caro.

O Arduíno Uno é bem mais básico em relação ao Arduíno MEGA.

Sem falar no número de entradas digitais e analógicas a mais que o MEGA (54 pinos I/O) tem em relação ao UNO (14 pinos I/O).
Sem falar em SRAM e EEPROM do mega que são maiores umas 3 vezes em relação ao UNO.
A questão é, você sabe qual você precisa?

Dependendo o projeto vale a pena ir de esp8266 ou esp32, eles são microcontroladores com wifi e bluetooth, então já estão mais prontos pra IoT, e da pra programar eles com a IDE e algumas bibliotecas do Arduino.

1 curtida

É chato, mas eu até entendo a empresa. Não dava pra comprar outro PL2303 original e substituir isso?

Como assim?

É exatamente dai que eu estou fugindo. Ele não consegue fazer tudo: para o básico ele funciona bem (fora os bugs e a impossibilidade de virar os leds horizontalmente), mas se tu tentar montar coisas como osciladores usando capacitores, ele simplesmente não funciona. O mesmo circuito funciona no protoboard e no falstad, mas não no TinkerCad. O 555 do tinkercad também parece não funcionar direito, o mesmo circuito funciona no falstad. Então a saída foi abandonar os simuladores.

Po… isso ai eu já venho dizendo desde 2020, mais ou menos quando começou a onda de scalpers ferrando com vg, gpu e etc… e depois quando começou a onda de escassez de tudo exceto RAM.

Sim, sim. Mas eu só citei o Mega porque o FilipeFlop tá vendendo o Uno R3 à preço de Mega (compatível)… Se for pra pagar 100 reais, pago 110 pelo Mega… hahaha

É mais pra aula, mesmo. Por enquanto ainda to começando, mas tanto o falstad quanto o TinkerCad não funcionam bem em certas situações.

1 curtida

Recomendo pegar a Robocore Blackboard se for usar pra projetos que demandem mais energia. Um comparativo lado a lado:

Esse é um mau uso da placa. hahaha
Como o cara mencionou, é melhor usar uma placa extra para alimentar os mais famintos por energia.

A placa comporta um pouco mais de energia. Não que você vá puxar energia toda direto do Arduino pra um projeto grande e que consuma bastante energia. Mas pra projetos um pouco mais fominhas você não necessariamente precisaria de alimentação de energia extra pra isso.

Sim, se fosse a empresa eu faria o mesmo. Só não compro outro porque trocando o driver tudo funciona perfeitamente. Se antes de comprar soubesse que era um clone eu teria evitado.

Eu tive a chance de testar dois modelos de Arduino. O super barato da China falhava em alimentar o meu projeto que funcionou muito bem no Arduino que adquiri no FilipeFlop, e olha que não era o original também, mas uma versão melhor construída.

Ah… o mesmo problema demonstrado no video do torvalds. Eu fico só imaginando a tristeza que seria tentar aquilo nessa placa chinesa. hahaha

1 curtida

Semi off: tava olhando a RoboCore e encontrei essa placa.

Ou eu não entendo como funciona isso, ou quem projetou não notou um pequeno detalhe… só eu acho doidera usar uma memória RAM como dissipador de calor? hahaha

Eu acho que o dissipador está no processador mesmo. Se você ver no módulo da direita está escrito SMART que é uma das fabricantes de RAM.

Mas, colocar um dissipador em RAM pode fazer sentido sim. Se não me engano acima de 50° ela começa a perder desempenho, então se já no projeto eles sabem que isso acontece pode ser necessário. Mesmo motivo que hoje quase todo pente de memória vem com dissipador, só os módulos baratos usados em máquinas simples não tem

EDIT: agora que vi, entendi errado o que você disse… De qualquer forma, não é um pente de memória mas sim um módulo que contém CPU/GPU, RAM e Flash, acabei de procurar no site dessa placa e o formato de expansão desse módulo é DDR3. Pesquisa por Raspberry Pi Compute Module que é um esquema parecido

1 curtida