Alguém pensa ter CNH no futuro?

Pretendo ser habilitado, mas preço alto do documento desanima-me bastante. Vocês pretendem tentar?

1 curtida

Eu tenho mais de 30 anos e nunca tive vontade de ter. Vou tirar mas por “obrigação” mesmo.

Sempre morei em cidades com transporte público razoável e muito trânsito, o que me deixa com menos vontade ainda de ter carro.

Só de pensar nos custos de ter um carro, já desânimo.

5 curtidas

Brasil ainda é um país muito dependente de carro, infelizmente.
Cidades foram projetadas para carros e não parece ter nenhum movimento muito expressivo em tentar mudar isso, então ter CNH ainda é importante, por mais que existam alternativas como transporte público e aplicativos.

Fora que, mesmo que você não pretenda ter carro, ter CNH e saber dirigir é útil pois te dá uma alternativa a mais, muito útil em possíveis emergências. Para deslocamento mais longos você passa a ter a opção de alugar um carro (se surge um compromisso em outra cidade, por exemplo). Se você sair com alguém que tem carro e ela ficar incapacitada, você pode assumir o volante.

6 curtidas

Eu tenho, apesar de não ter carro pq o financeiro não ajuda, sempre tive vontade de ter CNH e na minha área é quase uma obrigação (engenharia mecânica) ainda mais trabalhando com… carros.

Mas mesmo diante disso, tbm tirei a CNH de moto ao mesmo tempo, pq conheço diversas pessoas que depois quiseram ter uma moto e precisaram passar mais tempo na auto escola pra conseguir a habilitação. E não, nem penso em ter moto, MAS VAI QUE… É como o centauro disse, numa emergência é uma opção a mais.

1 curtida

Que tal tentar adquirir uma moto?

Possuir CNH é meu sonho, mas como ganho pouco, não sei se tento obtê-la, ou comprar smartphone decente. Questão delicada…

Tu tem carro? Pretende comprar? Ou tem de quem emprestar? Se sim, vai fundo. Não é como se esse investimento fosse desaparecer da noite pro dia. Caso contrário, para que? Enfeite?
Ps.: se tu quer um smartphone bem decentezinho, tem o Nokia 5.3 4GB/128GB por mil reais (a camera não é lá essas maravilhas, esquenta um tantinho, Nokia avacalhou o carregador e o cabo que vem junto, mas funciona bem - tenho um)

Mas enfim, é o preço das coisas.

Eu quero tentar tirar carteira esse ano se for possível (yay -22.5 + fotofobia absurda). Tenho gasto muito em Uber/ônibus/etc… sei que o carro tem custo maior, mas ao menos não desperdiço meu tempo… pretendo comprar algum carro antigo, até uns 5~10k (sem multa, em bom estado)… (e tentar comprar um óculos escuro de grau/transitions numa armação com clipon para quando for dirigir)

Mesmo que a pessoa não tenha veículo próprio, a CNH pode ter outras utilidades, por exemplo, certos empregos, alguns cargos públicos e aluguel de veículos.

Se por “certos empregos” tu se refere à motorista de caminhão e entregador, eles vão requerer outro tipo de CNH, pelo que lembro bem mais cara. Vale o investimento sim. Mas tipo, não adianta tirar CNH e esperar cair o emprego no colo, vai ter de correr. Ainda mais depois dessa pandemia que acabou com o emprego da galera.

1 curtida

Rapaz, nesse preço aí em bom estado é difícil. 3 anos atrás eu olhava e 10k já era limitante pra isso, hoje então…

Refiro-me a entregador que utiliza moto e/ou carro. Categoria AB é o ideal, porém o preço deixa a desejar.

Poxa, brigado pelo animo extra. hahaha
Mas carro antigo eu me referia coisa do milênio passado mesmo.

Varia muito de autoescola para autoescola.

1 curtida

Meu caro, está complicado comprar algum veículo antigo por preço convidativo. Observo ciclomotores usados a partir de 2500 reais, por exemplo. Que absurdo!

Verdade, entretanto não deixa de ser caro.

Caro e barato são conceitos abstratos… Uma coisa de 40000 reais que trás beneficios e melhora a vida? Tem um valor alto, mas é barato. Uma caneta bic por 50 reais? Caro.

Se tu acha que tua vida vai melhorar e tu vai CORRER ATRAS DE UM EMPREGO DESSES, vai fundo.

2 curtidas

Me arrependo de não ter tirado logo, hoje fica difícil por conta da faculdade. Só não fico muito arrependido por não ter carro e tá longe de ter um.

A falta de veículos novos para pronta entrega fez o mercado de usados disparar, e os preços subiram consideravelmente.

Olha, eu tenho TDAH e isso me meio que me impede de ter carteira. Então eu ando de UBER. super pratico. Apesar que eu sonho com alguns carros. Eu trabalho numa Concessionaria da VW aqui em BH. Antes da Pandemia eu andava de ONIBUS. eu moro perto do meu trabalho, a ± 1km e pouco. da uns 20min no total. mas aqui tem muito morro. Mas eu ja pensei em ter outros meios de locomoçao por exemplo uma moto. mas eu acho muito periogoso.

Acredito que na Europa/EUA num prazo de 10 a 20 anos, não haverá mais necessidade de alguém dirigir um automóvel ou outro veículo de passageiros.

Talvez cargas especiais, veículos grandes e de cargas perigosas…

A tendência é eletrificar tudo e, por consequência, baratear tanto (sem um motorista presente) que não compensará ter um veículo próprio.

Talvez em lugares mais ermos.

Mas nos grandes centros dirigir, como muitas outras atividades, não será mais necessário.

Eu não estarei aqui, provavelmente, mas os mais jovens irão viver essa realidade.

Carro velho que eu tenho e recomendo é um Fiat Uno, dependendo do ano não é difícil achar abaixo dos 10 mil, so nao recomendo os carburados se não conhecer ja um mecânico que entenda de carburadores (eles são bons, o dificil é achar um mecanico que saiba regular eles).

Sobre a carteira, a situação tá um pouco menos ruim agora que ela tem validade de 10 anos, ou seja, não tem de fica gastando toda hora pra renovar ela.

2 curtidas

Uno e Gol são praticamente escolhas certas nessa faixa de preço, principalmente o uno que acaba sendo mais barato. Acha peça até em padaria kkkk. A pessoa só precisa estar ciente que carro velho vai dar manutenção, isso é fato.