Alguém aí já utilizou a Honeygain? Como funciona exatamente?

No site da Honeygain eles deixam claro que aquilo é apenas uma renda extra que pode custear um serviço de streaming ou similar (uma internet fixa de mesmo custo também pode nesse caso)…

Como exatamente funciona esse sistema? É seguro? Qualquer banda larga serve?

Sei que o ideal seria tentar conversar com o próprio suporte do serviço mas se alguém aí já tiver usado e quiser compartilhar sua experiência será uma boa ajuda

Não conheço mas vou deixar meus dois centavos: serviço que promete “renda extra”, independentemente do nome, reputação ou “históricos de ganhos”, sempre invoca aquele meme: “não sei, Rick, parece falso”.

Pode ser que dê grana para alguns? Sim, é claro que alguns vão ganhar, por um motivo bem simples: porque são elas quem vão convencer as demais a participarem. Afinal, se um familiar estimado ou um amigo de confiança chega pra você e diz “olha só, ganhei X mil nessa coisa aqui de renda extra, dá bom, vai lá, ó, cadastra lá com meu código”, a tendência é que essa recomendação “soará” confiável porque é seu amigo/familiar de confiança … E quando você tem prejuízos, não é culpa do seu amigo ou familiar porque ele não fez a recomendação necessariamente por mal, mas é que ele simplesmente caiu na armadilha de se tornar o “pregador da Telexf…”, quero dizer…o “pregador da Hin…”, eita, quero dizer… “pregador da renda extra”… e levou você junto.

No fim, os pregadores ganham no começo, os recomendados perdem e os próprios pregadores depois ganham por manterem-se no rolo, porque serviços assim geralmente são verdadeiros esquemas de pirâmide: mais pessoas precisam entrar para pagar as pessoas que entraram e, eventualmente, não haverá população mundial suficiente para manter o fluxo de dinheiro entrando. Porque quem fundou todo o esquema tá lá no topo da pirâmide e pode perfeitamente pular fora a qualquer momento, pois o interruptor está literalmente nas mãos de quem fundou: clicou, apagou tudo, a pirâmide desmorona e quem sente o peso são quem está nos níveis inferiores dessa pirâmide, e quem realmente ganha a “renda extra”, no fim, é quem fundou a coisa toda, que vai ter grana suficiente pra fazer harmonização facial, comprar um passaporte falso, um jatinho e passar umas férias nas Bahamas até encontrar a próxima ideia de “negócio perfeito pra enganar os outros”.

Algo similar acontece com cripto, e aqui vai um relato pessoal. Uma vez desenvolvi um site pra uma pessoa que criou a própria criptomoeda. Eu, particularmente, não adquiri a cripto, só prestei o serviço freela que foi demandado, achei que a pessoa tinha boa índole, fiz o site, a pessoa até me pagou certinho, exigi o pagamento em Bitcoin que rapidamente converti pra “moeda normal”… depois de anos, ao conversar numa entrevista de emprego sobre meus projetos anteriores, fui mencionar esse meu desenvolvimento passado mas, pra minha surpresa, descobri que o site saiu do ar e a busca pelo nome da cripto leva diretamente aos resultados do porquê: porque a pessoa simplesmente sumiu do mapa com a grana de todo mundo que tinha comprado a cripto dela. Tive até que tirar essa experiência do meu Vitae para não parecer que eu teria sido “cúmplice” nisso: não, simplesmente recebi a solicitação de um site pra fazer, fiz, entreguei, fui pago e segui meu rumo e o “cliente” seguiu o rumo dele… mas até explicar que “fucinho de porco não é tomada”, é difícil.

Então, em resumo: pode até ser que você ganhe alguma coisa, é improvável mas não “impossível”, só que nessa mísera possibilidade, você poderia estar caindo noutra armadilha: a de potencialmente se tornar um “vendedor” da coisa, vendendo seu nome, sua imagem e sua reputação/confiança perante seus conhecidos que não vão saber distinguir entre sua pessoa e o esquema da “renda extra” caso você se empolgue em indicar a elas depois de ganhar.

Como eu disse, eu não conheço esse tal de Honeygain. Se for o tal do “Honey” que os influencers de Youtube estão recomendando, aí sim eu digo: corre que é ciilada, Bino!

É um serviço que diz que você vai apenas compartilhar parte de sua banda de internet com eles em troca de alguns trocados isso foi o que eu entendi…

Tem a ver com internet/web/ e afins e não com esaes golpes de influencers

Fiquei supreso que você nunca tenha ouvido falar porque aparentemente toca na sua área

Não envolve afiliados ou coisas do tipo, envolve aprnas banda de dados de internet

Aparentemente eles agora estão pagando para as pessoas instalarem um botnet no seu computador pra ser usado em ataques DDoS.

1 Like

Ahhh sim, tipo uma VPN compartilhada, né? Um conhecido uma vez me ofereceu isso aí, ele só não tinha falado o nome disso, por isso não liguei o nome ao conceito.

O que o @Felipe_Silva falou foi similar ao que falei pra esse conhecido quando recebi essa proposta aí:

E eu digo mais: não é só DDoS mas requisições potencialmente criminalizantes poderiam ocorrer através do seu IP. Por exemplo (e estou assumindo que esse serviço de VPN é vendido para quem precisa de VPN similar a um NordVPN): se alguém compra o serviço desse “Honeygain” como VPN pra acessar/postar CSAM, acessar/postar planos de atentados terroristas em redes sociais (ok, exagerei nesse haha), postar “revenge pron”, tudo isso pode acabar sendo requisitado através do IP compartilhado e é complicado depois provar a própria inocência judicialmente, porque aos olhos da operadora, tais requisições teriam partido daquele endereço IP. Voluntários que hospedam exit nodes da rede onion passam por isso, por exemplo. É por essas e outras que, por exemplo, pontos de wi-fi públicos geralmente têm um “captive portal” (exigindo identificação de quem está acessando) a fim de isentar a responsabilidade do comércio/instituição que está fornecendo aquele acesso de Internet. Os lugares que não têm isso sofrem sério risco de serem acusados de “ped…”, terrorismo e outros crimes, porque não têm como provar que não foram eles quem acessaram/postaram conteúdo criminoso.

Além disso, essa atividade pode violar os termos da sua provedora, que poderá cancelar seu contrato de Internet se souber que sua internet residencial está sendo usada como uma espécie de “link dedicado”. Também vai ser algo que vai deixar sua conexão extremamente lenta (um dos custos visíveis por trás dessa “renda extra”), principalmente se ocorrer da rede ser usada para fins de DDoS.

Ah, e também tem o fato de que crawlers de Inteligências Artificiais podem usar seu IP pra fazer crawling de websites, e o seu IP pode acabar sendo bloqueado, por exemplo, por CloudFlare ou por websites que têm um “Fail2ban” atrelado a um PoW (por exemplo, o Anubis). As empresas de LLM têm usado IPs residenciais pra raspar toda a Internet e talvez usem esses serviços aí (Honeygain) pra burlar os bloqueios que já sofreram nos IPs anteriormente usados.

Então além do risco de sofrer um golpe no lance de “renda extra”, esse Honeygain traz esses vários outros riscos.