Não conheço mas vou deixar meus dois centavos: serviço que promete “renda extra”, independentemente do nome, reputação ou “históricos de ganhos”, sempre invoca aquele meme: “não sei, Rick, parece falso”.
Pode ser que dê grana para alguns? Sim, é claro que alguns vão ganhar, por um motivo bem simples: porque são elas quem vão convencer as demais a participarem. Afinal, se um familiar estimado ou um amigo de confiança chega pra você e diz “olha só, ganhei X mil nessa coisa aqui de renda extra, dá bom, vai lá, ó, cadastra lá com meu código”, a tendência é que essa recomendação “soará” confiável porque é seu amigo/familiar de confiança … E quando você tem prejuízos, não é culpa do seu amigo ou familiar porque ele não fez a recomendação necessariamente por mal, mas é que ele simplesmente caiu na armadilha de se tornar o “pregador da Telexf…”, quero dizer…o “pregador da Hin…”, eita, quero dizer… “pregador da renda extra”… e levou você junto.
No fim, os pregadores ganham no começo, os recomendados perdem e os próprios pregadores depois ganham por manterem-se no rolo, porque serviços assim geralmente são verdadeiros esquemas de pirâmide: mais pessoas precisam entrar para pagar as pessoas que entraram e, eventualmente, não haverá população mundial suficiente para manter o fluxo de dinheiro entrando. Porque quem fundou todo o esquema tá lá no topo da pirâmide e pode perfeitamente pular fora a qualquer momento, pois o interruptor está literalmente nas mãos de quem fundou: clicou, apagou tudo, a pirâmide desmorona e quem sente o peso são quem está nos níveis inferiores dessa pirâmide, e quem realmente ganha a “renda extra”, no fim, é quem fundou a coisa toda, que vai ter grana suficiente pra fazer harmonização facial, comprar um passaporte falso, um jatinho e passar umas férias nas Bahamas até encontrar a próxima ideia de “negócio perfeito pra enganar os outros”.
Algo similar acontece com cripto, e aqui vai um relato pessoal. Uma vez desenvolvi um site pra uma pessoa que criou a própria criptomoeda. Eu, particularmente, não adquiri a cripto, só prestei o serviço freela que foi demandado, achei que a pessoa tinha boa índole, fiz o site, a pessoa até me pagou certinho, exigi o pagamento em Bitcoin que rapidamente converti pra “moeda normal”… depois de anos, ao conversar numa entrevista de emprego sobre meus projetos anteriores, fui mencionar esse meu desenvolvimento passado mas, pra minha surpresa, descobri que o site saiu do ar e a busca pelo nome da cripto leva diretamente aos resultados do porquê: porque a pessoa simplesmente sumiu do mapa com a grana de todo mundo que tinha comprado a cripto dela. Tive até que tirar essa experiência do meu Vitae para não parecer que eu teria sido “cúmplice” nisso: não, simplesmente recebi a solicitação de um site pra fazer, fiz, entreguei, fui pago e segui meu rumo e o “cliente” seguiu o rumo dele… mas até explicar que “fucinho de porco não é tomada”, é difícil.
Então, em resumo: pode até ser que você ganhe alguma coisa, é improvável mas não “impossível”, só que nessa mísera possibilidade, você poderia estar caindo noutra armadilha: a de potencialmente se tornar um “vendedor” da coisa, vendendo seu nome, sua imagem e sua reputação/confiança perante seus conhecidos que não vão saber distinguir entre sua pessoa e o esquema da “renda extra” caso você se empolgue em indicar a elas depois de ganhar.
Como eu disse, eu não conheço esse tal de Honeygain. Se for o tal do “Honey” que os influencers de Youtube estão recomendando, aí sim eu digo: corre que é ciilada, Bino!