Ajuda no trabalho do curso

Preciso entrevistar um administrador de redes/servidor, mas estou com dificuldades de criar perguntas, podem me ajudar com algumas idéias?

Sem saber qual o assunto fica difícil dar ideias relevantes.
Pode perguntar desde qual a raça de cachorro preferida até qual a principal dificuldade em lidar com questões de segurança em uma rede usada por milhares de pessoas que não entendem a importância dos protocolos de segurança.

Perguntas relacionadas a área de administrador de redes. Faço um curso de entrada na área da tecnologia, então não é nada muito elaborado.

Você já ouviu o podcast do tecnoblog ?

Este episódio em específico pode te ajudar a desenvolver questionamentos e perguntas relevantes.

1 curtida

Pergunta ele qual distro linux ele tem mais familiaridade
sabe configurar um firewall com o iptables?
sabe shellscript ?
se te pedisse para criar um script de auto atualização em uma disto RPM? saberia.
Sabe configurar DNS ?
Sabe configurar o Samba
entende de active directory?
Possui certificação linux LPIC 1 (essa aqui se tiver já ganha pontos)

1 curtida

Qual a maior dificuldade quando o assunto é criar restrições para os usuários da rede? E como faz para evitar o uso de VPNs ou o acesso à serviços restritos?

1 curtida

Boas perguntas
A primeira, depende de como vaifazer isso se pelo AD / Samba aliado a configuração do firewall da resposta 2 …

A segunda nada como um bom firewall não resolva, bloqueando as portas de serviços, bem como as vpn,

acho que posso ser contratado kkk

2 curtidas

Rapaz… essa briga de gato e rato contra VPN é mais complicada do que parece, existem milhares de serviços. Isso sem contar os pagos, esse então sempre fogem dos bancos de dados. Por exemplo, eu onde trabalho não consigo acessar o Ipvanish para fazer o login no aplicativo deles, mais aí uso o TurboVPN, um free que funciona na rede da empresa e depois do login feito, desconectado do free, consigo conectar no Vpn da IPvanish.

Eu sinceramente acho praticamente impossível filtrar isso, não sei se existe mas o ideal seria por IA identificando o excesso de tráfego de dados para o mesmo IP, e se não fosse um conhecido geraria um alerta ou bloqueio temporário.

@renaldo_Junior seria legal compartilhar depois as perguntas e respostas da entrevistas. :grinning:

Vejo como grande problema para gestão de redes as VPNs, torna praticamente impossível essa gestão.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.