Ajuda instalação Windows 10

Bom dia, pessoal! Sou novato na comunidade, agradecido por estar aqui. Preciso de uma ajuda,tô numa sinuca de bico, estava com dois hds um com win8 e win10, o hd do win8 pifou, tirei ele coloquei outro pra instalar o 10 também. Mas agora na inicialização ainda continua aparecendo o 8 na mbr quando escolho pra dar boot no win10 antigo, tinha que dar uma limpada nisso aí. E no hd novo já é outra história, não quer finalizar a instalação do 10, da uma mensagem que já sabe o erro e que vai baixar uma atualização e fica só reiniciando. Li que o sistema de boot do 10 é gpt, então estou usando pendrive bootável da forma gpt. Fiz um pendrive bootável agora só que com mbr, aí a bios não está reconhecendo o pendrive. Só b. o. Se puderem me passar o passo pra esse boot na mbr tirar o win8 de lá, já me ajuda. Creio ser fdisk/mbr, desculpem qualquer palavra errada ai.

1 Like

do segundo HD que tinha o windows 10, o boot ficava nele ou no w8 que morreu?

vc olhou se na bios, o modo UEFI ou legacy está selecionado?

olha se o secure boot está ativado, desativa pra ver?

o MBR só uso para legacy,

qual a placa mãe?

1 Like

Bom dia! Como comecei instalar o Win10 no novo HD, o boot estava no pendrive, quando foi reiniciar pra finalizar a instalação estava no manager boot. Estava selecionado UEFI. O win8 só aparece quando mudo o boot para o HD antigo onde está o win10 antigo. Estou fora de casa, quando voltar lhe passo as outras respostas :+1:

2 Likes

Cara, não faz blocão de texto… é terrivel de ler. Sério. Quando for por um monte de informações, coloca parágrafos. Além de deixar melhor estruturado, deixa mais fácil de ler.

Fiz um pendrive bootável agora só que com mbr, aí a bios não está reconhecendo o pendrive.

Tira o HD do 8, formata o novo e instala o 10. Se o pendrive está em modo UEFI, tu precisa mudar isso no BIOS, se ele suportar. Caso contrário, só modo LEGACY.

Mas qual o hardware em questão? Se ele for MUITO antigo pode ter problema de hardware todo… principalmente fonte bomba.

Se puderem me passar o passo pra esse boot na mbr tirar o win8 de lá, já me ajuda. Creio ser fdisk/mbr, desculpem qualquer palavra errada ai.

Abre o MSCONFIG → “Inicialização do sistema”, seleciona o que não quer e exclui.
image

1 Like

Bom dia! Vamos resolver os problemas um por um. Primeiro, vamos remover o Windows 8 da inicialização e, em seguida, lidaremos com a instalação do Windows 10 no novo HD.

Remover o Windows 8 da inicialização

1. Inicializar o Windows 10:

• Ligue o computador e inicialize no Windows 10 que está funcionando.
  2. Abrir o Utilitário de Configuração do Sistema (msconfig):

• Pressione Win + R para abrir o Executar.
    • Digite msconfig e pressione Enter.
  3. Remover a Entrada do Windows 8:

• Vá até a aba Inicialização do Sistema (ou Boot).
    • Você verá uma lista de sistemas operacionais. Selecione o Windows 8 na lista.
    • Clique em Excluir (ou Delete).
    • Certifique-se de que o Windows 10 está definido como o sistema operacional padrão.
    • Clique em OK e reinicie o computador.

Limpando o MBR

Para limpar a Master Boot Record (MBR) e remover qualquer referência residual ao Windows 8, você pode usar a ferramenta de Prompt de Comando do Windows.

1. Abrir o Prompt de Comando como Administrador:

• Pressione Win + X e selecione Prompt de Comando (Admin) ou Windows PowerShell (Admin).
  2. Reparar a MBR:

• Digite os seguintes comandos, pressionando Enter após cada um:
      bootrec /fixmbr
      bootrec /fixboot
      bootrec /scanos
      bootrec /rebuildbcd

Esses comandos vão reparar a MBR e reconstruir o BCD (Boot Configuration Data).

Problema na Instalação do Windows 10 no Novo HD

Você mencionou que está tentando instalar o Windows 10 em um novo HD, mas está enfrentando problemas com o tipo de partição (MBR vs GPT).

1. Preparar o Pendrive Bootável:

• Certifique-se de que seu pendrive está corretamente configurado como GPT se o seu BIOS está configurado para UEFI, ou como MBR se seu BIOS está configurado para Legacy.
  2. Converter o Novo HD para GPT:

• Inicialize o computador usando o pendrive de instalação do Windows 10.
    • Quando chegar na tela de instalação do Windows, pressione Shift + F10 para abrir o Prompt de Comando.
    • No Prompt de Comando, digite:
      diskpart
      list disk
      select disk X (onde X é o número do novo HD)
      clean
      convert gpt
      exit

• Feche o Prompt de Comando e continue a instalação do Windows normalmente.
  3. Erro de Atualização Durante a Instalação:

• Se a instalação do Windows 10 continua falhando com mensagens de erro sobre atualizações, tente desconectar temporariamente a conexão à Internet durante a instalação. Isso pode evitar que o instalador tente baixar atualizações e se concentre apenas na instalação do sistema operacional.

Resumo

1. Remover o Windows 8 da inicialização usando msconfig.
  2. Reparar a MBR com os comandos bootrec.
  3. Preparar o Pendrive Bootável corretamente e converter o novo HD para GPT usando diskpart.

Seguindo esses passos, você deve conseguir remover a entrada residual do Windows 8 e instalar o Windows 10 no novo HD sem problemas.

2 Likes

Consegui limpar o boot e tirar o win8, obrigado. A instalação do Win 10 está em UEFI no pendrive e no boot. Instalou e reiniciou, porém está tentando entrar já faz um tempo. Tem alguma coisa corrompida, resto da instalação de ontem, só pode ser.

1 Like

Olha como tá a saúde do HD

A saúde está ótima, Começa a instalar, passa por todos os processos 100%. Reinicia, vai pro windows boot manager, aparece os dois win10, começa a ler o primeiro, verifica configurações, etc. Reinicia e não entra.

Placa mãe :+1:

Aparece dois boot do windows 10?

Já tentou limpar o boot na BIOS, carregar configurações padrão?

E deixar somente um HD para formatar

Bom dia! Então, vi que o HD antigo com Win10 estava em modo mbr e o novo formatado em gpt. Não tive como formatar o HD em gpt pois iria perder os dados, converti o novo em mbr e gravei um pendrive também em mbr. No boot não apareceu o pendrive, fui no Hard driver bbs priority e coloquei o pendrive em prioridade e consegui instalar o Windows no novo HD. O problema que no boot só aparece o antigo, aí vou lá nesse Hard driver bbs e tenho que escolher em qual reiniciar. Será que tenho que restaurar as configurações padrão pra aparecer os dois no boot como era com win8?

cria o bot pelo pendrive usando media creaton tool da microsoft

depois, tira os dois HDs computador e restaura para configuração padrão da placa mãe.

se o boot não sair das configurações da placa mãe, instala ultimas bios da placa como se tivesse atualizando.

depois coloca o HD novo que vc vai coloca o w10 e formatar

só coloca o hd com as pastas bem depois de formatar e usar

Beleza! Eu tinha criado o boot pelo Rufus. Ele não é bom? Vou ter que formatar o HD novo onde está o win10 e instalar de novo pelo creator e pluga-lo depois que restaurar as configurações da placa mãe? Seria isso? Uma nova instalação?

É sim, eu considero o melhor, ele que uso para sistema Linux, usava para windows também, mas parei de usar porque algumas versões do windows 10 faltavam alguns drivers e dava trabalho demais, com o media creator não tive esse problema.

Sim, uma nova instalação, só que sem o HD com o outro windows 10, somente com o novo e com a placa mãe restaurada para padrões de fabrica (load defalut)

Ok! Vou tentar hoje a noite :+1:Fiz dessa forma, desliguei os dois HD, dei load default na placa mãe, formatei e instalei o win10, depois conectei o HD antigo, mas ainda continua sem o dual boot, necessário entrar no Hard bbs priority e escolher qual HD vai ficar no boot. Estranho, deve estar falando algum comando.

1 Like

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.