Ajuda - Como fazer backup de HD em estado crítico

Recentemente estava transferindo um arquivo grande para meu HD qdo o mesmo se desconectou sozinho. Reiniciei o PC e ele voltou a aparecer.
Fiquei intrigado com o acontecido, pesquisei e fiz uma varredura com o programa CrystalDiskInfo que identificou o HD em Estado CRÍTICO.
Fui tentar fazer o Backup do HD mas eu consigo visualizar as pastas presentes nele, porém nao consigo acessar pois o mesmo se desconecta sozinho. E se tentar copiar diretamente as pastas o HD tbm se desconecta sozinho.
Alguém tem alguma ideia de como posso proceder?

Se existe alguma possibilidade de fazer esse backup pela Bios??

Ou talvez daria p fazer o backup usando aquelas Dock Station??

Alguém teria como me ajudar nessa situação?

tenta copiar em partes, o esforço no HD é menor

esse HD é externo?

sim, ja tentei assim com apenas uma pasta mas mesmo assim ele desconectou

é HD externo ou HD convencional?

a entrada é essa?
Capturar

É HD interno

Olha, se ele já está desconectando sozinho, não tem muito o que fazer, muito provavelmente os setores de reserva do HD já foram esgotados e ele fica preso em loop, tentando realocar os setores defeituosos.

Faz o que o Ivan sugeriu, tenta ir copiando em partes, mas já se contente que você provavelmente não vai conseguir salvar tudo que tá armazenado nele, e que ele pode pifar de vez a qualquer momento. Se chegar nesse ponto, só encaminhando o disco para um centro de recuperação especializado, mas existem poucos no Brasil e é um serviço extremamente caro…

1 curtida

O problema é que eu já tentei por pastas e nao foi…o HD desconectou sozinho

Aí eu tava buscando uma outra forma de conseguir fazer o Backup…

Se vc não fizer nada, quanto tempo ele desconecta ?

Você pode até tentar usar algum adaptador USB, mas se ele fica desconectando, provavelmente já está morrendo.

Se você tem algo absolutamente importante que você não pode perder, melhor pagar por uma recuperação profissional (como o @mbc07 sugeriu), se não, que fique de lição pra manter backups de agora em diante.

Imagem ilustrativa

Esse HD já era… em caso de HD externo, tem de ver se tu consegue tirar do case e ligar direto no SATA com hotswap ligado de um PC (desktop, não notebook)…
Caso de HD interno, daria pra testar um case… mas… acho pouco provável.
Se isso não resolver, só empresa de recuperação de dados pra conseguir… OnTrack, DATADISK, DataRecovery, etc…

E por favor, não tire a tampa do HD em si. hahaha

risos.

esse aí já tá morto mesmo então aproveitei pra depenar

Morto ou não, se os dados forem importantes… tem como recuperar pagando empresas. hahaha

ah esse meu HD aí tem nada de útil, e eu já depenei e aloprei com ele.

Se eu nao mexer nele ele fica conectado normalmente

Mas quando vc copia, vc mexe nele ?

Creio eu que com mexer ele quis dizer tentar transferir alguma coisa

faz sentido

eu se fosse ele, tentaria transferir arquivo por arquivo ou um conjunto de arquivos

Bora

1 curtida

Eu to pensando eu fazer a ultima tentativa num Dock Station pra ver se lá eu conseguiria salvar alguma coisa…

Tenta uma dock que faz clone offline.
Mas quanto mais mexer menor a chance de conseguir recuperar os dados, então se for informação importante mehor mandar pra alguma empresa especializada.

2 curtidas