Ajuda com HD Externo

Fala pessoal,

Tenho um HD Externo que comprei em 2011 (idoso eu sei). Usava de backup e estava “parado” há algum tempo, mas fui acessar esses dias e o HD está totalmente travado e não consigo copiar/ colar nada e nem mesmo abrir arquivos. Tentei em computadores diferentes e agora ele nem mesmo aparece para mim.

O que posso fazer para recuperar os arquivos? Existe alguma maneira? Devo levar em alguma manutenção/ técnico?

Recuperação de dados é caro e nem sempre da certo, então tem de pensar no quanto vale esses arquivos pra ti.

Alguns HDs dessa época usavam uma controladora separado do HD, então vale a pena abrir e tirar essa controladora e tenta liga o HD direto na porta Sata.

HDs precisam de tempos em tempos, se não me engano pelo menos 1x a cada 3 anos, serem ligados, caso contrario eles perdem os dados que estavam neles e meio que voltam a ficar raw de novo.
Não sei se há algo que possa ser feito sem levar para um laboratório de recuperação de dados.

Não. Absolutamente não. Nem mexe mais nesse HD.
Se ele tiver dados realmente importantes, tu pode recorrer à ontrack ou alguma outra empresa reconhecida no setor. E não, não é uma coisa que o sobrinho do amigo saiba ou consiga fazer. Nem arrisca. Pode ter sido inúmeros problemas… desde uma controladora que morreu (no HD) até a porta do USB que oxidou com o tempo…

Sério? Então eu devo ter dado sorte demais… hahaha
Eu consegui recuperar dados de HD IDE esses dias que estava parado desde que a A7V8X-X morreu… (uns 15 anos) - tudo bem que eu desisti no meio porque não eram muiito relevantes e 300kbps é triste…

Você tem alguma fonte pra essa informação? Porque pra mim pelo menos, isso não faz sentido algum…

Tinha visto numa matéria, que apareceu no meu google noticias, não lembro o site, mas posso tentar achar pelo histórico da minha conta.

Parece que me confundi, aparentemente é o SSD que tem essa característica, de perder dados com o tempo se ficar desligado, e esse tempo varia de acordo com a temperatura do local onde ele esta armazenado.

1 curtida

Ah sim, o SSD sim tem esse problema. Mas não só os SSDs. alguns pendrives também podem estragar se tu esquece ele num canto. hahaha
(no meu caso, alguns pendrives antigos ficaram apenas leitura… gravando erroneamente. hahaha)

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.